Questões de Concurso Público MPE-AP 2021 para Promotor de Justiça Substituto

Foram encontradas 10 questões

Q1791305 Direito Administrativo
Maria tem três propriedades rurais contínuas, cujas áreas, individualmente, estão dentro do limite legal da pequena propriedade rural. Para produzir soja, Maria comprou insumos por meio de empréstimo obtido em uma instituição financeira, dando como garantia apenas um dos referidos imóveis rurais. Os insumos foram suficientes para lhe garantir a exploração de duas das suas três propriedades. Com relação ao terceiro imóvel, improdutivo, Maria foi surpreendida com a publicação de decreto expropriatório para fins de reforma agrária.
A respeito da situação hipotética precedente, assinale a opção correta, com base na Constituição Federal de 1988 (CF) e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).
Alternativas
Q1791312 Direito Administrativo
Com relação aos princípios da administração pública, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1791313 Direito Administrativo
Acerca dos atos administrativos, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1791315 Direito Administrativo
Acerca do procedimento de licitação e dos contratos administrativos conforme a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei n.º 14.133/2021), assinale a opção correta.
Alternativas
Q1791316 Direito Administrativo
Acerca de serviços e obras públicas, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1791317 Direito Administrativo
Acerca do controle da administração pública e dos seus instrumentos de fiscalização, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1791318 Direito Administrativo
Com relação ao controle dos atos de improbidade administrativa, julgue os seguintes itens.
I No entendimento do STF, as sanções da Lei de Improbidade Administrativa não podem ser aplicadas a agentes políticos, sob pena de ocorrer inadmissível bis in idem, porque a eles já se aplica a Lei de Crimes de Responsabilidade. II Mesmo a menor das irregularidades administrativas praticada sem dolo ou culpa pode ser caracterizada como ato de improbidade administrativa, por comprometer primordialmente a moralidade administrativa, não havendo que se falar em aplicação, nesse âmbito, do princípio da insignificância. III A Lei de Improbidade Administrativa aplica-se às entidades do terceiro setor que administrem recursos públicos recebidos de ente federativo. IV Em se tratando de conduta que configure tanto crime contra a administração pública quanto ato de improbidade administrativa, caso já exista investigação criminal em curso instaurada para a sua apuração, o prazo prescricional será o do crime.
Estão certos apenas os itens
Alternativas
Q1791319 Direito Administrativo
A respeito da responsabilidade civil do Estado, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1791341 Direito Administrativo
A qualificação como organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) apenas será útil para as entidades que pretendam
Alternativas
Q1791379 Direito Administrativo
De acordo com a jurisprudência do STJ a respeito da ação civil pública e da ação de improbidade administrativa, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: B
5: B
6: B
7: C
8: B
9: C
10: A