Questões de Concurso Público SME do Recife - PE 2023 para Professor II - Disciplina: Geografia
Foram encontradas 46 questões
A classificação socioeconômica dos países no mundo é feita com base no seu índice de desenvolvimento humano (IDH), e aqueles que são classificados como pobres estão vinculados ao subdesenvolvimento.
Industrialização, renda per capita, qualificação da mão de obra e investimento em ciência e tecnologia inserem-se entre os indicadores para a classificação dos países nos níveis de desenvolvimento e subdesenvolvimento.
No século XX, houve modernização e crescimento econômico no Brasil, tendo-se verificado, também, uma maior concentração de renda e aumento da população pobre no país.
A maior parte do Brasil é agricultável dado o predomínio de terras férteis, entretanto os problemas produtivos e a precariedade na mecanização do espaço geográfico não permitem a classificação do país como desenvolvido.
O Brasil é um país rico tanto em recursos naturais e minerais quanto na disponibilidade de mão de obra, mas apresenta um dos maiores índices de desigualdade social do mundo.
A desigualdade social e o baixo desenvolvimento econômico na América Latina são características que detêm pouca conexão com a colonização, exploração e escravização de africanos e indígenas.
O Brasil é considerado um país em desenvolvimento e está socioeconomicamente situado na periferia do capitalismo internacional.
Os paralelos indicam a latitude, cujos valores variam de 0° a 90°, definem as zonas climáticas do planeta e dividem os hemisférios norte e sul.
Para situar um navegador que passa pela linha do equador, não há necessidade de saber a coordenada longitudinal, já que sua localização está entre os hemisférios norte e sul.
Em uma viagem traçada na projeção de Mercator, partindo-se da capital do Uruguai para a Cidade do Cabo, na África do Sul, a menor distância a ser percorrida é uma reta, visto que essas cidades estão localizadas praticamente na mesma latitude.
Sabendo-se que a distância real entre Recife e Arcoverde é de 270 quilômetros, é correto afirmar que, em um mapa, caso se utilize a escala de 1:1.500.000, essa distância medirá 18 cm.
Uma das projeções cartográficas azimutais equidistantes mais conhecidas é a que se encontra no emblema das Organizações das Nações Unidas (ONU), apresentado a seguir.
Segundo a concepção tradicional da geografia, focada na crítica ao positivismo, o contexto social é o centro do debate geográfico, devendo o estudante desenvolver habilidades que possibilitem a sua plena compreensão do espaço geográfico.
No final do século XIX, o pensamento geográfico foi influenciado pela concepção determinista, desenvolvida na escola alemã, segundo a qual o homem era produto do meio, e pela concepção possibilista, da escola francesa, segundo a qual a natureza fornecia possibilidades para que o homem a modificasse.
A vertente pragmática da geografia, também denominada quantitativa, expressa uma crítica ao tradicionalismo das escolas anteriores, e seu campo de análise está centrado no uso de dados numéricos e estatísticos.
Cultura e territorialidade são duas categorias inseridas no contexto de abordagem geográfica do processo de globalização, cuja origem remete ao meio técnico-científico-informacional.
A abordagem escolar do contexto geopolítico do conflito entre Rússia e Ucrânia deve restringir-se aos conceitos de paisagem e lugar.
Os danos causados à Europa durante a Segunda Guerra Mundial foram devastadores, tendo o governo dos Estados Unidos da América proposto, no período que a sucedeu, uma ajuda financeira de bilhões de dólares, denominada Plano Marshall, para a reconstrução de vários países europeus.
A economia do pós-guerra foi marcada pela ajuda econômica soviética, que criou o Conselho de Assistência Mútua Econômica (COMECON), uma organização econômica de ajuda aos países do espectro ideológico socialista.
O ciclo da economia mundial nas décadas do pós-guerra caracterizou-se por uma crise marcada pelo crescimento das desigualdades, da hiperinflação, da pobreza e do aumento de dívidas externas de todos os países do globo.