Questões de Concurso Público SECONT-ES 2022 para Auditor do Estado - Tecnologia da Informação
Foram encontradas 12 questões
Cabe ao gestor do contrato o encaminhamento, para a área administrativa, de indicação de eventual aplicação de glosa no pagamento de uma empresa contratada.
A aderência aos termos contratuais durante a execução dos serviços deve ser verificada pelo fiscal administrativo do contrato.
Cabe ao fiscal administrativo do contrato a verificação das regularidades fiscais, trabalhistas e previdenciárias para fins de pagamento ao fornecedor.
A avaliação da qualidade dos serviços realizados de acordo com os critérios de aceitação definidos em contrato é de responsabilidade tanto do fiscal técnico quanto do requisitante do contrato.
Conforme a Lei n.º 14.133/2021, é vedado ao contratado contratar cônjuge de dirigente do órgão ou da entidade contratante que atue na fiscalização do contrato, independentemente de que essa proibição conste expressamente do edital de licitação.
As penalidades e sanções administrativas a serem aplicadas no caso de descumprimento parcial de cláusulas de nível de serviço (SLA) não necessariamente devem estar definidas no edital e no contrato, observando-se os princípios da razoabilidade e da discricionariedade do agente público.
Nos termos da Lei n.º 8.666/1993, toda compra deve contar com a adequada caracterização de seu objeto, com especificação completa do bem, mas sem indicação de marca, e com a indicação de recursos orçamentários para seu pagamento.
No estágio operação de serviços de ITIL v3, o gerenciamento de problema é responsável por gerenciar o ciclo de vida de todos os problemas, para prevenir, de forma proativa, a ocorrência de incidentes, embora não interfira no impacto dos incidentes que não podem ser evitados.
O processo gerenciamento de problema encontra-se no COBIT 5 e é acionado por meio dos habilitadores, que constituem o mecanismo de tradução das necessidades das partes interessadas em objetivos corporativos específicos para mapear efetivamente o alinhamento entre as necessidades corporativas e os serviços e as soluções de TI.
No MPS.BR – Guia Geral MPS de Software 2020, não há processo relacionado ao gerenciamento de problema no Nível G – Parcialmente, sendo suficiente, para atingir esse nível, a implantação dos processos de gerenciamento de projetos e gerenciamento de requisitos.
Na ITIL 4, no contexto das práticas gerais de gerenciamento, entre as atividades-chaves que constituem as práticas de melhoria contínua, incluem-se a atividade de avaliar e priorizar oportunidades de melhoria e a de medir e avaliar os resultados de melhoria.
Nos objetivos de gerenciamento do COBIT 2019, o domínio monitorar, analisar e avaliar (MEA — do inglês monitor, evaluate and assess) é o responsável por abordar a segurança de informação e tecnologia.