Questões de Concurso Público Ministério da Economia 2020 para Tecnologia da Informação - Gestão de Projetos
Foram encontradas 16 questões
A avaliação dos riscos deve ser feita com base em uma lista dos riscos com valores já atribuídos a eles e com critérios de avaliação já definidos.
A identificação dos controles existentes, para assegurar se são ou não efetivos, não deve limitar-se apenas aos documentos como planos de tratamentos de riscos, devendo ser feita também junto às pessoas responsáveis pela segurança da informação.
Uma aplicação de TI ou um processo de negócio são exemplos de escopo da gestão de riscos da segurança da informação.
Os responsáveis pela gestão de riscos na organização são os próprios donos dos ativos ou os responsáveis pelos contextos ou escopo da gestão de riscos.
A identificação de ameaças, atividade crucial da análise de riscos, deve estar restrita àquelas ameaças que existem dentro da organização.
O processo de tratamento de riscos deve ter como entrada uma lista dos riscos classificados por prioridade de tratamento.
O tratamento do risco residual está alinhado com a fase executar do SGSI.
A implementação do plano de tratamento de riscos está alinhada com a fase agir do SGSI.
As atividades analisar e avaliar riscos estão alinhadas com a fase planejar do SGSI.
Manter e melhorar o processo de gestão de riscos da segurança da informação está alinhado com a fase verificar do SGSI.
Ao estabelecer o SGSI, a organização deve identificar os riscos e as ameaças; para isso, ela deverá identificar e registrar em documento os proprietários dos ativos dentro do escopo do SGSI, ou seja, as pessoas que têm o direito de propriedade sobre o ativo.
A organização deve comunicar as ações e melhorias do SGSI a todas as partes interessadas, com um nível de detalhamento apropriado às circunstâncias, bem como deve assegurar-se de que as melhorias atinjam os objetivos pretendidos.
A política do SGSI, para os efeitos da norma em questão, não é considerada um documento importante da política de segurança da informação, pois estabelece apenas diretrizes.
Para estabelecer o SGSI, no tocante à análise e à avaliação dos riscos, uma das ações que devem ser executadas consiste em avaliar os impactos para o negócio da organização que podem resultar de falhas de segurança, levando-se em consideração as consequências de uma perda de confidencialidade, integridade ou disponibilidade dos ativos.
Na implementação do plano de tratamento de riscos, a inclusão de atribuição de papéis e responsabilidades deve ser evitada, pois aquele é um documento sucinto e confidencial.
Para detectar erros nos resultados de processamento, a organização deve executar procedimentos de monitoração e análise crítica do SGSI e outros controles.