Questões de Concurso Público Prefeitura de Joinville - SC 2022 para Professor Bilingue Libras
Foram encontradas 17 questões
Nesse caso, a referida solicitação encontra amparo no princípio da educação inclusiva segundo o qual
Meta 4.5 Nações Unidas Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo-se as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade. Brasil Até 2030, eliminar as desigualdades de gênero e raça na educação e garantir a equidade de acesso, permanência e êxito em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino para os grupos em situação de vulnerabilidade, sobretudo as pessoas com deficiência, populações do campo, populações itinerantes, comunidades indígenas e tradicionais, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e população em situação de rua ou em privação de liberdade. Internet: <https://brasil.un.org> (com adaptações).
Observa-se, nesse texto, que a meta do Brasil é garantir aos grupos em situação de vulnerabilidade, nos quais se incluem as pessoas com deficiência, a equidade de acesso, permanência e êxito na educação. Isso significa
Pelo emprego do termo “universalizar” nesse texto, infere-se que
De acordo com as diretrizes operacionais da educação especial, o atendimento educacional especializado mencionado nessa situação hipotética tem como função principal
I A datilologia acontece por meio da soletração e nunca de dentro para fora.
II É desejável que, na datilologia, haja uma sequencialidade de dentro para fora, pois assim é mais fácil perceber a palavra.
III A diferença entre a datilologia e o sinal soletrado é que a datilologia é realizada de maneira mais rápida e o sinal soletrado apresenta um movimento mais demorado.
IV A datilologia, que se assemelha aos sinais soletrados, é utilizada para expressar os empréstimos linguísticos, os nomes próprios e os termos que apresentam sinais.
Assinale a opção correta.
I insere a educação de surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como uma modalidade independente.
II assegura e promove, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
III altera a Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.
I Usar a língua de sinais como forma de comunicação é direito do surdo sinalizante.
II É direito do surdo, como forma de acessibilidade, solicitar o profissional intérprete da LIBRAS.
III A LIBRAS é uma língua com estrutura e gramática próprias. IV Estudar em um ambiente bilíngue é direito do surdo.
Assinale a opção correta.
I O movimento pela identidade surda tem promovido espaços igualitários para o povo surdo, procurando respeitar suas identidades.
II O termo “surdo” identifica a formação de um grupo com características linguísticas, cognitivas e culturais específicas.
III A busca por uma identidade surda consiste em um movimento político de pessoas surdas em relação ao uso da língua de sinais e ao direito à utilização de implante coclear.
IV Na manifestação da cultura, o orgulho de ter identidade surda é um ato político.
V A identidade surda está associada à legitimação da diferença linguística e cultural de um grupo.
Estão certos apenas os itens
I No oralismo, a atenção se concentra na língua de sinais, e não na fala, pois a pessoa surda não é vista como deficiente, mas como diferente. Assim a LIBRAS deve ser ensinada, desde a infância, como primeira língua.
II Comunicação total é um método flexível, que faz uso de meios de comunicação oral e gestual e de todo e qualquer método de comunicação (palavras, símbolos, mímicas, sinais).
III O bilinguismo permite o acesso, pela criança, da forma mais precocemente possível, a duas línguas: a LIBRAS (primeira linguaL1) e a língua portuguesa (segunda língua-L2) na modalidade escrita.
Assinale a opção correta.