Questões de Concurso Público ICMBIO 2022 para Técnico Ambiental
Foram encontradas 9 questões
O tema central do texto é o crescimento exagerado das árvores nos grandes centros urbanos.
Predomina no texto a descrição dos tipos de malefícios que as árvores podem causar à infraestrutura das cidades.
Depreende-se do texto que a presença de árvores nas cidades promove benefícios para a qualidade de vida das pessoas, os quais, contudo, muitas vezes não são considerados em avaliações técnicas de paisagismo urbano.
No primeiro período do texto, a conjunção “mas” introduz uma ressalva à afirmação de que “Nossas cidades estão perdendo suas árvores rapidamente”.
Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto, a expressão “por serem”, ao final do primeiro parágrafo, poderia ser substituída por que eram.
No segundo parágrafo, a eliminação das vírgulas que isolam o trecho “também conhecidas como sete-copas” prejudicaria a correção gramatical e os sentidos originais do texto.
No primeiro período do segundo parágrafo, sem prejuízo da correção gramatical e da coerência do texto, a palavra “demonizadas” poderia ser substituída pela respectiva forma no singular — demonizada —, caso em que ela passaria a concordar com o termo “uma espécie”.
No terceiro parágrafo, o termo “As espécies de crescimento rápido”, além de sujeito da oração introduzida pela forma verbal “são” (primeiro período), também funciona como sujeito das orações “Não podem ficar muito altas”, “Se derrubarem frutos grandes” e “Podem amassar a lataria de um carro!”.
O texto atribui à desigualdade social o fato de bairros nobres de grandes capitais brasileiras serem muito mais arborizados que outras áreas.