Questões de Concurso Público SME do Recife - PE 2023 para Professor II - Disciplina: História
Foram encontradas 64 questões
O historiador é um tipo de porta-voz da sociedade a qual pertence.
A escrita historiográfica considera a interação da tríade objeto, fontes e. procedimentos e métodos
A utilização do aparato crítico permite ao historiador construir um relato com admissibilidade científica.
O historiador reconstitui os fatos por meios de fontes como os vestígios.
A divisão da história em períodos é um fato que não necessita de interpretação, já que se fundamenta em eventos incontestáveis.
A pergunta do historiador situa-se entre o campo objetivo e o subjetivo, já que, por exemplo, o questionamento a fontes é importante para a obtenção de respostas.
Na história positivista, que buscava a cientificidade da escrita historiográfica, o documento deveria ser isento de qualquer tipo de crítica.
Relatos orais podem ser utilizados como fontes para a construção de uma narrativa historiográfica.
Documentos fantasiosos ou falsificados devem ser descartados pelos historiadores, pois não servem à análise histórica.
As fontes históricas possuem uma verdade concreta, sendo vedada a sua intepretação por parte dos historiadores.
As cruzadas cristãs de reconquista da terra santa também serviram para abrandar a tensão com as camadas empobrecidas propícias a envolver-se em revoltas.
O islã teve pouca influência e pouco impacto no continente africano, exatamente o contrário do que ocorreu na península ibérica.
O islã proibia a escravização de quaisquer seres humanos.
O jihad era o núcleo da expansão muçulmana, pois combinava atividades econômicas, políticas e religiosas.
O campesinato pagava em moeda os impostos devidos aos senhores feudais pelo uso do manso servil e dos equipamentos de uso comum.
No contrato feudo-vassálico, o nobre que cedia o bem era chamado de suserano, ao passo que aquele que recebia o benefício chamava-se vassalo.
Os senhores feudais proibiram a presença de mosteiros em seus territórios no intuito de diminuir o poder concorrente da igreja.
O senhorio era o tipo predominante de organização econômica que se dividia em três partes: a reserva senhorial, o manso servil e as terras comunais.
Ao estabelecer uma relação com um vassalo, o suserano, além de ceder terra, comprometia-se a prestar auxílio militar por meio dos cavaleiros.
Os reis de Axum declaravam-se como parte de uma dinastia que remontava à linhagem do rei Salomão, o qual teria tido um filho com a rainha etíope Makeda.