Questões de Concurso Público FUNPRESP-EXE 2022 para Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Auditoria e Controle
Foram encontradas 35 questões
No controle interno das entidades, adotam-se procedimentos sistemáticos (ferramentas de compliance) para coibir atos negligentes dos agentes que oportunizem erros, fraudes e roubos.
Controle interno é um processo em série, cuja junção de peças isoladas permite à administração executar as transações, divulgar os resultados, aferir conformidade dos procedimentos executados e fortalecer o ambiente de compliance da entidade.
Os controles internos de gestão são, na sua totalidade, controles que objetivam dar conformidade ao ato (legalidade), conferir utilidade, satisfazer o interesse (conveniência), atribuir motivo para agir (oportunidade) e avaliar a eficiência do resultado.
Salvaguarda de ativos refere-se aos controles de prevenção, de detecção de aquisições, de uso ou de baixa de boa fé, ou por má decisão de negócio, que poderiam ter efeito material sobre as demonstrações financeiras.
Balizados nos pilares da governança corporativa, os fornecedores e credores asseguram para si o retorno sobre o capital investido.
A governança corporativa pode ser entendida sob duas perspectivas: interna ou externa. Por consentâneo, a sociedade seria um stakeholder com maior poder de defesa do interesse comum, suplantando, por exemplo, as preferências de um grupo específico da empresa, como conselheiros, acionistas ou credores.
Nas sessões executivas, conforme a regra do conselho de administração, os assuntos devem ser pautados segundo prazos definidos. Sem prejuízo aos outros assuntos, a pauta para deliberação proposta pela administração da empresa (executivos) deve ser de ampla divulgação aos conselheiros (administradores e não administradores) e aos demais convidados.
Considere que uma empresa terceirize sua folha de pagamento fora de suas instalações. Considere, ainda, que, apensado ao processo para avaliar a eficácia dos controles internos necessários ao levantamento de suas demonstrações financeiras (Internal Control Over Financial Reporting - ICOFR), haja um documento em que se determine que as atividades da terceirizada integrem o sistema de informação da empresa. Nesse caso, para cumprir os ditames da SOX (Lei Sarbanes-Oxley), e sem prejuízo a outros testes de controles, a empresa poderá anexar aos seus controles internos cópia do relatório do auditor independente da prestadora de serviços contratada, no qual serão contemplados alcance, consistência e efetividade dos controles internos relacionados ao processamento das transações daquela empresa testados no período observado. Ainda, esse relatório, considerada sua revisão, poderá ser do tipo I ou do tipo II, de inteiro teor do SAS 70 (Statement on Auditing Standards do American Institute of Certified Public Accountants- AICPA).
A estrutura de controles internos deve contemplar as formas de apuração do resultado e da eficiência dos mecanismos adotados, os quais podem ser evidenciados por questionários, descrições e fluxogramas. A documentação que apresenta maior grau de confiabilidade de êxito dos resultados alcançados consiste no questionário, devido à tecnicidade de sua elaboração e ao trazer questões essenciais de cada setor e possibilitar que os respondentes tragam anotações que oportunizem ao analista ou auditor contundência para detecção de desvios ou falhas.
Lideranças competentes que atuam de maneira ética, ouvem as partes interessadas para a definição dos objetivos organizacionais e zelam pelos controles internos e pelo monitoramento de riscos contribuem para uma gestão com foco em uma boa governança corporativa.
Prestar contas dos recursos utilizados de forma clara, tempestiva, bem como assumir as consequências de seus atos e omissões são atribuições de um agente de compliance que zela pelos princípios de governança relativos aos aspectos de responsabilidade corporativa.
A existência de uma auditoria interna fortalecida e capaz de avaliar os riscos organizacionais, os mecanismos de controles internos e a própria governança favorece uma adequada governança.
O estabelecimento de códigos de ética e conduta que contemplem um expressivo conjunto de melhores práticas e modelos rígidos de atuação é característico dos melhores sistemas de governança.
Everton, presidente de determinada organização, divulgou a existência de graves problemas sobre a gestão de risco. Ao relatar o resultado do seu diagnóstico, ele destacou, entre os problemas constatados, a baixa visão sobre os riscos a que a organização está exposta, a precária definição do apetite a risco suportado pela organização e o compartilhamento de responsabilidades sobre riscos entre diversos setores, quando o correto, segundo ele, seria que essas informações ficassem restritas à diretoria de risco. Nessa situação, o presidente apresentou um diagnóstico assertivo sobre o gerenciamento de riscos.
Por se preocupar com o gerenciamento dos riscos corporativos, a organização Saber & Desenvolver realiza, por meio da sua unidade de controles internos, um acompanhamento contínuo dos procedimentos executados. Para ter mais clareza quanto à adoção de medidas corretivas, a organização também conta com a avaliação de uma empresa independente. Nessa situação, a organização Saber & Desenvolver adota procedimentos não recomendáveis, pois unidades distintas, interna e externa, realizam o mesmo trabalho de monitoramento.
Cosme é um gestor de risco que tem grande preocupação com a capacitação dos empregados sobre termas de riscos, em especial sobre a conscientização em relação aos riscos corporativos. Dessas informações depreende-se que a atitude de Cosme favorece o fortalecimento da imagem institucional e a inibição de prejuízos financeiros, pois seu foco está centrado no desenvolvimento de um adequado ambiente interno.
A empresa de auditoria Conferir e Confirmar constatou que, em determinada organização que auditava, o gerente de negócios era o responsável por fazer a negociação dos prêmios e realizar a aprovação e a autorização das vendas dos seguros, os quais, posteriormente, eram enviados ao setor contábil para as devidas verificações e autenticações. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as atividades de controle estão adequadas no que se refere à segregação de funções.
O Conselho de Administração da empresa Publicidade Intuitiva divulgou um boletim eletrônico aos empregados alertando sobre as responsabilidades de todos em relação ao tratamento dos riscos corporativos. De maneira similar, divulgou orientações aos clientes, fornecedores e acionistas sobre os procedimentos adotados e o papel desses stakeholders em relação à gestão dos riscos organizacionais. Nessa situação os procedimentos adotados são adequados quanto aos elementos de informação e comunicação inerentes aos processos de controles internos.
Durante processo de auditoria na financeira Crédito Ágil, constatou-se que 80% do volume de créditos foi concedido a cinco empresas do ramo automobilístico e que somente 20% dos créditos estavam pulverizados entre empresas de outros ramos de negócios. Nessa situação, a auditoria agirá adequadamente se emitir parecer com recomendações à Crédito Ágil sobre a iminência de risco de crédito, identificado especificamente pelo risco de concentração de crédito.
A empresa Ação & Reação tem perdido clientes e reduzido suas receitas em função das constantes interrupções dos sistemas tecnológicos. Ela não tem conseguido detectar a origem das ocorrências devido às constantes falhas apresentadas no sistema de segurança. Nessa situação, a empresa está incorrendo em riscos operacionais.