Questões de Concurso Público FUNPRESP-EXE 2022 para Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Auditoria e Controle
Foram encontradas 11 questões
Para mitigar riscos referentes aos procedimentos de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, é necessário que as organizações conheçam a legislação e os regulamentos relativos ao assunto, as técnicas utilizadas, o perfil dos clientes, bem como os produtos e serviços mais utilizados para a referida prática.
Para prevenção à lavagem de dinheiro, é importante que a instituição disponha de mecanismos que permitam o armazenamento sobre as transações realizadas pelo cliente, bem como sobre suas informações cadastrais, sendo, entretanto, ilícito utilizar-se das informações disponíveis para checar a compatibilidade entre a movimentação e a capacidade econômico-financeira do cliente.
Em reunião de governança estratégica, o gestor de investimentos defendeu que o fundo de pensão está protegido da possibilidade de ocorrência de eventos ou perdas decorrentes de mudanças adversas internas ou no ambiente externo, que afetem a estratégia de negócio ou os objetivos estratégicos estabelecidos. Nessa situação hipotética, pode-se afirmar que o gestor se referiu ao risco estratégico.
Consultor externo defende que transações de empréstimos e financiamentos a participantes, para maior captação de clientes, sejam realizados na maior brevidade, prescindindo de avaliação de risco. Nessa situação hipotética, pode-se afirmar que o consultor externo está correto.
Especialista da área financeira apregoa que os estudos de gestão de ativos e passivos, bem como as estratégias de carteiras específicas para cada período da vida dos participantes do fundo de pensão, devem considerar as restrições legais para obtenção de carteiras ótimas. Nessa situação hipotética, pode-se afirmar que a especialista está correta.
Gestor de investimentos de fundo de pensão defende que o uso de limites mínimos para todos os tipos de investimento, mesmo que de forma gerencial, podem levar a resultados inadequados para os planos dos beneficiários, não sendo recomendável a adoção dessa prática. Nessa situação hipotética, pode-se afirmar que o gestor de investimentos está correto.
Havendo a probabilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos preços de mercado de posições financeiras detidas pelo fundo de pensão, pode-se dizer que a organização está sob o risco de mercado.
Sensibilidade ao risco é determinada em função da relevância do de seu impacto, da possibilidade de sua ocorrência e da capacidade e preparo do fundo de pensão para reagir e responder à sua materialização.
Quando os procedimentos e rotinas das áreas críticas do fundo de pensão desrespeitam o ordenamento jurídico vigente, as alterações ocorridas na legislação ou as mudanças na interpretação judicial, pode-se afirmar que a organização está sob o risco legal.
Na análise de investimentos e riscos, o screening é considerado negativo quando a alocação de recursos a determinados setores pelo fundo de pensão é privilegiada por sua contribuição positiva para o desenvolvimento sustentável.
Embora não haja riscos de práticas ligadas ao terrorismo, os procedimentos necessários se resumem à mitigação do risco de lavagem de dinheiro na seleção e contratação de servidores e prestadores de serviços terceirizados.