Questões de Concurso Público ADAPAR 2021 para Assistente de Defesa Agropecuária - Técnico de Manejo e Meio Ambiente

Foram encontradas 11 questões

Q1904163 Veterinária
A resenha, uma forma prática de identificação de equídeos, consta nos formulários de exames como anemia infecciosa equina (AIE) e mormo. Assinale a opção que apresenta uma informação contida na resenha nesses formulários. 
Alternativas
Q1904164 Veterinária
Zoonoses são doenças transmitidas entre os seres humanos e animais. Assinale a opção que apresenta uma doença com caráter zoonótico de grande importância para saúde pública.
Alternativas
Q1904165 Veterinária
Algumas doenças evoluem de forma aguda e levam os animais a óbito em poucas horas; outras doenças evoluem para a forma crônica. Assinale a opção que apresenta sinal clínico de doença crônica.
Alternativas
Q1904166 Veterinária
As pistolas para vacinação devem ser lavadas e desinfetadas logo após o uso como medida para diminuir os riscos de infecção e melhorar a eficácia dos produtos administrados. Para a limpeza e desinfecção das pistolas de vacinação, deve-se utilizar
Alternativas
Q1904175 Veterinária
Julgue os itens a seguir, no que concerne à emissão e ao cancelamento da guia de transporte animal (GTA), de acordo com a Portaria n.º 265/2017 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
I O produtor titular da exploração pecuária é responsável pela correta utilização da nota fiscal do produtor, inclusive no que se refere às informações de quantidade, sexo e faixa etária dos animais a serem movimentados. Em caso de falta do produtor titular, o preenchimento da nota fiscal do produtor poderá ser feito pelo responsável técnico da propriedade ou pelo representante municipal do órgão fiscalizador.
II A GTA poderá ser requerida pelo produtor titular da exploração pecuária ou por seu representante, em qualquer unidade local de sanidade agropecuária (ULSA) da ADAPAR ou em escritório de atendimento do município (EAM) onde está localizada sua propriedade.
III Compete ao fiscal de defesa agropecuária, médico veterinário, supervisionar e fiscalizar as emissões de GTA na área de circunscrição da ULSA pela qual responde.
IV A GTA manual deverá ser integralmente preenchida de forma legível, sem rasuras, e a segunda via deverá ser arquivada para supervisões, controles e auditorias e registrada no Sistema de Defesa Sanitária Animal no prazo máximo de 48 h após a sua emissão.
Estão certos apenas os itens
Alternativas
Q1904176 Veterinária
O MAPA tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio em benefício da sociedade brasileira. Considerando a missão do MAPA, a legislação vigente e, em especial, a Instrução Normativa n.º 57/2013 do MAPA, assinale a opção correta, no que se refere ao credenciamento de laboratórios.
Alternativas
Q1904179 Veterinária
A Instrução Normativa n.º 50/2013 do MAPA apresenta uma lista de doenças que acometem animais e que, por consequência, geram grande impacto econômico no Brasil. De acordo com essa norma, assinale a opção em que as doenças indicadas estão erradicadas ou nunca foram registradas no país, mas requerem notificação imediata de caso suspeito ou diagnóstico laboratorial.
Alternativas
Q1904180 Veterinária
De acordo com o Decreto n.º 12.029/2014 do estado do Paraná, compete à ADAPAR promover a defesa sanitária animal no estado do Paraná mediante, entre outras medidas,
I a execução de ações aleatórias de vigilância epidemiológica, conforme cronograma estabelecido anualmente.
II ações de prevenção, controle e erradicação de doenças de interesse da defesa agropecuária, bem como pelo controle e pela fiscalização de eventos agropecuários.
III o cadastramento e a fiscalização das atividades de explorações pecuárias de pessoas jurídicas de interesse da defesa agropecuária.
IV o controle da comercialização e da utilização de insumos pecuários, bem como do trânsito de ovos férteis, animais, produtos, subprodutos e resíduos animais.

Estão certos apenas os itens
Alternativas
Q1904181 Veterinária
Considerando o Decreto-lei n.º 467/1969, que dispõe sobre a fiscalização de produtos de uso veterinário, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1904182 Veterinária
A febre aftosa afeta diretamente o comércio interno e externo de animais e seus produtos. Devido ao alto poder de difusão do vírus e aos impactos econômicos provocados pela doença, os países estabelecem fortes barreiras à entrada de animais suscetíveis e seus produtos procedentes de regiões com ocorrência da febre aftosa. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

I Todos os animais suscetíveis à febre aftosa, assim como seus produtos e subprodutos, materiais, substâncias ou qualquer produto veterinário que possa veicular o agente viral, que ingressarem em zonas livres sem vacinação, em desacordo com a norma em vigor, deverão ser colocados em isolamento e notificados ao órgão competente.
II Além de bovinos, ovinos, suínos e caprinos, são também suscetíveis à febre aftosa os camelídeos e as espécies de animais silvestres de cascos fendidos, como capivaras, elefantes e outros animais de zoológico.
III Em zonas livres de febre aftosa sem vacinação regular, são permitidas a aplicação, a manutenção e a comercialização de vacina, a fim de evitar o retorno da doença.
IV Todo produto de origem animal procedente da zona livre de febre aftosa sem vacinação e de estabelecimento integrante do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal faz jus a livre trânsito em todo o território nacional.

Estão certos apenas os itens
Alternativas
Q1904184 Veterinária
Todos os produtos de uso veterinário elaborados no país ou importados, bem como os estabelecimentos que os fabricam ou os fracionam e, ainda, aqueles que comerciam ou armazenam produtos de natureza biológica e outros que necessitem de cuidados especiais, estão obrigados ao licenciamento junto ao MAPA. A licença que habilita a comercialização dos produtos de uso veterinário elaborados no país ou importados deve ser renovada a cada
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: B
5: B
6: B
7: D
8: C
9: E
10: A
11: C