Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2024 para Profissional de Nível Universitário Júnior - Função: Assistente Social

Foram encontradas 19 questões

Q2387943 Serviço Social
A Lei n.º 8.662/1993 prevê expressamente que constitui competência do assistente social
Alternativas
Q2387944 Serviço Social
      O serviço social brasileiro, uma profissão sócio-histórica, atua na realidade humano social e tem por objeto de intervenção profissional as expressões da questão social. É frequente o questionamento dos profissionais sobre como atuar criticamente e de modo transformador diante de um meio profissional onde predominam as forças conservadoras, burocratizadas e alienadoras, ou mesmo como compreender essa realidade tão complexa associando dialeticamente teoria e a prática. Considerando que não devemos enfrentar questões políticas e históricas apenas com a vontade própria, sob pena de corrermos o risco de fazer uma leitura determinista ou messiânica da realidade e de perdermos de vista os determinantes mais amplos — trazendo-nos mais angústias do que realizações —, mostra-se importante que o serviço social como profissão interventiva que atua na realidade humano social se comprometa em realizar o desvendamento crítico das múltiplas determinações presentes na realidade, quais sejam: sociais, políticas, econômicas, históricas e culturais. 

Josiane Moraes e Maria Lúcia Martinelli. A importância da categoria mediação para o serviço social. In: XX Seminário Latinoamericano de Escuela de Trabajo Social. Anais eletrônicos[...]. Cordoba/Argentina: Facultad de Trabajo Social/Universidad Nacional De La Plata, 2012, p.1 (com adaptações).

A partir da leitura do trecho precedente, é possível apreender a importância da categoria mediação para o serviço social e o exercício profissional, por se configurar uma categoria
Alternativas
Q2387945 Serviço Social
      Maria Lúcia Silva Barroco, ao se debruçar sobre a dimensão ética e seus desdobramentos na compreensão do exercício ético profissional no serviço social, apresenta a ética enquanto parte da práxis social individual que se desdobra nas relações sociais cotidianas. Dessa forma, a ética se correlaciona com a categoria central que dita a sociabilidade das pessoas, qual seja, o trabalho que irá objetivar suas ações, bem como os objetivos e finalidades a serem alcançados. Assim, o trabalho irá moldar o processo coletivo de construção do regramento ético das profissões num contexto histórico, social e cultural determinado pelas condicionantes que os compõem, em que se pode definir, a priori, o sistema capitalista.

Maria Lúcia Silva Barroco. Fundamentos éticos do Serviço Social. In: CFESS. Serviço Social: Direitos sociais e competências profissionais. Unidade III. Brasília, CFESS, v. 1, 2009. Internet: <www.cressrn.org.br> (com adaptações).

A partir do excerto apresentado, é correto afirmar que os projetos profissionais sob as bases da compreensão do exercício ético se apresentam como
Alternativas
Q2387946 Serviço Social
      A questão da práxis profissional se apresenta como essencial para a compreensão da atuação do assistente social. Inicia-se com o reconhecimento do serviço social como um trabalho abstrato inserido no modo de produção capitalista e que, portanto, irá sofrer todas as consequências que esse modelo impõe na sociabilidade humana, apesar de ser um cenário também de intervenção profissional.
Considerando essas informações, assinale a opção que corresponde à compreensão da práxis profissional.
Alternativas
Q2387947 Serviço Social
Em caso de calamidade pública, a participação do assistente social em programas de socorro à população, de acordo com o Código de Ética Profissional, é
Alternativas
Q2387948 Serviço Social
Tendo como base a legislação vigente relativa ao Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a opção correta.
Alternativas
Q2387954 Serviço Social
Julgue os itens seguintes de acordo com a legislação pertinente à organização e à gestão da assistência social.

I O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) caracteriza-se pela centralidade da gestão das ações.
II A proteção social básica atua na proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos.
III A vigilância socioassistencial é um dos instrumentos das proteções da assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus agravos no território.

Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2387955 Serviço Social
Em relação à participação da comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a opção correta, conforme a legislação vigente.
Alternativas
Q2387956 Serviço Social
Segundo a legislação vigente, a concessão do benefício de prestação continuada, oferecido a pessoas com deficiência e pessoas idosas, ficará sujeita à 
Alternativas
Q2387957 Serviço Social
Acerca da questão social e suas expressões, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2387958 Serviço Social
No que diz respeito à pesquisa social, é correto afirmar que
Alternativas
Q2387959 Serviço Social
A respeito de interdisciplinaridade, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2387960 Serviço Social
No que diz respeito ao trabalho coletivo no serviço social com grupos, famílias e redes sociais, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2387961 Serviço Social
Acerca de planejamento, administração, projetos e programas em serviço social, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2387962 Serviço Social
Em relação à assessoria e consultoria no serviço social, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2387963 Serviço Social
      Luana, pessoa com deficiência moderada, atualmente com 24 anos de idade, desempregada, com documentação pessoal regular, não possui renda própria e reside com a família. Ao ser atendida pelo assistente social em uma unidade pública de assistência social, relatou que a família, também com dificuldades financeiras, não possui condições de mantê-la. Referiu que a insuficiência de renda da família se refletia em constantes atrasos no aluguel e em situação de insegurança alimentar persistente de todo o grupo familiar. Afirmou que já passara pelas perícias do INSS e estava aguardando receber o benefício de prestação continuada (BPC). Luana mencionou, ainda, que, dias antes, lhe fora oferecido um trabalho pelo qual passaria a ganhar cerca de 1 salário mínimo, além de ser inserida no regime geral de previdência social (RGPS) pela instituição empregadora.
      Na avaliação do assistente social que atendeu Luana, ainda que ela venha a receber o salário mínimo citado, ela cumpre os critérios relativos à renda familiar mensal per capita exigida para o BPC.

Tendo a situação hipotética precedente como referência, julgue os itens a seguir, com base na Lei Orgânica de Assistência Social. 

I Entre os princípios da assistência social incluem-se a atenção às pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
II Para receber e manter o BPC regularmente, Luana deve estar inscrita no cadastro de pessoas físicas e no cadastro único para programas sociais do governo federal.
III A inscrição no cadastro único para programas sociais do governo federal pode ser feita tanto no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) quanto no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
IV Caso Luana formalize o contrato de trabalho, seja inserida no RGPS e receba o BPC, ela não terá o direito de requerer concessão do auxílio-inclusão.

Estão certos apenas os itens
Alternativas
Q2387964 Serviço Social
Em relação ao atual Código de Ética Profissional do Assistente Social, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2387965 Serviço Social
No que se refere ao serviço social nas organizações privadas no âmbito da gestão de pessoas, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2387966 Serviço Social
Em relação a serviço social, responsabilidade social e ambiental, assinale a opção correta. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: D
5: B
6: A
7: B
8: A
9: A
10: A
11: C
12: A
13: D
14: C
15: E
16: C
17: B
18: D
19: A