Questões de Concurso Público CGE-PI 2015 para Auditor Governamental - Engenharia
Foram encontradas 61 questões
A fase de planejamento, em curto prazo, da construção de um empreendimento refere-se à distribuição das atividades no tempo e volta-se para a remoção de empecilhos à produção por meio da identificação de necessidades de compras de materiais ou da contratação de mão de obra.
Os aspectos ambientais devem ser avaliados no estudo de viabilidade do empreendimento. Nessa fase, devem-se examinar os benefícios e os eventuais malefícios que possam advir da implantação do empreendimento para as comunidades envolvidas.
Uma das formas de se detectarem situações anômalas durante a execução de estacas moldadas in loco é a comparação entre o volume teórico, quantificado no projeto, e a sua evolução com o real.
Para a eliminação de dúvidas sobre as condições obtidas no processo construtivo, a verificação da integridade estrutural de fundações profundas pode ser feita a partir de ensaios do tipo PIT (pile integrity testing).
No diário de obras devem ser registradas todas as ocorrências relacionadas à execução da obra, devendo todas as vias ficar com o fiscal do empreendimento até a entrega do as built .
O pagamento dos serviços executados, entre os quais se incluem aqueles realizados no regime de empreitada por preço unitário, só pode ser feito após a emissão de laudos de medição realizados pela fiscalização do objeto do contrato.
A confirmação da identificação de camadas consideradas como solo mole pode ser feita a partir de ensaios de palheta, os Vane Tests.
Mesmo após a entrega e o recebimento definitivo da obra, o contratado é obrigado a reparar, às suas expensas, vícios, defeitos e incorreções verificados no objeto do contrato que forem decorrentes da execução ou dos materiais empregados.
Na elaboração do orçamento de uma obra pública rodoviária, as despesas relacionadas à mobilização de equipamentos devem ser consideradas como custo indireto.
O custo relativo à mão de obra deve ser inserido no cálculo das obrigações sociais e somado aos benefícios e despesas indiretas (BDI).
As planilhas orçamentárias utilizadas para a contratação de obras e serviços de engenharia com recursos da União devem ser elaboradas por profissionais habilitados, que devem incluir, na documentação, a apresentação de anotação de responsabilidade técnica (ART).
O fator de eficiência dos equipamentos, definido como a relação entre o tempo de produção efetiva do equipamento e o empo de produção nominal, é um parâmetro utilizado em obras de engenharia que influencia o cronograma físico de execução.
A apropriação de serviços na construção civil visa comparar os custos dos serviços orçados com os custos dos serviços executados para serem determinadas e corrigidas as causas de suas diferenças
Com referência aos métodos de planejamento, o PERT/CPM é recomendado para obras que não apresentem atividades repetitivas; a linha de balanço é indicada para obras cujas atividades sejam repetitivas.
De acordo com as normas técnicas brasileiras, as etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura devem ser desenvolvidas na seguinte ordem: projeto legal, projeto básico e projeto para execução.
O custo horário de utilização de equipamento na execução dos serviços é composto pelas despesas de operação e de manutenção, como mão de obra, depreciação e juros do capital imobilizado.
Na elaboração do orçamento de uma construção predial, os custos diretos devem contemplar os custos dos materiais, dos equipamentos e da mão de obra, excluídos os encargos sociais.
O orçamento sintético, obtido por meio da estimativa de quantidades de materiais, equipamentos e serviços, é usualmente realizado na etapa do projeto básico.
Para evitar trincas nos cantos inferiores dos vãos de janelas instaladas nas paredes de alvenaria de vedação, recomenda-se a execução de contravergas que ultrapassem o vão em ambos os lados entre 30 cm e 40 cm.
No processo construtivo de estacas e tubulações, elementos de fundação profunda, exige-se a descida de pessoas para executar o alargamento da base e a limpeza do fundo da escavação.