Questões de Concurso Público SESAU-AL 2021 para Médico - Especialidade: Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Foram encontradas 7 questões

Q2606904 Medicina
        Homem, de 46 anos de idade, lavrador, diabético e hipertenso, compareceu ao primeiro atendimento no ambulatório de cirurgia de cabeça e pescoço com grande lesão vegetante em lábio inferior, ocupando todo o lábio, com evolução de oito meses. Ao exame físico, a lesão não aparentava infiltrar o arco mandibular e havia adenomegalias em nível IA esquerdo. A biópsia realizada previamente por dentista mostrou tratar-se de carcinoma de células escamosas invasivo. 

A partir do caso clínico apresentado, julgue o item a seguir.  


O estadiamento da lesão é T3N2aM0, e a conduta é a ressecção do tumor primário com esvaziamento cervical supraomohióideo esquerdo.

Alternativas
Q2606930 Medicina

A respeito da anatomia cirúrgica dos nervos da região da cabeça e do pescoço, julgue o item a seguir.


As estruturas que passam pelo forame jugular são: veia jugular interna, na porção lateral e posterior do forame; nervo glossofaríngeo, nervo vago, nervo acessório, na porção medial e anterior; com o nervo acessório cruzando a veia jugular por sua face anterior logo após a saída do crânio.

Alternativas
Q2606931 Medicina

A respeito da anatomia cirúrgica dos nervos da região da cabeça e do pescoço, julgue o item a seguir.


Na maior parte dos casos, o nervo acessório (XI) encontra-se anterior à veia jugular interna na base do crânio.

Alternativas
Q2606932 Medicina

A respeito da anatomia cirúrgica dos nervos da região da cabeça e do pescoço, julgue o item a seguir.


O nervo laríngeo inferior não recorrente ocorre em cerca de 1% a 2% dos indivíduos; o lado de maior probabilidade de esse evento ocorrer é o lado esquerdo. 

Alternativas
Q2606952 Medicina
        Paciente de 56 anos de idade, sexo masculino, ECOG PS0, queixa-se de congestão nasal progressiva há cerca de um ano, evoluindo nos últimos três meses com anestesia de hemiface esquerda e epistaxe. Ao exame, anestesia em região infraorbitária esquerda. Nasofibroscopia observou lesão ocupando ambas as fossas nasais. Ressonância magnética demonstrou lesão ocupando as fossas nasais, com extensão às paredes mediais de seios maxilares bilateralmente e ocupando todo o seio maxilar esquerdo. 

Com referência ao caso precedente e a tumores de seios paranasais, julgue o item subsecutivo.


O tipo histológico mais frequente nos tumores sinonasais é o carcinoma adenoide cístico, cujo desenvolvimento está associado à exposição ocupacional a serragem, compostos contendo níquel e produtos químicos utilizados na produção de couro. 

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: E
5: E