Questões de Concurso Público CGE-RJ 2024 para Auditor do Estado
Foram encontradas 12 questões
Infere-se do texto que a preocupação com a imagem organizacional surgiu concomitantemente na iniciativa privada e nos órgãos públicos, mas apenas recentemente se difundiu na esfera pública.
De acordo com as ideias expressas no texto, no contexto de construção da imagem de uma organização, releva-se o papel dos veículos de imprensa na publicação de notícias.
Entre os objetivos do texto, está o de informar que, dada a complexidade do sistema de comunicações de uma organização, que visa primordialmente ao alcance de objetivos funcionais, nem sempre a imagem organizacional alcançada e a pretendida coincidem, devido à existência de uma série de fatores não controláveis pela organização ao longo do processo de construção da sua imagem.
Entende-se do texto que a imagem que se forma da organização é determinante para a formação do conjunto de contatos que ela vai realizar.
Estariam mantidas a coerência das ideias do texto e sua correção gramatical caso o trecho “a migração desses meios de comunicação para a Internet aumenta o volume de informações em circulação e eleva o seu poder de influência” (terceiro período do terceiro parágrafo) fosse assim reescrito: quando migraram para a Internet, esses meios de comunicação aumentaram o volume de informações em circulação e elevaram o seu poder de influência.
A substituição do vocábulo “pretendida” (segundo período do primeiro parágrafo) pelo vocábulo almejada ou pela oração a que aspira manteria a correção gramatical e o sentido do texto.
A correção gramatical do texto seria mantida caso se flexionasse a forma verbal “gera” (terceiro período do primeiro parágrafo) na terceira pessoa do plural — geram —, mas, nesse caso, as relações coesivas no período seriam alteradas.
O segmento “na medida em que” (segundo período do segundo parágrafo) introduz um argumento que expressa o motivo de a imagem organizacional pública ter valor estratégico.
É facultativo o emprego do sinal indicativo de crase no vocábulo “a” em “perante a sociedade” (segundo período do segundo parágrafo).
A expressão “apesar de” (terceiro período do segundo parágrafo) tem o mesmo sentido da preposição malgrado.
No primeiro período do terceiro parágrafo, a partícula “se”, em ambas as suas ocorrências, indica que é indeterminado o sujeito sintático de cada uma das orações que formam o período.
Caso a forma verbal “há” (terceiro período do segundo parágrafo) fosse substituída por existem, a correção gramatical e o sentido do texto seriam mantidos.