Questões de Concurso Público HUB 2018 para Residência Multiprofissional - Fisioterapia
Foram encontradas 70 questões
O espirômetro de incentivo a volume apresenta como fundamentação fisiológica o princípio da oscilação das vias aéreas, o aumento do fluxo aéreo intermitente e a pressão positiva na via aérea.
A técnica de desobstrução rinofaríngea retrógrada propicia uma respiração nasal com alta velocidade de fluxo, capaz de gerar uma pressão negativa suficiente para aspirar as secreções presentes nos seios paranasais e nos óstios das tubas auditivas.
Na expiração lenta total com a glote aberta em infralateral (ELTGOL), a inspiração lenta e a pausa pós-inspiratória realizadas durante a técnica têm como objetivo igualar as diferentes constantes de tempo nas unidades alveolares periféricas, permitindo maior distribuição da ventilação.
As técnicas para remoção de secreção geram forças mecânicas que agem no cisalhamento do muco brônquico, promovendo uma ruptura parcial das fibrilas de mucina, proporcionando uma ação tixotrópica.
A aspiração endotraqueal por sistema fechado previne a descontinuidade da ventilação mecânica e a manutenção dos parâmetros ventilatórios e reduz o risco de infecção por contaminação.
Deverá ser indicado para o paciente ventilação não invasiva (VNI), no modo CPAP ou bilevel, para melhorar a mecânica respiratória e facilitar o trabalho do ventrículo esquerdo.
Em relação à sequência de formação do edema pulmonar, o paciente apresentava-se na fase III, ou seja, fase de congestão pulmonar.
A principal característica do edema apresentado é o aumento da permeabilidade da membrana endotelial capilar pulmonar em decorrência de uma lesão do endotélio vascular pulmonar.
Se, após a estabilização do quadro, esse paciente conseguir atingir 150 m em um teste de caminhada de 6 min, esse resultado indicará que houve incremento da capacidade cardiorrespiratória.
O treinamento muscular inspiratório está indicado para pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, pois melhora a capacidade funcional e a força dos músculos respiratórios.
Acerca desse caso clínico, julgue o seguinte item.
O paciente em questão apresenta um índice de oxigenação (relação PaO2/FiO2 ) entre 150 a 160.
Acerca desse caso clínico, julgue o seguinte item.
O paciente apresenta indicação de ventilação não invasiva no modo bilevel, para reversão do quadro de exacerbação.
Acerca desse caso clínico, julgue o seguinte item.
Nessa situação, a VNI deverá ser considerada até 2 h, para melhorar o nível de consciência devido à redução da hipercapnia.
Acerca desse caso clínico, julgue o seguinte item.
Deve-se indicar a interface total-face para o paciente em apreço, por apresentar maior conforto para uso prolongado, com mínimo vazamento.
Acerca desse caso clínico, julgue o seguinte item.
Se o paciente for submetido a exame com imagem radiológica, o resultado provável deverá ser de hiperinsuflação pulmonar, retificação diafragmática, aumento dos espaços intercostais e hipotransparência.
Acerca desse caso clínico, julgue o seguinte item.
Pacientes com quadro clínico semelhante ao do paciente do caso em tela tendem a apresentar, no exame físico do tórax, percussão torácica, hipersonoridade e frêmito toracovocal diminuído.
Acerca desse caso clínico, julgue o seguinte item.
A espirometria indicou limitação do fluxo aéreo severo, detectado pela porcentagem (%) do valor predito para VEF1.
Altas concentrações de FiO2 favorecem a depleção rápida de níveis de nitrogênio (N2), produzindo colapso pulmonar, pois o oxigênio se difunde rapidamente para o sangue e o alvéolo perde sua fonte de estabilização, favorecendo a atelectasia de absorção.
A curva de dissociação do O2 é desviada para esquerda, caracterizando o efeito Haldane.
A principal causa de hipoxemia é shunt pulmonar.