Questões de Concurso Público Prefeitura de Camaçari - BA 2024 para Médico - Especialidade: Gastroenterologista

Foram encontradas 30 questões

Q2363101 Medicina
A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), a Sociedade Europeia de Endoscopia Gastrointestinal (ESGE) e a Sociedade Americana de Endoscopia Gastrointestinal (ASGE) são os principais coordenadores científicos da atividade médica no setor de endoscopia gastrointestinal e os responsáveis por elaborar guias de condutas médicas para as diversas patologias que envolvam o aparelho gastrointestinal. Com base nas orientações desses guias para o diagnóstico e a conduta nos casos de hemorragias digestivas altas não varicosas do trato digestivo, julgue os itens seguintes.
I Segundo a ESGE, em casos de hemorragia digestiva alta, a estabilização hemodinâmica pode ser feita após a realização do exame endoscópico, iniciando-se com a ingestão de líquidos cristaloides, seguida de infusão de hemoderivados como concentrado de hemácias, se necessária para manter a hemoglobina entre 7 e 9 g/dL. 
II O uso intravenoso de altas doses de inibidores de bomba de prótons (IBP), nos casos de hemorragias digestivas agudas gástricas, não interfere no prognóstico, devendo ser, dessa forma, introduzido somente após o diagnóstico.
III O uso de sonda nasogástrica ou orogástrica para lavagem gástrica e aspiração contínua com soro gelado é desaconselhável como rotina em todos os casos de hemorragias digestivas altas, devendo ficar restrito a casos especiais. 
Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2363102 Medicina
Em relação ao diagnóstico e tratamento da hemorragia varicosa esofagogástrica, julgue os próximos itens. 
I A utilização de agentes vasoativos como a terlepressina, octreotide ou somatostatina pode ser indicada a pacientes com suspeita de sangramento agudo varicoso de grande vulto durante a estabilização hemodinâmica, mesmo antes do procedimento endoscópico.
II A ESGE recomenda que os pacientes portadores de cirrose hepática avançada compensada (etiologia, viral, alcoólica, esteato-hepatite não alcoólica com hipertensão portal significativa) evitem a utilização de betabloqueadores não seletivos como o propranolol ou carvedilol, visto que podem favorecer o sangramento varicoso. 
III Os pacientes que fazem uso de betabloqueadores como o propranolol devem suspendê-los em caso de varizes de grosso calibre com red spots ou vasa vasorum; além disso, só devem ser submetidos à ligadura elástica de varizes se já tiverem apresentado sangramento varicoso. 
Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2363103 Medicina
No que diz respeito à abordagem endoscópica das lesões subepiteliais, esofagogástricas, incluídos os tumores neuroendócrinos, julgue os itens subsequentes.
I Lesão subepitelial assintomática com diâmetro inferior a 20 mm e cujo diagnóstico definitivo seja de leiomioma ou lipoma ou pâncreas ectópico prescinde de vigilância endoscópica programada. 
II As lesões suspeitas de tumor estromal (GIST) de mais de 20 mm podem ser acompanhadas endoscopicamente e biopsiadas se, na avaliação ecoendoscópica, apresentar diâmetros acima de 30 mm. 
III As lesões neoplásicas neuroendócrinas gástricas do tipo 1, com diâmetro entre 10 e 20 mm, podem ser acompanhadas com ecoendoscopias programadas a cada 6 – 12 meses. 
Assinale opção correta. 
Alternativas
Q2363104 Medicina

No que se refere à gastrite atrófica autoimune, julgue os itens subsecutivos. 


I A utilização de corantes como o azul de metileno pode auxiliar na detecção da presença de ácido na mucosa gástrica, havendo uma mudança para vermelho quando o pH é ácido. 


II As células parietais, predominantes no antro gástrico, são as produtoras de HCL e o principal alvo dos anticorpos que caracterizam essa doença autoimune. 


III A hiperplasia de células neuroendócrinas gástricas, comum nessa doença, está associada ao aumento dos níveis de somatostatina, secretadas pelas células D no antro gástrico. 


IV A absorção de vitamina B12 ocorre no íleo distal e depende da quebra do complexo vitamina B12-fator intrínseco por enzimas pancreáticas. 


Assinale a opção correta. 







Alternativas
Q2363105 Medicina
Com relação ao diagnóstico e tratamento do esôfago de Barrett, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2363106 Medicina
Lesões esofagianas são encontradas frequentemente durante os exames de endoscopias digestivas de rotina. A detecção e a caracterização dessas lesões são fundamentais para o seu diagnóstico e tratamento específico. Acerca dessas anormalidades, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2363107 Medicina
Em relação ao papel da endoscopia no diagnóstico e tratamento do câncer do esôfago, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2363108 Medicina
A classificação de Chicago dividiu a acalásia em três subtipos, de acordo com a pressurização esofágica. O tipo I é caracterizado por 100% de falha nas contrações e não pressurização esofágica; o tipo II tem pressurização panesofágica em pelo menos 20% das deglutições; e o tipo III é definido pela presença de fragmentos preservados de peristalse distal ou contrações prematuras por pelo menos 20% das deglutições. Em relação ao papel da endoscopia no diagnóstico e tratamento das estenoses esofagianas, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2363109 Medicina
No que concerne ao diagnóstico e ao tratamento da doença ulcerosa péptica, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2363110 Medicina
Considerando as normas e os procedimentos para a prevenção de complicações e iatrogenias durante a realização de exame de endoscopia digestiva na rotina diária, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2363111 Medicina

    Um paciente de 33 anos de idade, sexo masculino, procurou um ambulatório de clínica médica com queixa de diarreia havia cerca de 6 meses. Nesse período, ele apresentou fezes líquidas, eventualmente com sangue perceptível a olho nu, cólicas abdominais moderadas e perda de 4 kg. Já havia realizado tratamento com metronidazol e nitazoxanida, prescrito em consulta anterior, mas sem melhora. Associado a esse quadro, também relatou dor no joelho esquerdo, de ritmo inflamatório, surgida havia cerca de 2 meses, com melhora parcial com uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINE). O médico que o atendeu solicitou uma colonoscopia, que revelou uma inflamação intensa em cólon sigmoide e reto, com comprometimento contínuo da mucosa e com enantema evidente, friabilidade e múltiplas erosões.


Com base nesse caso clínico, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2363112 Medicina
    Uma paciente de 24 anos de idade, proveniente da zona rural, procurou um posto de saúde para investigação de cólicas abdominais hipogástricas e diarreia intermitente, sem sangue, com duas a quatro eliminações pastosas a semilíquidas ao dia, quadro surgido havia aproximadamente 1 mês, sem emagrecimento associado. Também referiu o surgimento, quase concomitante, de tosse seca e de um chiado noturno, que a paciente nunca havia apresentado anteriormente. O médico que a atendeu solicitou exame parasitológico de fezes, que revelou uma parasitose. 
Com base nesse caso clínico, assinale a opção que indica, respectivamente, parasitose que se enquadra corretamente como etiologia do quadro clínico descrito e seu tratamento.  
Alternativas
Q2363113 Medicina
A respeito da diarreia crônica, síndrome que pode incluir diversos diagnósticos etiológicos, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2363114 Medicina
    Uma mulher de 60 anos de idade, assintomática, realizou exames de rotina solicitados por ginecologista. Durante a ecografia abdominal, foi identificada uma imagem ecogênica e ovalada, móvel, produtora de sombra acústica posterior no infundíbulo da vesícula, medindo 3 cm no seu maior diâmetro.
Em relação a esse caso clínico, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2363115 Medicina
Considerando o manejo da pancreatite aguda baseado em evidências científicas, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2363116 Medicina
    Um paciente do sexo masculino, 65 anos de idade, portador de cirrose alcoólica, até então compensada, sem complicações prévias, procurou o ambulatório de gastroenterologia, relatando aumento do volume abdominal havia aproximadamente uma semana. Durante a consulta, foi submetido a uma ecografia abdominal, que identificou líquido livre intra-abdominal em moderada quantidade. Foram realizadas punção e análise do líquido, o que evidenciou um gradiente de albumina soro-ascite igual a 1,2 g/dL e 2 g de proteínas no líquido ascítico. A contagem de polimorfonucleares no líquido ascítico foi de 100/mm3 . Foram feitos também exames de sangue, que mostraram níveis de bilirrubina normais, albumina sérica = 3,8 g/dL, atividade de protrombina = 75%, transaminases levemente elevadas e creatinina normal. 
Com relação a esse caso clínico, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2363117 Medicina
Um paciente do sexo masculino, 33 anos de idade, com infecção por hepatite B descoberta há mais de 6 meses, foi encaminhado ao consultório médico. Levou consigo os seguintes resultados de exames recentes: ALT = 78 g/dL; AST = 62 g/dL; HBV-DNA = 134.000 UI/mL; HBeAg positivo. A ecografia de abdome resultou normal e a elastografia hepática estimou a fibrose em grau 1 de METAVIR. Os resultados dos demais exames laboratoriais (bioquímica e hemograma) estavam normais. O paciente não tem nenhuma comorbidade. 
Nesse caso clínico, a infecção está na fase
Alternativas
Q2363118 Medicina
O câncer gástrico precoce pode ser tratado endoscopicamente, havendo várias modalidades endoscópicas de tratamento para ressecção das lesões. Nesse contexto, para ressecção de carcinomas diferenciados, sem úlceras ou cicatrizes, restritos à mucosa e com mais de 2 cm no seu maior diâmetro, é indicada a técnica endoscópica de 
I mucosectomia convencional (EMR). 
II mucosectomia por strip-off biopsy
III mucosectomia assistida por ligadura elástica.
IV dissecção endoscópica da submucosa (ESD). 
Assinale a opção correta. 


Alternativas
Q2363119 Medicina
São achados compatíveis com pancreatite crônica
Alternativas
Q2363120 Medicina
Tendo como referência a IV Conferência de Consenso Brasileira em Infecção por H. pylori, assinale a opção correta. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: D
5: B
6: E
7: E
8: E
9: E
10: E
11: C
12: E
13: B
14: C
15: E
16: D
17: D
18: A
19: A
20: B