Questões de Concurso Público TC-DF 2023 para Auditor de Controle Externo – Área Auditoria
Foram encontradas 15 questões
No que se refere à execução da auditoria governamental, julgue o próximo item.
É na fase de execução, durante os trabalhos de campo, que a
equipe responsável pelo trabalho aplica os procedimentos e
as técnicas definidas no planejamento de auditoria.
No que se refere à execução da auditoria governamental, julgue o próximo item.
Ao executar a conciliação, o auditor tem o objetivo de
comparar uma amostra do universo com diferentes fontes de
informação, a fim de se certificar da igualdade entre ambas.
Acerca da governança no setor público, julgue o próximo item.
Nos termos do COSO, o controle interno é considerado um
fim em si mesmo, já que sua estrutura, aplicável a toda
entidade, é capaz de assegurar a governança e fornecer
segurança à alta administração da entidade.
Acerca da governança no setor público, julgue o próximo item.
A estrutura de governança e a alta administração devem
estabelecer uma estreita relação de dependência e
subordinação, com vistas ao alinhamento da tomada de
decisões em prol da maior eficiência da organização.
Na realização de uma auditoria por servidor competente do TCDF, o ente fiscalizado pode negar-lhe acesso a documentos solicitados, necessários à execução do escopo dos trabalhos.
O levantamento é o instrumento utilizado para examinar atos sujeitos a registro.
A inspeção, enquanto instrumento de fiscalização, é um processo autônomo que independe de instrução processual e tem rito especial de execução.
Os elementos da auditoria operacional no setor público — auditor, parte responsável, usuários, objeto e critérios — devem, em cada auditoria, ser identificados expressamente pelos auditores.
A natureza da evidência de auditoria necessária à obtenção de conclusões na auditoria operacional é determinada pelo objeto, pelo objetivo e pelas questões de auditoria.
A auditoria interna auxilia a organização a atingir seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada à avaliação e à melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.
As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, e cabe ao auditor selecionar os critérios, considerando o risco e a materialidade.
A fraude não pode ser considerada material, ainda que integre o nível de valor considerado na determinação geral da materialidade.
O fortalecimento da imagem institucional dos tribunais de contas perante a imprensa e a sociedade é um dos objetivos da comunicação dos resultados das fiscalizações realizadas pelo controle externo.
A condição e o critério são elementos dos achados de auditoria, em que a condição corresponde à situação ideal e esperada do ente auditado (o que deve ser), enquanto o critério se refere ao cenário real encontrado pelo auditor (o que é).
Nas auditorias operacionais, a acurácia — a ser obtida a partir da análise das questões por diferentes perspectivas — deve imperar na conclusão do trabalho do auditor, uma vez que o julgamento profissional será pautado em evidências de natureza frequentemente mais persuasiva que conclusiva.