Questões de Concurso Público Prefeitura de Aracaju - SE 2024 para Professor - Disciplina: Arte
Foram encontradas 21 questões
Importantes para a manutenção do flow, as pausas estratégicas em um rap caracterizam-se pela interrupção da vocalização do rapper, com a finalidade de enfatizar ou incrementar o impacto rítmico, permitir respiros, conferir mais clareza às rimas e estabelecer uma conexão mais robusta com o beat.
O flow associado ao rap brasileiro adota uma frequência de 160 bpm, o que admite a cadência e a entonação típicas do padrão rítmico do hip hop nacional, mais lento e com mais pausas que o padrão rítmico internacional.
O Barroco foi considerado um dos períodos mais ricos da arte afro-brasileira, uma vez que a maioria de seus artistas eram negros e pardos.
A identidade étnico-racial de um objeto artístico afro-brasileiro somente pode ser reconhecida caso a manifestação artística em questão mantenha todos os seus traços originais.
A arte afro-brasileira, resultante da fusão entre a base materna africana e os subsídios miscigenados ibéricos e indígenas, surgiu em um contexto de colonização extrativista caracterizado pela extração e pelo processamento da cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro.
Hip-hop, capoeira, blocos carnavalescos, afoxés, maracatus, bumba-meu-boi, caboclinhos e ternos de reis são exemplos de manifestações artísticas de origem afro-indígena.
Ao propor atividades de transversalidade em arte, abordando manifestações artísticas de diferentes grupos étnicos, é importante que o professor contextualize seu significado para o grupo étnico ou cultural que produziu tais manifestações, para que o assunto não seja tratado como folclore.
Para devidamente investigar as relações sociais e culturais e seus impactos sobre a arte, é preciso compreender categorias como raça e etnia, as quais são atualmente entendidas como sinônimas.
Trabalhar a pluralidade cultural no âmbito do ensino de arte nas escolas propicia aos alunos o conhecimento de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos, possibilitando a promoção de sua autoestima e contribuindo para a formação de autodefesas a expectativas indevidas que lhes poderiam ser prejudiciais.
O sistema coringa de atuação foi criado por Bertold Brecht e aproveitado por Augusto Boal no Teatro de Arena, tendo como pressuposto que o personagem de um espetáculo pode ser feito por mais de um ator.
No que diz respeito à expressão cultural do samba de coco, julgue o item seguinte.
A estrutura musical do samba de coco é composta por versos regulares ou isométricos, com a presença marcante de instrumentos cordofones como cuícas, pandeiros, tambores, chocalhos e maracas.
No que diz respeito à expressão cultural do samba de coco, julgue o item seguinte.
Outros nomes dados ao samba de coco na região Nordeste são coco praieiro, bambelô ou coco zambê, samba de aboio e samba de coco, tará e coco de roda.
No que diz respeito à expressão cultural do samba de coco, julgue o item seguinte.
O samba de coco tem raízes na cultura africana, sem nenhuma influência das culturas europeia e indígena.
Acerca de Heitor Villa-Lobos e da música erudita no Brasil, julgue o item subsecutivo.
Heitor Villa- Lobos participou da Semana de Arte Moderna de 1922, mas na ocasião foi vaiado e hostilizado, por ter seguido à risca as regras formais e estilísticas da música erudita tradicional da Europa.
Acerca de Heitor Villa-Lobos e da música erudita no Brasil, julgue o item subsecutivo.
Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro, maestro e musicista, lançava mão de alguns recursos inusitados em suas composições, tendo sido um deles o canto de pássaros.
Acerca de Heitor Villa-Lobos e da música erudita no Brasil, julgue o item subsecutivo.
Heitor Villa-Lobos criou várias composições nas quais estão presentes elementos da cultura brasileira, como, por exemplo, o folclore brasileiro.
Acerca de Heitor Villa-Lobos e da música erudita no Brasil, julgue o item subsecutivo.
Uma obra muito conhecida de Heitor Villa-Lobos é Trenzinho Caipira, em que instrumentos de orquestra reproduzem o som do movimento de uma locomotiva.
A respeito da obra Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, julgue o item a seguir.
A montagem de Vestido de noiva do diretor e encenador Zbigniew Ziembinski rompeu com o formato de montagens tradicionais e não seguiu a ideia original do dramaturgo Nelson Rodrigues.
A respeito da obra Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, julgue o item a seguir.
Vestido de noiva é considerada a obra dramatúrgica que inaugurou o teatro moderno no Brasil, por apresentar uma estrutura narrativa linear, que respeita o tempo cronológico dos acontecimentos.
A respeito da obra Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, julgue o item a seguir.
A montagem teatral histórica do texto de Vestido de noiva no ano de 1943 foi realizada pelo diretor e encenador polonês Zbigniew Ziembinski e encenada pelo grupo de atores Os comediantes.