Questões de Concurso Público SERPRO 2013 para Analista - Negócios em Tecnologia da Informação
Foram encontradas 15 questões
Para alcançar a entrega de serviços de tecnologia da informação (TI) de alta qualidade, o gerenciamento da TI proposto pela ITIL sugere o uso dos quatro Ps: pessoas (people), processos (processes), produtos (products) e parceiros (partners).
O gerenciamento de problemas controla os erros conhecidos, mas precisa realizar uma requisição de mudança para implementar uma solução de contorno.
Mesmo que os feedbacks sejam transmitidos aos clientes e ainda que os relatórios de gerenciamento da TI sejam boas referências quanto à eficiência de um Service Desk, é essencial divulgar continuamente as ações positivas e a contribuição do Service Desk para o negócio.
Uma vez que se encontre uma organização dependente de fornecedores externos para cumprir um acordo de nível de serviço (SLA), é recomendado que a organização detalhe as metas parciais a serem atingidas por esses fornecedores na forma de acordos de nível operacional (OLA - operational level agreements)
Considere que o Service Desk tenha recebido uma ocorrência relativa à indisponibilidade de uma impressora de rede e que o suporte ao serviço tenha optado por uma atualização do equipamento. Nesse caso, o gerenciamento da disponibilidade estará corretamente envolvido quando orientar a realização da instalação e da configuração do novo equipamento de acordo com as exigências atuais do negócio.
A ITIL reúne as melhores práticas de processos e tarefas encontrados em um departamento de tecnologia da informação, oferecendo descrição específica de como essas atividades devem ser executadas.
Uma característica do serviço é a intangibilidade.
No nível 2, o modelo CMMI apresenta métricas que suportam o rastreamento e a retenção de dados de projetos.
Atividades de revisões técnicas para o controle de qualidade, como as auditorias, revelam erros que asseguram a execução das diretrizes de qualidade no trabalho de engenharia de software.
Embora não suporte a análise e interpretação dos dados coletados, o modelo GQM (goal/question/metrics) identifica as métricas consideradas relevantes e úteis em uma empresa.
A modelagem formal apresenta uma grande qualidade: a de descrever de forma precisa o raciocínio sobre os processos
A modelagem de processos de negócio, se realizada mediante representação textual, dificulta a representação de caminhos alternativos.
A informação resultante do trabalho das pessoas gera o conhecimento necessário para possibilitar oportunidades no mercado.
O BSC (balanced scorecard) é um projeto de métricas e controle utilizado por toda a organização.
A visão empresarial de uma organização pode ser monitorada com base em indicadores apropriados que permitam descrever sua evolução financeira, o comportamento dos seus clientes, o desenvolvimento dos seus processos internos e o nível de aprendizado e crescimento da empresa.