Questões de Concurso Público TJ-ES 2023 para Analista Judiciário - Especialidade: Arquivologia
Foram encontradas 40 questões
Acerca de conceitos e princípios arquivísticos, julgue o item a seguir.
O princípio da proveniência assegura o primeiro agrupamento dos documentos.
O arquivista enfrenta um problema na aplicação do conceito de fundo diante de conjuntos documentais em complexas organizações burocráticas.
O princípio da pertinência prevê que os documentos de arquivo sejam tratados de acordo com seu conteúdo.
O acesso à informação compreende, por exemplo, o direito de obter informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou suas entidades, mesmo que esse vínculo já tenha cessado.
O estabelecimento de diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos é competência do Arquivo Nacional.
A descrição horizontal adotada pela NOBRADE tem por objetivo representar o contexto e a estrutura hierárquica do fundo e de suas partes componentes.
A inclusão de uma informação relevante para o nível de descrição atende ao objetivo de representar, com rigor, o contexto e o conteúdo da unidade de descrição, conforme previsto na NOBRADE.
Considerando a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) e a Norma Internacional de Descrição de Funções (ISDF), julgue o item subsequente.
Título e data são os elementos da área de controle da descrição estabelecidos na NOBRADE.
Na ISDF, a área de identificação é aquela em que são registradas e descritas as relações de uma função com outras funções.
Conforme a ISDF, as funções servem de ferramenta para a recuperação e análise de documentos
Na ISDF, o elemento que tem o objetivo de criar um ponto de acesso autorizado que identifique especificamente a função é a forma autorizada do nome.
No programa de gestão de documentos, o recolhimento faz parte da fase de utilização e conservação de documentos
Os arquivos do Poder Judiciário não fazem parte do Sistema Nacional de Arquivos, pois constituem um sistema próprio, gerido pelo Conselho Nacional de Justiça.
As tradições administrativas são um dos fatores que dificultam a implementação do programa de gestão de documentos no Brasil.
Na implementação do programa de gestão de documentos, o arquivamento intermediário é tratado na fase de produção.
Um conjunto de procedimentos e operações técnicas que permita a eficiência e a eficácia da gestão de documentos é considerado um sistema de gestão arquivística de documentos.
O diagnóstico da situação arquivística do tipo minimalista permite a elaboração de instrumentos de gestão arquivística.
Acerca do diagnóstico da situação arquivística e do protocolo, julgue o item a seguir.
A quantificação de negativos fotográficos é feita por rolos de filme.
O registro, como atividade de protocolo, caracteriza-se pela distribuição e tramitação de documentos pela organização.
A implementação de sistemas informatizados de gestão de documentos tem promovido descentralização das atividades de protocolo.