Questões de Concurso Público SERPRO 2013 para Analista - Negócios em Tecnologia da Informação
Foram encontradas 17 questões
Uma nova distribuição de uma mesma versão de um software, mesmo não criando um produto exclusivo, é corretamente classificada como um projeto, pois a versão distribuída tem um uso temporário.
No gerenciamento dos riscos de um projeto, os riscos que não podem ser administrados de uma forma proativa devem ser tratados pela equipe de projeto com a estratégia de transferência de riscos.
A etnografia é uma técnica eficaz para descobrir requisitos ligados à forma com que as pessoas efetivamente trabalham no sistema, e não ao modo como deveriam trabalhar para se ajustar a normas e regulamentos formais em vigor.
Em uma coleta colaborativa de requisitos, é correto definir um cliente interessado no sistema como o facilitador da reunião.
Os processos de gerenciamento de requisitos são iniciados após a elicitação das necessidades, para acompanhar e controlar as mudanças nos requisitos inicialmente identificados
Após receber a solicitação de um novo sistema, é correto que o engenheiro de requisitos apresente ao cliente questões de livre contexto que busquem um entendimento básico do problema, como: “Em uma solução de sucesso, quais seriam as características das saídas necessárias ao negócio?”.
Um exemplo de requisito de sistema bem descrito é: “O sistema deve fornecer um gráfico comparativo entre as vendas previstas e as realizadas”
Mesmo não conseguindo capturar requisitos relacionados com o desempenho e a eficiência, os protótipos têm um bom emprego na elicitação e na validação dos requisitos de um sistema desejado pelo cliente.
A prototipação começa com a apresentação de um modelo de projeto rápido, etapa em que se representam as necessidades conhecidas e identificam-se as áreas que necessitam de maior definição, de modo a tornar claros os requisitos de um software.
O uso de uma notação matemática é uma forma válida para redução da ambiguidade da especificação dos requisitos do sistema.
As notações gráficas, como o diagrama de casos de uso da UML, são úteis para a especificação dos requisitos funcionais e não funcionais de um sistema de informação
A validação dos requisitos pode ser feita por meio de uma revisão em que, entre outros aspectos, pode estar envolvida a descrição do ambiente (interfaces, fluxo e estrutura da informação, funções e restrições) em que o sistema operará.
Na metodologia de desenvolvimento de software RUP (rational unified process), artefatos não UML são incluídos explicitamente.
A modelagem ágil é uma metodologia que apresenta ciclo de vida e processo que podem ser claramente seguidos pelo operador.
A utilização do Modelo V minimiza os custos da qualidade do software, assim, segundo a regra 10 de Myers, os testes devem ser iniciados nas inspeções/revisões de código até os testes de software.
A análise por ponto de função é dependente da tecnologia, da metodologia e da forma da modelagem dos requisitos empregados pelo operador.
Com a utilização do diagrama de componentes da UML (unified modeling language) podem ser modelados os processos de negócio da empresa