Questões de Concurso Público FUB 2015 para Tecnólogo - Produção Audivisual
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O uso de câmeras com sensores menores permite obter maior profundidade de campo, que é a área que ficará nítida em uma imagem.
A altura em que se posiciona a câmera, no momento da filmagem, exerce grande influência na visão do espectador: quando a câmera é posicionada abaixo da cabeça do personagem, tem-se a nítida sensação de que ele é inferior a quem o observa; por outro lado, quando a câmera é disposta acima desse nível, a filmagem transmite a postura superior do personagem em relação ao espectador.
O ajuste do foco, operação que requer muita precisão, é facilitado com a utilização de um monitor externo que gera imagens de alta resolução.
O ajuste ideal da entrada de áudio de uma câmera é aquele realizado no modo automático AGC (automatic gain control) uma vez que garante a permanência dos níveis de entrada acima de 0, que é o recomendado para a gravação dos sons mais intensos.
SDI é uma conexão para áudio e vídeo utilizada no segmento profissional em estúdios. Essa conexão utiliza sinal digital de alta definição sem compressão e que trafega através de cabos com conectores BNC.
O uso de cabo amarelo para o sinal de vídeo, uma das características do RCA, é uma conexão para áudio e vídeo utilizada no segmento consumidor entre televisores, DVD players, dispositivos com sinais HDTV e outros, e, principalmente, em home theaters.
A maioria das mesas de áudio disponibiliza uma alimentação phantom power, que consiste em uma forma de proporcionar alimentação (corrente contínua) ao microfone. Essa corrente passa pela malha do cabo do microfone, mas não pela mesma linha do sinal de áudio.
O controle panorâmico do canal, fundamental em uma mesa de som, permite determinar se o som sairá apenas do lado direito, apenas do lado esquerdo, de maneira igual para os dois lados ou um pouco mais para um dos lados.
Localizado na entrada de cada canal de uma mesa de som, o controle de ganho (gain, trim) atenua o sinal de entrada quando o canal está distorcendo, e aumenta o ganho quando se percebe que o sinal está baixo.
Definido pelo comitê ISO com a finalidade de padronizar a compressão e a transmissão de áudio e vídeo, o formato MPEG contém áudio e vídeo digitais codificados conforme os padrões indicados por esse comitê.
Caso um usuário possua arquivos com formatos WMV (Windows Media Video) e WMA (Windows Media Audio), ambos desenvolvidos pela Microsoft, ele não necessita instalar nenhum programa ou pacote de codecs adicionais uma vez que o Windows Media Player reconhece automaticamente esses formatos.
Codec é um software utilizado para comprimir e descomprimir um sinal de vídeo. Em uma câmera de vídeo digital, por exemplo, o codec efetua tanto a compressão do sinal analógico lido no sensor a fim de gravá-lo em um disco rígido quanto a leitura do sinal gravado para apresentá-lo no viewfinder quando a função play é acionada.
A masterização, que deve ser realizada após a mixagem a fim de se apurar cuidadosamente a existência de algum problema, é feita por meio de um programa de tratamento de áudio que poderá receber alterações de volume, graves e agudos.
Mixagem é a atividade de selecionar e combinar diversas fontes sonoras em um ou mais canais. As fontes podem ser gravadas ao vivo ou em estúdio e podem ser de diferentes tipos, tais como instrumentos, vozes e ruídos.
Cada formato de mídia possui uma capacidade de armazenamento, sendo a do DVD igual a 4.700.000 bytes.
Por não sofrer nenhuma perda, assim como o codec MPEG 2, um arquivo de áudio no formato MP3 é a melhor opção para a gravação de DVDs.
No processo de edição de áudio, deve-se observar a frequência de sampling de cada fonte. Ao iniciar um projeto no programa de edição, deve-se ajustar a taxa de sampling para o maior valor, pois o próprio programa fará o processo up-sampling para compensar as diferenças.
Na edição linear, as imagens são digitalizadas e convertidas em arquivos do sistema que podem ser acessados e processados.
No processo de edição não linear, as imagens devem ser previamente capturadas para o computador. Ao final da edição, é possível salvar o arquivo editado em um DVD, em um HD externo ou na Internet.
Em um projeto de edição não linear, uma imagem pode ser inserida entre outras duas já gravadas anteriormente na fita sem que se refaça todo o processo desde seu início. Para isso, o editor grava cada trecho em outra fita master e monta uma sequência lógica que resultará no vídeo final.