Questões de Concurso Público ANM 2022 para Especialista em Recursos Minerais
Foram encontradas 53 questões
A faixa 1 na figura corresponde à faixa de deformação elástica.
O ponto C na figura corresponde à tensão conhecida como limite de proporcionalidade.
O talude em questão apresentaria maior estabilidade se a inclinação fosse de 3:1.
A estabilidade de um talude de uma barragem é diretamente proporcional à resistência e à tensão ao cisalhamento ao longo da superfície potencial de ruptura.
Entre os diferentes mecanismos que podem reduzir a vida útil de uma barragem, incluem-se o piping e o recalque.
A rede de fluxo é constituída por duas famílias de curvas que, para solos anisotrópicos, se interceptam ortogonalmente, formando figuras que geralmente são quadrados curvilíneos.
O gradiente hidráulico pode ser estimado diretamente tanto na seção natural quanto na seção transformada.
O coeficiente de permeabilidade equivalente pode ser determinado pela média harmônica dos coeficientes de permeabilidade nas direções horizontal e vertical.
O fluxo nos vertedores simples corresponde a um caso de escoamento uniforme; portanto, é pouco afetado pelas condições de contorno.
A capacidade de vazão de um vertedor simples é relativamente reduzida, em razão das baixas cargas hidráulicas de trabalho.
Dissipadores de impacto efetuam a dissipação da energia através do impacto do fluxo em alta velocidade contra uma estrutura rígida.
O valor de X na figura representa o intercepto coesivo.
Nas argilas, a envoltória de ruptura sempre obterá intercepto coesivo nulo.
O ensaio de penetração de cone in situ, conhecido internacionalmente como CPT, determina apenas medidas da resistência de ponta devido à cravação de um cone padronizado no solo.
O ensaio Triaxial consiste na aplicação de um estado hidrostático de tensões e de um carregamento axial sobre um corpo de prova cilíndrico de solo.
No ensaio de cisalhamento direto, o corpo de prova de solo a ser ensaiado é colocado em uma caixa bipartida que permite o deslocamento da parte superior em relação à inferior, o que leva a amostra à ruptura.
No que se refere a aterros hidráulicos, sismos podem gerar situação de carregamento drenado e provocar a ruptura por liquefação da estrutura.
A probabilidade de falha em barragem de rejeitos está relacionada, entre outras variáveis, ao tipo de material que compõe a barragem e ao tipo de rejeito que ela acumula.
Em um cenário hipotético de ruptura de uma barragem de rejeitos, incluem-se, entre os principais modos de falha, a erosão interna, o galgamento e a liquefação.
Os rejeitos concentrados exibem um comportamento de fluido não newtoniano.