Questões de Concurso Público SEDUC-AL 2021 para Professor - Artes

Foram encontradas 58 questões

Q1850988 Artes Plásticas
    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
No ensino da arte, a “contextualização” e a “leitura” da obra de arte, mencionadas no texto apresentado, são fruto da tendência expressivista dominante no século XXI no Brasil.
Alternativas
Q1850989 Artes Plásticas
    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
No Brasil, o ensino da arte que aborda a “contextualização da obra de arte”, a “leitura da obra de arte” e o “fazer artístico” teve influência da discipline based art education, da Fundação Getty, dos Estados Unidos da América.
Alternativas
Q1850990 Artes Plásticas
    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
O ensino da arte que aborda a “contextualização da obra de arte”, “leitura da obra de arte” e a “criação artística” chama-se proposta triangular, que influencia o ensino da arte no Brasil desde a década de 80 do século passado.
Alternativas
Q1850991 Artes Plásticas
    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
A “contextualização da obra de arte” é parte fundamental da tendência multiculturalista no ensino da arte no Brasil, porque dá ênfase à diversidade cultural.
Alternativas
Q1850992 Artes Plásticas
    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
A “releitura da obra de arte” faz parte da proposta triangular, sendo uma atividade de criação livre procedente da linha expressivista da Escolinha de Arte do Brasil (EAB).
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Q1850993 Artes Plásticas
    A literatura especializada e textos acadêmicos concordam e reconhecem os games como artefatos eletrônicos amplamente integrados ao cotidiano de pessoas de todas as idades. Esses artefatos, em geral produzidos em série, recheiam a vida cotidiana, influenciando expectativas, percepções e desejos. A organização, capacidade de produção e persuasão das corporações que produzem tais artefatos têm exercido grande impacto sobre a cultura infantil e juvenil, influindo valores e preferências, legitimando determinadas concepções pessoais, instituindo estéticas e, sobretudo, estabelecendo e reacomodando papéis para os indivíduos na sociedade.
Jordana Falcão e Raimundo Martins. O que os jogos eletrônicos querem ensinar? Reflexões sobre divertimento e educação. In: Raimundo Martins e Irene Touruinho. (orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014 (com adaptações).
Considerando o assunto abordado no texto precedente, julgue o item subsequente, a respeito do uso de videogames no ensino da arte.
Os videogames, assim como o cinema, a televisão, as mídias populares e as redes sociais, constituem recursos pedagógicos e, ao mesmo tempo, são objeto de estudo na abordagem tecnicista do ensino da arte na educação em cultura visual.
Alternativas
Q1850994 Artes Plásticas
    A literatura especializada e textos acadêmicos concordam e reconhecem os games como artefatos eletrônicos amplamente integrados ao cotidiano de pessoas de todas as idades. Esses artefatos, em geral produzidos em série, recheiam a vida cotidiana, influenciando expectativas, percepções e desejos. A organização, capacidade de produção e persuasão das corporações que produzem tais artefatos têm exercido grande impacto sobre a cultura infantil e juvenil, influindo valores e preferências, legitimando determinadas concepções pessoais, instituindo estéticas e, sobretudo, estabelecendo e reacomodando papéis para os indivíduos na sociedade.
Jordana Falcão e Raimundo Martins. O que os jogos eletrônicos querem ensinar? Reflexões sobre divertimento e educação. In: Raimundo Martins e Irene Touruinho. (orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014 (com adaptações).
Considerando o assunto abordado no texto precedente, julgue o item subsequente, a respeito do uso de videogames no ensino da arte.
A Base Nacional Comum Curricular inclui, entre as competências específicas de arte para o ensino fundamental, compreender as relações entre as linguagens da arte e o uso de novas tecnologias, experienciar a ludicidade e estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo.
Alternativas
Q1850995 Artes Plásticas
    A literatura especializada e textos acadêmicos concordam e reconhecem os games como artefatos eletrônicos amplamente integrados ao cotidiano de pessoas de todas as idades. Esses artefatos, em geral produzidos em série, recheiam a vida cotidiana, influenciando expectativas, percepções e desejos. A organização, capacidade de produção e persuasão das corporações que produzem tais artefatos têm exercido grande impacto sobre a cultura infantil e juvenil, influindo valores e preferências, legitimando determinadas concepções pessoais, instituindo estéticas e, sobretudo, estabelecendo e reacomodando papéis para os indivíduos na sociedade.
Jordana Falcão e Raimundo Martins. O que os jogos eletrônicos querem ensinar? Reflexões sobre divertimento e educação. In: Raimundo Martins e Irene Touruinho. (orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014 (com adaptações).
Considerando o assunto abordado no texto precedente, julgue o item subsequente, a respeito do uso de videogames no ensino da arte.
A Base Nacional Comum Curricular estabelece como habilidade para o componente curricular arte centrada no uso de novas tecnologias debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, para que o aluno tenha uma percepção crítica do consumo e hábitos sustentáveis.
Alternativas
Q1850996 Artes Plásticas
    A literatura especializada e textos acadêmicos concordam e reconhecem os games como artefatos eletrônicos amplamente integrados ao cotidiano de pessoas de todas as idades. Esses artefatos, em geral produzidos em série, recheiam a vida cotidiana, influenciando expectativas, percepções e desejos. A organização, capacidade de produção e persuasão das corporações que produzem tais artefatos têm exercido grande impacto sobre a cultura infantil e juvenil, influindo valores e preferências, legitimando determinadas concepções pessoais, instituindo estéticas e, sobretudo, estabelecendo e reacomodando papéis para os indivíduos na sociedade.
Jordana Falcão e Raimundo Martins. O que os jogos eletrônicos querem ensinar? Reflexões sobre divertimento e educação. In: Raimundo Martins e Irene Touruinho. (orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014 (com adaptações).
Considerando o assunto abordado no texto precedente, julgue o item subsequente, a respeito do uso de videogames no ensino da arte.
O uso de tecnologias e recursos digitais como animações, games ou jogos eletrônicos para a criação, em todas as áreas artísticas, é uma das habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental.
Alternativas
Q1850997 Artes Plásticas
    A literatura especializada e textos acadêmicos concordam e reconhecem os games como artefatos eletrônicos amplamente integrados ao cotidiano de pessoas de todas as idades. Esses artefatos, em geral produzidos em série, recheiam a vida cotidiana, influenciando expectativas, percepções e desejos. A organização, capacidade de produção e persuasão das corporações que produzem tais artefatos têm exercido grande impacto sobre a cultura infantil e juvenil, influindo valores e preferências, legitimando determinadas concepções pessoais, instituindo estéticas e, sobretudo, estabelecendo e reacomodando papéis para os indivíduos na sociedade.
Jordana Falcão e Raimundo Martins. O que os jogos eletrônicos querem ensinar? Reflexões sobre divertimento e educação. In: Raimundo Martins e Irene Touruinho. (orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014 (com adaptações).
Considerando o assunto abordado no texto precedente, julgue o item subsequente, a respeito do uso de videogames no ensino da arte.
No Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL) para o ensino da arte no ensino fundamental, as competências e habilidades incluem relações entre as linguagens da arte e novas tecnologias, a ludicidade e relações entre arte, mídia, mercado e consumo.
Alternativas
Q1850998 Artes Plásticas
    A literatura especializada e textos acadêmicos concordam e reconhecem os games como artefatos eletrônicos amplamente integrados ao cotidiano de pessoas de todas as idades. Esses artefatos, em geral produzidos em série, recheiam a vida cotidiana, influenciando expectativas, percepções e desejos. A organização, capacidade de produção e persuasão das corporações que produzem tais artefatos têm exercido grande impacto sobre a cultura infantil e juvenil, influindo valores e preferências, legitimando determinadas concepções pessoais, instituindo estéticas e, sobretudo, estabelecendo e reacomodando papéis para os indivíduos na sociedade.
Jordana Falcão e Raimundo Martins. O que os jogos eletrônicos querem ensinar? Reflexões sobre divertimento e educação. In: Raimundo Martins e Irene Touruinho. (orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014 (com adaptações).
Considerando o assunto abordado no texto precedente, julgue o item subsequente, a respeito do uso de videogames no ensino da arte.
A gamificação da educação, movimento educativo que promove o uso de videogames educativos, teve influência sobre a abordagem triangular no eixo criativo dos itinerários formativos, por esse motivo tem papel central na Base Nacional Comum Curricular.
Alternativas
Q1850999 Artes Plásticas
Waldemar Cordeiro. Ideia visível, 1956.
Tendo a imagem precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, acerca dos movimentos artísticos do século XX no Brasil.
Os artistas do movimento concretista no Brasil propunham uma arte racional e matemática e, portanto, se opunham a uma abstração lírica ou expressiva, que, para eles, não teria lugar na arte.
Alternativas
Q1851000 Artes Plásticas
Waldemar Cordeiro. Ideia visível, 1956.
Tendo a imagem precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, acerca dos movimentos artísticos do século XX no Brasil.
A arte abstrata brasileira da década de 50 do século XX foi fortemente influenciada pela pintura corporal indígena, que favorece as figuras geométricas, padrões e cores planas.
Alternativas
Q1851001 Artes Plásticas
Waldemar Cordeiro. Ideia visível, 1956.
Tendo a imagem precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, acerca dos movimentos artísticos do século XX no Brasil.
O Brasil inaugurou o chamado de minimalismo, movimento artístico moderno que valoriza a abstração e busca a economia visual e a eliminação de figuras, para se ter um máximo de expressão com o mínimo de meios, conforme se observa na obra Ideia visível, de Waldemar Cordeiro. 
Alternativas
Q1851002 Artes Plásticas
J. Borges. O Sertão Antigo. Xilogravura, s/d. Galeria Brasiliana. Internet:<Researchgate.net>.
Tendo como referência inicial a imagem precedente, julgue o item subsequente, a respeito da cultura popular e suas linguagens artísticas.
A linguagem da gravura requer imaginar, na matriz, o desenho e as palavras ao contrário, para que apareçam do lado planejado na cópia.
Alternativas
Q1851003 Artes Plásticas
J. Borges. O Sertão Antigo. Xilogravura, s/d. Galeria Brasiliana. Internet:<Researchgate.net>.
Tendo como referência inicial a imagem precedente, julgue o item subsequente, a respeito da cultura popular e suas linguagens artísticas.
A literatura de cordel é uma linguagem artística do Nordeste brasileiro que usa a xilogravura como suporte para criar histórias com imagens. 
Alternativas
Q1851004 Artes Plásticas
J. Borges. O Sertão Antigo. Xilogravura, s/d. Galeria Brasiliana. Internet:<Researchgate.net>.
Tendo como referência inicial a imagem precedente, julgue o item subsequente, a respeito da cultura popular e suas linguagens artísticas.
As xilogravuras da literatura de cordel são expressivas porque a técnica produz imagens de alto contraste, sem possibilidade de nuances.
Alternativas
Q1851005 Artes Plásticas
J. Borges. O Sertão Antigo. Xilogravura, s/d. Galeria Brasiliana. Internet:<Researchgate.net>.
Tendo como referência inicial a imagem precedente, julgue o item subsequente, a respeito da cultura popular e suas linguagens artísticas.
A literatura de cordel é uma das matrizes estéticas e culturais que constituem a identidade brasileira, e a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular de Alagoas incluem, entre as competências para o ensino fundamental, o estudo dessas matrizes. 
Alternativas
Q1851006 Artes Plásticas
J. Borges. O Sertão Antigo. Xilogravura, s/d. Galeria Brasiliana. Internet:<Researchgate.net>.
Tendo como referência inicial a imagem precedente, julgue o item subsequente, a respeito da cultura popular e suas linguagens artísticas.
A literatura de cordel é uma tradição popular influenciada pela arte indígena da Amazônia no uso de matrizes de madeira para a gravura e na representação de animais e de figuras geométricas.
Alternativas
Q1851007 Artes Plásticas
    A ecopedagogia não pode mais ser considerada como uma pedagogia entre tantas pedagogias que podemos e devemos construir. Ela só tem sentido como projeto alternativo global em que a preocupação não está apenas na preservação da natureza (ecologia natural) ou no impacto das sociedades humanas sobre os ambientes naturais (ecologia social), mas também num novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico (ecologia integral), que implica uma mudança nas estruturas econômicas, sociais e culturais.
Moacir Gadotti. Ecopedagogia, Pedagogia da Terra, Pedagogia da Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para a Cidadania Planetária. Acervo do Centro de Referência Paulo Freire, 2009, p. 1 (com adaptações).
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir. 
Conforme a Base Nacional Comum Curricular, é competência específica das linguagens e suas tecnologias no ensino médio atuar com autonomia, de forma crítica, ética e solidária, e promover os direitos humanos e a consciência socioambiental. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: E
5: E
6: E
7: C
8: E
9: C
10: C
11: E
12: C
13: E
14: E
15: C
16: E
17: C
18: C
19: E
20: C