Questões de Concurso Público ANA 2024 para Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico - Especialidade 3
Foram encontradas 7 questões
A taxa de aumento da temperatura da superfície dos oceanos observada nos últimos 40 anos é menor que a taxa de aumento observada na temperatura da superfície dos continentes no mesmo período. Entre as explicações para isso, destacam-se a capacidade térmica dos oceanos, as correntes oceânicas, os processos de mistura na vertical e a evaporação.
O fenômeno El Niño tem aumentado em magnitude e frequência, nos últimos anos, em resposta ao aquecimento global, sendo apontado por cientistas como a principal causa das ondas de calor que atingiram o Brasil em 2023 e no início de 2024.
De acordo com os relatórios divulgados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês), as ondas de calor deverão ser mais intensas e frequentes nos próximos anos devido ao aquecimento global.
A sensação térmica, também conhecida como temperatura aparente, mencionada no texto, é calculada com base na temperatura do ar e na velocidade do vento. Esta última tende a aumentar durante os dias de onda de calor e com o aquecimento global.
O sistema de drenagem do Plano Piloto, pela época em que foi concebido, seguia critérios de projeto vigentes à época, em que as precipitações de projeto eram calculadas com tempo de recorrência de 5 anos. E o pior, não havia séries de registros de chuvas em Brasília e, portanto, as obras foram projetadas com chuvas de outros lugares. Hoje, o tempo de recorrência utilizado em novos projetos é de, pelo menos, 10 anos. É importante observar que a engenharia admite que o sistema tem uma capacidade limitada de operação e a possibilidade dele não ser capaz de suportar o fluxo das águas nos eventos extremos.
Finalmente, será que os últimos eventos de precipitação foram realmente intensos? Os dados de chuva registrados no prédio SG-12, no campus Darcy Ribeiro, em 9 de fevereiro, mostram que, em 30 minutos, choveu 70 mm, o que representa um tempo de recorrência de cerca de 50 anos. Essa estimativa é baseada em dados de chuva obtidos nas décadas de 1980 a 2000. Diversos estudos, em âmbito mundial, têm indicado um aumento da frequência de ocorrência de chuvas intensas utilizadas normalmente em projetos de drenagem: com as mudanças climáticas, os alagamentos tendem a ser mais frequentes.
Alagamentos na Asa Norte e UnB. In: Correio Braziliense, 20/2/2024, Opinião. Internet:
Com referência ao texto apresentado, e considerando o impacto
do aquecimento global e das mudanças do clima nos recursos
hídricos, julgue o item subsecutivo.
De acordo com relatórios divulgados pelo IPCC, o aumento das chuvas intensas resultante das mudanças climáticas será benéfico para as regiões mais secas do Brasil, como o sertão árido e semiárido do Nordeste, que irão experienciar um aumento da chuva média anual em consequência do aquecimento global.