Questões de Concurso Público TJ-ES 2023 para Analista Judiciário - Especialidade: Administração
Foram encontradas 13 questões
As unidades de gestão de pessoas têm o objetivo de garantir a contratação de profissionais prontos para o exercício dos cargos, com as competências requeridas já desenvolvidas.
Processos de recrutamento e seleção bem estruturados possibilitam a contratação de profissionais alinhados aos objetivos da organização e favorecem a redução de turnover.
São vantagens de um processo de recrutamento externo o aproveitamento de conhecimentos previamente adquiridos pelos candidatos e a possiblidade de obter bons resultados de desempenho em curto prazo.
Na busca de um profissional especializado e diferenciado para o exercício de uma função estratégica na organização, o business partner é o mais indicado para realizar o recrutamento misto e a seleção de tal profissional.
A adoção de um modelo de gestão por competências possibilita agregar valor à organização e aos indivíduos que nela trabalham, por meio do alcance dos resultados almejados e da promoção do desenvolvimento das capacidades pessoais e profissionais dos colaboradores.
Formação de nível superior, domínio da língua espanhola e experiência mínima de três anos em cargo de analista, quando exigidos, são considerados requisitos mentais necessários ao exercício de um cargo, os quais são definidos na fase de análise de cargos.
Para que um processo de gestão de desempenho alcance os objetivos desejados, é necessário dispor de indicadores de desempenho relevantes para o negócio, com alto grau de complexidade e com períodos de mensuração de longo prazo.
A respeito da gestão estratégica de pessoas na administração pública, julgue o item a seguir.
A competência é reconhecida socialmente, e a própria organização e seus profissionais determinam o que é competência para o grupo a que pertencem.
O servidor que, no seu órgão de lotação, é comprometido com os resultados a alcançar, de acordo com os objetivos estratégicos, e é persistente perante obstáculos ou dificuldades possui competência individual orientada a resultados.
A atitude, entendida como elemento constituinte da competência, está associada à aplicação produtiva do conhecimento do profissional, ou seja, ao saber fazer e sua utilização em determinada ação.
Uma das características do autogerenciamento da carreira consiste em o colaborador assumir o compromisso de buscar processos de aprendizagem e se submeter a eles para adquirir as competências necessárias tanto à atividade atual quanto às futuras.
A falta de clareza na definição dos pré-requisitos necessários para a progressão na carreira constitui uma desvantagem da adoção da gestão de pessoas por competências.
A reorganização e o reagrupamento dos cargos existentes em determinada organização dificultam a implantação de modelos de gestão de pessoas por competências.