Questões de Concurso Público APEX Brasil 2021 para Analista I
Foram encontradas 10 questões
Considerando que o país A seja uma economia muito maior que o país B, de modo que a economia de B não consiga suprir o mercado mundial de nenhum dos produtos, assinale a opção correta, a respeito do caso hipotético apresentado.
● Economia local: D 100 20p O = 20 + 20p
● Economia estrangeira: D* = 80 - 20p O* = 40 + 20p
A respeito da situação apresentada, assinale a opção correta, considerando a possibilidade de existir comércio entre as economias.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca dos efeitos e perspectivas gerados pela pandemia sobre a economia global.
I As dez maiores economias do mundo, inclusive a China, tiveram crescimento negativo em 2020. II Embora haja previsão de crescimento econômico em 2021 nas principais economias do mundo, as taxas devem variar bastante entre, por exemplo, Estados Unidos da América, China e Índia, com melhores perspectivas, e países europeus, cuja expectativa de recuperação é mais lenta. III Com o gradual fim das restrições impostas pela saúde pública no contexto da pandemia, a recuperação do setor industrial dos países da OCDE demonstra, em 2021, crescimento semelhante ao do setor de serviços. IV A pandemia produziu modificações nos hábitos de consumo e na alocação de recursos humanos nos países da OCDE. As compras online alcançaram o mesmo patamar das vendas no varejo, e houve aumento nas oportunidades de emprego nos setores de saúde, educação, serviços administrativos e de atendimento ao cliente.
Assinale a opção correta.
I O emprego formal e a renda das famílias contraíram-se de forma brusca em 2020 na região, afetando especialmente mulheres e jovens em setores como turismo, hotelaria, restaurantes e serviços pessoais. II As campanhas de vacinação são o gradual alívio de medidas de controle da pandemia, e a retomada de investimentos, a rentabilidade dos preços de commodities e o ambiente global positivo são elementos que poderão possibilitar a retomada do crescimento econômico na região em 2021. III No Brasil e na Argentina, dificuldades domésticas mantêm reduzidas as taxas de consumo e investimento, o que compromete a recuperação do crescimento: no primeiro, a continuada desconfiança dos consumidores e as políticas de crédito restritivas adotadas; no segundo, a continuidade das incertezas sobre a reestruturação da dívida e a depressão dos preços de commodities. IV No México, a lenta recuperação econômica está atrelada à permanência da crise nos Estados Unidos da América, para onde se destina o essencial das exportações do país e de onde se originam grandes volumes de investimentos, que continuam em volume semelhante ao do ano passado.
Estão certos apenas os itens