Questões de Concurso Público Ministério da Economia 2020 para Tecnologia da Informação - Gestão de Projetos

Foram encontradas 20 questões

Q1615352 Engenharia de Software
Considerando o PMBOK 6.ª edição, julgue os itens seguintes, acerca de gerenciamento de projetos.
Nessa edição do PMBOK, destacam-se cinco grupos de processo: inicialização, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.
Alternativas
Q1615353 Engenharia de Software
Considerando o PMBOK 6.ª edição, julgue os itens seguintes, acerca de gerenciamento de projetos.
Os escritórios de gerenciamento de projetos têm papel fundamental na gestão do conhecimento, ajudando na organização das comunidades de prática e facilitando a centralização do conhecimento e das lições aprendidas.
Alternativas
Q1615354 Engenharia de Software
Considerando o PMBOK 6.ª edição, julgue os itens seguintes, acerca de gerenciamento de projetos.
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.
Alternativas
Q1615355 Engenharia de Software
Considerando o PMBOK 6.ª edição, julgue os itens seguintes, acerca de gerenciamento de projetos.
No PMBOK 6.ª edição, os processos da área de aquisição são planejar a gestão das aquisições, conduzir as aquisições e controlar as aquisições.
Alternativas
Q1615356 Engenharia de Software
Considerando o PMBOK 6.ª edição, julgue os itens seguintes, acerca de gerenciamento de projetos.
O processo de criação da estrutura analítica do projeto (EAP) ocorre no grupo de planejamento denominado monitoramento e controle, com o objetivo de subdividir as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores, mais facilmente gerenciáveis.
Alternativas
Q1615357 Engenharia de Software
Considerando o PMBOK 6.ª edição, julgue os itens seguintes, acerca de gerenciamento de projetos.
Ao gerente de projetos cabe liderar a equipe para atender os objetivos e as expectativas das partes interessadas, enquanto ao escritório de projetos cabe a função de promover a comunicação entre o patrocinador e os membros da equipe.
Alternativas
Q1615358 Engenharia de Software

Com relação à engenharia de software, julgue os itens subsequentes.


Em um projeto de desenvolvimento de software, a única entrega importante é fornecer ao usuário um software que esteja funcionando.

Alternativas
Q1615359 Engenharia de Software

Com relação à engenharia de software, julgue os itens subsequentes.


Entre os modelos de processo aplicados ao desenvolvimento de software, o modelo cascata apresenta desvantagens por, entre outros motivos, não ter flexibilidade com requisitos, não produzir resultados tangíveis até a fase de codificação e dificultar o estabelecimento de requisitos completos antes de começar a codificar.

Alternativas
Q1615360 Engenharia de Software

Com relação à engenharia de software, julgue os itens subsequentes.


Uma técnica paramétrica para estimativa de esforço para desenvolvimento de software é a análise por pontos de função, que se baseia em linhas de código que são convertidas em valores numéricos, os quais, depois de ajustados à capacidade da empresa desenvolvedora, representarão o esforço necessário para se desenvolver o sistema.

Alternativas
Q1615361 Engenharia de Software

Com relação à engenharia de software, julgue os itens subsequentes.


Os requisitos do software mudam com frequência, mas é sempre possível acomodá-los no sistema, pois o software é flexível.

Alternativas
Q1615362 Engenharia de Software

Com relação à engenharia de software, julgue os itens subsequentes.


O processo unificado é um dos padrões mais importantes da indústria de software atual, caracterizando-se por ser dirigido por casos de uso, centrado na arquitetura, interativo e incremental, além de ter foco em riscos.

Alternativas
Q1615368 Engenharia de Software
Julgue os itens subsequentes, referentes a processo de desenvolvimento de software, CMMI-DEV, MPS.BR, Scrum e programação ágil.
Os modelos ágeis de desenvolvimento de software dão grande ênfase às definições de atividades e aos processos e pouca ênfase à pragmática e ao fator humano.
Alternativas
Q1615370 Engenharia de Software
Julgue os itens subsequentes, referentes a processo de desenvolvimento de software, CMMI-DEV, MPS.BR, Scrum e programação ágil.
Sprint é o ciclo de desenvolvimento de poucas semanas sobre o qual se estrutura o Scrum e durante o qual cabe ao scrum master manter o sprint backlog atualizado, indicando as tarefas já concluídas e aquelas ainda por concluir.
Alternativas
Q1615371 Engenharia de Software
Julgue os itens subsequentes, referentes a processo de desenvolvimento de software, CMMI-DEV, MPS.BR, Scrum e programação ágil.
Um dos artefatos do Scrum, o backlog do produto é gerenciado, exclusivamente, pelo dono do produto e representa o conteúdo, a disponibilidade e a ordenação do trabalho a ser realizado, sendo a única porta de entrada para todos os registros de requisitos de mudança a serem realizados no produto.
Alternativas
Q1615373 Engenharia de Software

No que se refere à UML 2, julgue os próximos itens.


Em UML, o conceito de modelo envolve uma visão do sistema físico, ou seja, uma abstração do sistema com certo propósito, enquanto o metamodelo define uma linguagem para expressar modelos.

Alternativas
Q1615374 Engenharia de Software

No que se refere à UML 2, julgue os próximos itens.


O diagrama de objetos fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos das classes, que são definidas no diagrama de classe, em determinado momento do sistema, e seus objetos apresentam métodos que armazenam valores contidos nesses objetos em determinada situação.

Alternativas
Q1615379 Engenharia de Software
Julgue os itens subsequentes, a respeito das técnicas de mensuração de sistemas em pontos de função (PF).
A identificação de funções de dados e de tipos funcionais somente deve ocorrer após o estabelecimento da fronteira da contagem.
Alternativas
Q1615380 Engenharia de Software
Julgue os itens subsequentes, a respeito das técnicas de mensuração de sistemas em pontos de função (PF).
Para o dimensionamento de projetos de melhoria de software, é utilizada a seguinte fórmula de contagem de pontos de função. PF_conversão = PF_incluído
Alternativas
Q1615381 Engenharia de Software
Julgue os itens subsequentes, a respeito das técnicas de mensuração de sistemas em pontos de função (PF).
A estimativa de esforço de projeto de software, representada pela fórmula a seguir, deve ser usada em substituição à contagem por pontos de função quando esta não for suficiente para estimar o tamanho do projeto. esforço (horas) = tamanho (PF) × índice de produtividade (HH/PF)
Alternativas
Q1615382 Engenharia de Software
Julgue os itens subsequentes, a respeito das técnicas de mensuração de sistemas em pontos de função (PF).
A identificação de requisitos funcionais é resultado da análise da documentação do projeto, primeira atividade do procedimento de contagem de PF do Manual de Práticas de Contagem (CPM).
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: E
6: E
7: E
8: E
9: E
10: E
11: C
12: E
13: E
14: C
15: C
16: E
17: C
18: E
19: E
20: C