Questões de Concurso Público EBSERH 2018 para Farmacêutico - Farmácia Clínica em Oncologia
Foram encontradas 60 questões
O farmacêutico pode discutir o caso com o médico prescritor e, em seguida, documentar o processo de avaliação da prescrição em prontuário, destacando as mudanças que foram acatadas ou não e a sua justificativa.
Uma ação para aumentar a segurança na administração de medicamentos é o fracionamento e fornecimento destes por dose unitária.
No registro da assistência prestada, direcionada à equipe de saúde, o farmacêutico deverá utilizar linguagem técnico-científica.
Conforme protocolo interno de farmacovigilância, todos os sintomas e sinais de progressão da doença da paciente em apreço deverão ser notificados à Anvisa, visto tratar-se de caso oncológico.
O prontuário da paciente pode servir, em casos de necessidade de defesa legal, para determinar a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em alguma ação durante a assistência.
Ainda que o atezolizumabe possa ser obtido por síntese química, devido ao baixo rendimento da reação, ele é industrialmente obtido por purificação após processo de fermentação.
O mecanismo de ação do atezolizumabe inclui a reativação da resposta imune antitumoral.
O paclitaxel é um agente antimicrotúbulo que promove a estabilização dos microtúbulos através de sua ligação aos polímeros da tubulina, impedindo a reorganização celular para seu funcionamento habitual, levando a célula a apoptose.
O paclitaxel é uma molécula altamente hidrosolúvel, devendo, portanto, ser administrado por infusão intravenosa, diluído no soro.
As duas moléculas em questão possuem, a princípio, o mesmo potencial imunogênico.
Os hospitais habilitados como Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) realizam o diagnóstico definitivo e o tratamento de cânceres raros e infantis; as estruturas hospitalares habilitadas como Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) realizam o diagnóstico definitivo e o tratamento de todos os tipos de câncer.
O desenvolvimento de ações voltadas aos usuários de tabaco, com foco na redução da prevalência de fumantes e os danos relacionados ao tabaco, constitui componente de atenção básica de responsabilidade das redes de atenção à saúde.
Embora não inclua a atenção oncológica geriátrica, a Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (RENASES) define que esse componente seja incorporado pelos estados e municípios.
O farmacêutico deve ser o responsável pela coordenação das atividades técnico-gerenciais que lhe são inerentes e desenvolvidas na gestão da assistência farmacêutica no âmbito do serviço público.
O medicamento mvasi é uma cópia idêntica do medicamento avastin, uma vez que são as mesmas: a substância ativa, a fórmula farmacêutica, a dosagem e a indicação terapêutica, mas mantém um nome fantasia.
Os medicamentos mvasi e avastin são necessariamente intercambiáveis.
O bevacizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado que neutraliza seletivamente a atividade biológica do fator de crescimento do endotélio vascular humano (VEGF), reduzindo a vascularização e inibindo o crescimento tumoral.
A consulta farmacêutica descrita está em desacordo com a regulamentação federal a respeito das atribuições clínicas do farmacêutico, porque não havia no local um médico ou outro profissional de saúde presente.
O relato demonstra que o farmacêutico fez a anamnese farmacêutica, uma de suas atribuições clínicas relativas ao cuidado à saúde.
O prontuário do paciente não poderia ser acessado sem autorização do chefe da equipe médica ou médico responsável pelo atendimento a esse paciente.