Questões de Concurso Público Prefeitura de Camaçari - BA 2024 para Médico - Especialidade: Ortopedista

Foram encontradas 30 questões

Q2361341 Medicina
A respeito da estrutura do tecido ósseo, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2361342 Medicina
Com relação ao pé torto congênito, que constitui uma das deformidades mais frequentes na ortopedia pediátrica, julgue os itens a seguir.
I No pé torto congênito, a deformidade principal é a luxação medial do complexo formado pelo navicular, pelo calcâneo e pelo cuboide em relação ao tálus.
II No tálus, a extremidade distal está desviada plantar e medialmente e o ângulo formado pelos eixos do colo e do corpo apresenta-se diminuído.
III Nessa deformidade, o pé cavo deve-se à supinação do antepé em relação ao retropé.

Assinale a opção correta.
Alternativas
Q2361343 Medicina
A pseudoartrose congênita da tíbia constitui uma enfermidade rara cuja causa é atribuída à não formação de osso normal. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2361344 Medicina
A displasia do desenvolvimento do quadril é um espectro de anormalidades anatômicas do quadril. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
I A condição em que o quadril se encontra — se é instável, displásico, subluxado ou luxado — determina como se manifestará essa alteração.
II Na displasia do desenvolvimento do quadril, a luxação da cabeça do fêmur pode ocorrer apenas no período fetal ou pré-natal.
III A mielomeningocele, a artrogripose e a agenesia lombossacral podem ocorrer quando a luxação é teratológica.

Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2361345 Medicina
Na luxação congênita de joelho, ocorre a hiperextensão, que aproxima o pé do tórax. Com referência a esse distúrbio, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2361346 Medicina
A deficiência longitudinal congênita da fíbula é descrita como o defeito congênito mais comum dos ossos longos. A deformidade pode variar em sua manifestação desde hipoplasia mínima até aplasia completa da fíbula. No que se refere a essa temática, julgue os próximos itens
. I A classificação de Achterman e Kalamchi é baseada no aspecto da fíbula e é dividida em tipo I, tipo II e tipo III.
II A classificação de Paley baseia-se no estado da articulação do tornozelo, o que serve como guia para o tratamento.
III A classificação de Achterman e Kalamchi é a mais utilizada, pois, por meio dela, é possível orientar qual o melhor tipo de tratamento.

Está(ão) certo(s) apenas o item(ns)
Alternativas
Q2361347 Medicina
No que concerne à relação entre crescimento e aumento do tamanho das estruturas, julgue os itens que se seguem.
I O crescimento pode ocorrer devido à hipertrofia, à hiperplasia ou à quantidade de material ao redor das células.
II Tanto o crescimento ósseo no jovem quanto a remodelação óssea no adulto e a consolidação de osso fraturado dependem de vários fatores, entre os quais se incluem minerais, vitaminas, hormônios, exercício físico e envelhecimento.
III A cartilagem apresenta dois tipos de crescimento: aposicional e intersticial.

Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2361348 Medicina
Com relação ao tecido muscular, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2361349 Medicina
O pé talo vertical congênito consiste em uma deformidade rara e rígida, considerada uma malformação grave, com várias alterações. Assinale a opção correta acerca desse distúrbio.
Alternativas
Q2361350 Medicina
No que diz respeito à classificação das malformações congênitas, julgue os itens a seguir.
I Sindactilia pode ser simples, quando limitada às partes moles; complexa, quando atinge estruturas ósseas e(ou) nervosas; e complicada, quando associada às anomalias múltiplas.
II Quanto ao tipo de malformação, a escoliose congênita pode ser corretamente classificada como cervical, cervicotorácica, torácica, toracolombar, lombar e lombossacral.
III De acordo com a classificação de Stelling e Turek, a polidactilia pós-axial pode ser do tipo I, quando atinge somente partes moles; tipo II, quando ocorre a duplicação de falanges; e tipo III, quando se dá a duplicação completa.

Assinale a opção correta.
Alternativas
Q2361351 Medicina
Em se tratando do osso metafisário, haja vista sua formação essencialmente trabecular e sua alta vascularização, é correto afirmar que
Alternativas
Q2361352 Medicina
Biomecanicamente, os ossos do antebraço funcionam como um bloco cinético, devendo, pois, ser considerados como uma articulação. Tratando-se de fratura segmentar não exposta do rádio, quando não houver placa suficientemente longa, é indicada
Alternativas
Q2361353 Medicina
A lombalgia pode apresentar-se correlacionada com alguns achados em exames de imagem e sua avaliação clínica deve levar em consideração a presença de fatores considerados determinantes para o diagnóstico, tal como
Alternativas
Q2361354 Medicina
Por suas características biomecânicas, as fraturas transversas da patela devem ser abordadas pelo método de conversão de forças de distração em forças de compressão (banda de tensão). No período de pós-operatório, esse método deve ser associado à
Alternativas
Q2361355 Medicina
O tumor de células gigantes é neoplasia de natureza mesenquimal, caracterizada pela proliferação de células gigantes multinucleadas (gigantócitos) que se assemelham aos osteoclastos, em meio de estroma de células mononucleadas. Também conhecido como osteoclastoma, esse tumor caracteriza-se por
Alternativas
Q2361356 Medicina
A luxação glenoumeral é mais frequente na faixa etária de 20 a 30 anos. Na avaliação cirúrgica, deve-se considerar a presença de lesão de Hill-Sachs. Quando houver acometimento de mais de 25% da cabeça umeral, deve-se indicar
Alternativas
Q2361357 Medicina
Com relação ao tratamento da tenossinovite de De Quervain, é correto afirmar que
Alternativas
Q2361358 Medicina
Na osteomielite aguda hematogênica, a velocidade de hemossedimentação deve ser considerada
Alternativas
Q2361359 Medicina
Com base nos critérios de densidade mineral óssea (DMO), a osteopenia é definida como um escore T entre
Alternativas
Q2361360 Medicina
Interligadores C-terminais são produtos da degradação do colágeno, útil como marcador da reabsorção óssea. Durante o metabolismo ósseo normal, parte do colágeno é degradada e pequenos fragmentos passam para a corrente sanguínea, sendo excretados pelos rins. Na osteoporose primária, a resposta ao tratamento deve ser observada mediante avaliação
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: C
5: B
6: B
7: E
8: B
9: A
10: C
11: D
12: A
13: D
14: A
15: B
16: E
17: A
18: A
19: C
20: E