Questões de Concurso Público BANRISUL 2022 para Analista de Transformação Digital
Foram encontradas 17 questões
A análise dos ambientes interno e externo, na elaboração de um planejamento estratégico, tem como objetivo identificar fatores que podem exercer influência no desempenho da empresa, o que pode ser realizado com a adoção da ferramenta análise de SWOT.
O quadro de modelo de negócios (business model canvas) se baseia na ideia central da criação de valor para os utilizadores do produto ou serviço oferecido pela empresa e pode ser aplicado para a melhoria do estilo de negócios em atividade, mas já ultrapassados.
No contexto do planejamento estratégico, a definição de objetivos segue, entre outras, a abordagem de objetivos e resultados-chave (objective and key results — OKR), que tem como premissa estabelecer um único resultado-chave para cada objetivo.
O planejamento estratégico, apesar de ser um processo estático, pode necessitar de ajustes no decorrer do tempo e, por isso, é fundamental mensurar e acompanhar os resultados por meio dos KPIs (indicadores-chave de performance).
Caso uma organização pretenda instalar um sistema de energia solar que exigirá a realização de estudo de viabilidade, desenho e instalação, esses projetos relacionados poderão ser agrupados em um programa.
Mudanças nas operações organizacionais não podem ser objeto de um projeto, pois essas operações são consideradas contínuas e estão fora do escopo de um projeto, que tem caráter temporário.
O gerenciamento de projetos organizacional (GPO), estrutura na qual o gerenciamento de portfólios, programas e projetos é integrado, tem como finalidade garantir que a organização defina os projetos certos e aloque os recursos críticos de forma adequada.
O valor de negócios de um projeto refere-se ao benefício que esse projeto fornece às partes interessadas e pode ser classificado como tangível, intangível ou ambos.
O PMBOK 6 orienta que uma revisão de fase seja realizada ao final de cada fase e que o desempenho e o progresso do projeto sejam comparados aos documentos de projeto e de negócio, os quais podem incluir o business case do projeto.
O grupo de processos de execução reúne os processos realizados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto, entre os quais se inclui o processo realizar a análise qualitativa dos riscos.
Os processos de gerenciamento de projetos estão vinculados por entradas e saídas específicas, de maneira que o resultado de um processo pode tornar-se a entrada para outro processo que não esteja necessariamente no mesmo grupo de processos.
O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades indispensáveis para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que termine com sucesso.
O Kanban é um método de gestão de mudanças que dá ênfase à visualização do trabalho em andamento.
O WIP descreve o total de trabalho que está em progresso no Kanban, podendo incluir todos os itens ou apenas aqueles selecionados para implementação.
O Kanban, devido à adoção dos princípios Lean, é um método ideal para utilização em projetos que adotam o Scrum; por outro lado, não se aplica a projetos tradicionais do tipo cascata.
As equipes que utilizam o método Kanban não utilizam timeboxes, embora a maioria das equipes pratique uma cadência fixa de planejamento, revisão e entregas.
Um exemplo do tipo de inovação aberta de fora para dentro é a realização da separação de uma divisão para formar uma nova empresa independente.