Questões de Concurso Público SERPRO 2013 para Analista - Negócios em Tecnologia da Informação
Foram encontradas 70 questões
No gerenciamento do escopo de um projeto, a equipe de gerenciamento do projeto pode decidir corretamente por não decompor de imediato os níveis mais altos da estrutura analítica do projeto (EAP), realizando a decomposição em ondas sucessivas de planejamento
Uma nova distribuição de uma mesma versão de um software, mesmo não criando um produto exclusivo, é corretamente classificada como um projeto, pois a versão distribuída tem um uso temporário.
O gerente de projeto, durante a execução de suas atividades, não deve atuar nos processos orientados a produtos, mas deve tratar dos processos de gerenciamento de projetos.
No gerenciamento dos riscos de um projeto, os riscos que não podem ser administrados de uma forma proativa devem ser tratados pela equipe de projeto com a estratégia de transferência de riscos.
Na elaboração do plano de continuidade do negócio de uma organização, devem ser considerados não apenas os procedimentos de recuperação das atividades, mas também os procedimentos de emergência após a ocorrência de um incidente
Pode ser identificada uma equivalência entre o modelo de gestão PDCA (plan-do-check-act) e a estrutura proposta pela norma ISO-IEC 27001. A etapa do (fazer) corresponde a manter e melhorar os sistemas de gestão de segurança da informação (SGSI), ou seja, devem-se executar as ações corretivas e preventivas necessárias para alcançar a melhoria contínua do SGSI.
Considere que uma mensagem de correio eletrônico, supostamente vinda do provedor de Internet, sob a alegação de que o computador que recebia a mensagem estava infectado por um vírus, sugeria que fosse instalada uma ferramenta de desinfecção. Considere ainda que na verdade, a ferramenta oferecida era um programa malicioso que, após a instalação, tornou os dados pessoais do usuário acessíveis ao remetente da mensagem. Nessa situação hipotética, é correto afirmar que houve um ataque de engenharia social.
Os rótulos físicos são a forma mais usada para definir a classificação de uma informação, mas são substituídos, em algumas situações, por procedimentos e metadados.
A política de segurança da informação (PSI) deve buscar o comprometimento integral de toda a organização, portanto o tratamento das consequências advindas da violação das normas de segurança não é de sua competência.
Para alcançar a entrega de serviços de tecnologia da informação (TI) de alta qualidade, o gerenciamento da TI proposto pela ITIL sugere o uso dos quatro Ps: pessoas (people), processos (processes), produtos (products) e parceiros (partners).
O gerenciamento de problemas controla os erros conhecidos, mas precisa realizar uma requisição de mudança para implementar uma solução de contorno.
Mesmo que os feedbacks sejam transmitidos aos clientes e ainda que os relatórios de gerenciamento da TI sejam boas referências quanto à eficiência de um Service Desk, é essencial divulgar continuamente as ações positivas e a contribuição do Service Desk para o negócio.
Uma vez que se encontre uma organização dependente de fornecedores externos para cumprir um acordo de nível de serviço (SLA), é recomendado que a organização detalhe as metas parciais a serem atingidas por esses fornecedores na forma de acordos de nível operacional (OLA - operational level agreements)
Considere que o Service Desk tenha recebido uma ocorrência relativa à indisponibilidade de uma impressora de rede e que o suporte ao serviço tenha optado por uma atualização do equipamento. Nesse caso, o gerenciamento da disponibilidade estará corretamente envolvido quando orientar a realização da instalação e da configuração do novo equipamento de acordo com as exigências atuais do negócio.
A ITIL reúne as melhores práticas de processos e tarefas encontrados em um departamento de tecnologia da informação, oferecendo descrição específica de como essas atividades devem ser executadas.
A etnografia é uma técnica eficaz para descobrir requisitos ligados à forma com que as pessoas efetivamente trabalham no sistema, e não ao modo como deveriam trabalhar para se ajustar a normas e regulamentos formais em vigor.
Em uma coleta colaborativa de requisitos, é correto definir um cliente interessado no sistema como o facilitador da reunião.
Os processos de gerenciamento de requisitos são iniciados após a elicitação das necessidades, para acompanhar e controlar as mudanças nos requisitos inicialmente identificados
Após receber a solicitação de um novo sistema, é correto que o engenheiro de requisitos apresente ao cliente questões de livre contexto que busquem um entendimento básico do problema, como: “Em uma solução de sucesso, quais seriam as características das saídas necessárias ao negócio?”.
Um exemplo de requisito de sistema bem descrito é: “O sistema deve fornecer um gráfico comparativo entre as vendas previstas e as realizadas”