Questões de Concurso Público Telebras 2015 para Engenheiro - Engenharia de Telecomunicações
Foram encontradas 19 questões
Considerando-se que a figura I ilustra um quantizador normalizado de oito níveis e a figura II representa o sinal emitido pela fonte de informação após a amostragem, cujos valores estão dentro do intervalo [-5,5], é correto afirmar que o sinal digital na saída do conversor será igual a 000001011110111.
A comunicação VoIP necessita de um protocolo mais ágil e, portanto, com menor latência. No modelo OSI, o protocolo IP é encapsulado na camada de transporte dentro do protocolo UDP, o qual é mais ágil para as comunicações de voz.
O tamanho do quadro Ethernet (IEEE 802.3) é variável, pois apresenta campos fixos e campos variáveis. Os campos variáveis são DADOS e FCS (frame check sum).
A configuração de rede no Servidor 1 pode ser:
Endereço IPv4: 10.1.2.1;
Máscara de Sub-rede: 255.1.2.1;
Gateway Padrão IPv4: 10.1.2.1;
Servidor DHCP IPv4: 10.1.2.1;
Servidor DNS IPv4: 10.1.2.1.
Uma comunicação VoIP necessita do endereço IP de destino para encaminhar os pacotes de voz. Se a comunicação for realizada com um terminal da outra rede e o terminal de origem não tiver o IP do terminal de destino, ele poderá utilizar o protocolo RARP (reverse address resolution protocol) para obter o referido IP.
Em uma das extremidades da fibra multímodo, é utilizado, para enviar pulsos de luz pela fibra, um diodo emissor de luz; e, na outra extremidade da fibra, utiliza-se um transistor sensível à luz, para detectar os pulsos. A robustez do fotodiodo ao ruído térmico é o que determina o limite prático da taxa de transmissão.
O uso da WDM, tecnologia de multiplexação por divisão de comprimentos de onda, a qual tem por objetivo aumentar a capacidade de transmissão, permite melhorar a relação entre custos e bits transmitidos para aplicações de longas distâncias, uma vez que um único regenerador óptico é utilizado para um grupo de canais.
Em geral, existem dois tipos de dispositivos em redes WLAN: a estação e o ponto de acesso. Um conjunto de estações interligadas a um ponto de acesso compõe uma rede denominada BSS (basic service set). Uma vez que as redes wi-fi são redes não planejadas quanto à sua disposição, é comum ocorrer a sobreposição de mais de uma rede BSS, o que leva à degradação do desempenho de uma rede wi-fi.
No padrão IEEE 802.11, a camada física é subdividida em outras duas camadas: PMD (physical medium dependent), que converte os dados em bits, modula e codifica o sinal, e PLCP (physical layer convergence procedure), que adiciona um sinal de preâmbulo e um cabeçalho aos dados. Do mesmo modo, a camada de enlace também é subdividida em duas camadas: MAC (medium access control), que adiciona informações ao frame da camada física, e o LLC (logical link control), que faz interface com a camada de rede.
A principal diferença entre os protocolos CSMA/CD e CSMA/CA é a capacidade que os nós que utilizam o CSMA/CD têm de identificar quando ocorrem as colisões, isto é, os nós são capazes de transmitir e ouvir o meio ao mesmo tempo. Em ambos os protocolos citados, o backoff cresce exponencialmente com o número de colisões e, se os pacotes de dados enviados por um nó forem recebidos corretamente, o receptor enviará um frame de confirmação.
Embora os modelos de referência TCP/IP e OSI apresentem semelhanças quanto a sua estrutura de protocolos independentes, os protocolos existentes se adaptam mais facilmente aos modelos de referência TCP/IP, que possuem mais camadas que os modelos OSI.
Julgue o próximo item, relativo a redes LAN sem fio.
A maior parte dos dispositivos wi-fi opera, principalmente, em duas faixas de frequência reservadas para ISM industrial, scientific and medical — 2,4 GHz e 5 GHz. Outros sistemas também podem operar nessas faixas, mas o wi-fi tem a prioridade do uso do espectro.
Diferentemente dos switches, que apenas conectam duas ou mais LANs e que operam na camada de enlace, os roteadores realizam operações na camada de rede e atuam diretamente sobre o pacote IP, removendo o cabeçalho do quadro e repassando a informação útil ao algoritmo de roteamento que redireciona o pacote para o melhor caminho.
Os enlaces de redundâncias aumentam a confiabilidade na transmissão de pacotes entre LANs conectadas por bridge, mas saturam a topologia de rede com loops. A solução para esse problema é utilizar o algoritmo spanning tree, que reduz o número de conexões ativas entre as bridges construindo uma topologia virtual livre de loops. Porém, para redes atuais que necessitem de alta disponibilidade, o protocolo STP é considerado lento, sendo o protocolo rapid spanning tree protocol uma alternativa.
Entre as características do protocolo de roteamento OSPF, estão a capacidade de permitir ao roteador introduzir rotas aprendidas de gateways exteriores, de utilizar o algoritmo de roteamento por estado de enlace para que cada roteador calcule o caminho mais curto e de não permitir que um administrador atribua um custo para cada rota
O BGP, um protocolo por vetor de distância feito para roteamento de sistemas autônomos com conexões TCP entre os roteadores BGP, compara não apenas a distância mínima entre os roteadores, mas também as políticas a serem consideradas para selecionar o melhor caminho.
Para que o serviço de multicast possa ser utilizado, a estação deve implementar o protocolo IGMP (Internet group management protocol). Uma das funcionalidades desse protocolo é incluir ou remover novas estações ou difusores multicast na rede. Estações e roteadores devem ser capazes de lidar com endereço IP multicast.
O MPLS (multiprotocol label switching) é um protocolo de roteamento que oferece rapidez no encaminhamento dos pacotes rotulados para o próximo roteador. Essa rapidez ocorre devido não somente ao mapeamento do rótulo a um índice da tabela de roteamento do próximo roteador, mas também à não necessidade de se mudar o rótulo do pacote. Pacotes que apresentam os mesmos rótulos e a mesma classe de serviço são indistinguíveis entre si e, assim, recebem o mesmo tipo de tratamento.
Uma vez que o protocolo MPLS não pertence às camadas 2 e 3 e é independente delas, uma rede MPLS pode encaminhar pacotes IP, pacotes que não sejam IP e pacotes IP por redes não IP.