Questões de Concurso Público EMBRAPA 2025 para Pesquisador – Área: Ciências Exatas e da Terra – Subárea: Impactos Ambientais
Foram encontradas 6 questões
Julgue o item que se segue, pertinente a aplicações de energias renováveis em sistemas agrícolas.
Entre as classes de biomassa vegetal com potencial econômico para exploração industrial, destacam-se a biomassa lignocelulósica, formada por celulose e hemicelulose, e a lignina, uma macromolécula fenólica.
A respeito de tecnologias emergentes para a agricultura sustentável, julgue o item a seguir.
A utilização de sensores, drones e tecnologias de precisão possibilita o monitoramento de variáveis da produção tais como umidade, nutrientes e temperatura, contudo não contribui para a redução ou minimização do impacto ambiental nas culturas.
Acerca de tecnologias e inovações em produção de energia, julgue o seguinte item.
As cadeias de valor relacionadas à bioeconomia sustentável se encontram insipientes no meio agrícola ou agropecuário brasileiro, a despeito da instituição da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), que prevê a oferta de energias cada vez mais sustentáveis, competitivas e seguras.
Acerca de tecnologias e inovações em produção de energia, julgue o seguinte item.
A cultura da cana-de-açúcar, que tem sazonalidade bem definida, para produção de etanol pode se caracterizar como mais controlável e determinística, devido, principalmente, à possibilidade de estocagem do combustível produzido a partir dela, quando comparado a outro tipo de biomassa.
Acerca do balanço de massa e energia em sistemas produtivos agrícolas e industriais, julgue o seguinte item.
O balanço de massa em sistemas produtivos agrícolas considera tanto os insumos aplicados, como fertilizantes e água, quanto os produtos gerados, como grãos e resíduos orgânicos, garantindo a eficiência do processo.
Julgue o item seguinte, referente a créditos de carbono em sistemas de produção vegetal.
A utilização de adubos orgânicos em substituição a fertilizantes químicos pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para a geração de créditos de carbono em sistemas agrícolas.