Questões de Concurso Público ICMBIO 2025 para Analista Administrativo
Foram encontradas 18 questões
O desempenho individual de um servidor público pode ser avaliado por meio de critérios de flexibilidade às mudanças, capacidade de iniciativa e relacionamento interpessoal.
Ao optar por uma seleção de candidatos no modelo de colocação, a organização não deve considerar a rejeição como alternativa.
A eficácia é um indicador de desempenho relacionado à avaliação do método utilizado para a consecução de um objetivo.
No modelo de liderança transformacional, os colaboradores devem possuir autonomia para tomar decisões, uma vez que nesse modelo deve haver um vínculo de confiança entre líderes e subordinados e todos devem ser devidamente capacitados para exercer suas respectivas funções.
Em decorrência das rápidas transformações tecnológicas, culturais e das inovações mercadológicas, o papel estratégico da gestão de pessoas nas organizações está perecendo.
Os princípios e as técnicas de gestão de recursos humanos devem permanecer inalterados nos diferentes tipos de organização, para que os propósitos organizacionais sejam consolidados
De acordo com a abordagem sistêmica, a administração de recursos humanos busca a integração do trabalhador à organização por meio da coordenação dos interesses de ambas as partes: empresa e empregado.
As organizações que implementam a análise de cargos em seus processos possibilitam que as promoções dos colaboradores ocorram de acordo com as responsabilidades necessárias para o cargo.
A entrevista é uma técnica de seleção que assegura precisão e objetividade nas avaliações de processos seletivos.
Um dos elementos essenciais da competência interpessoal é a percepção altamente desenvolvida, a qual é obtida de maneira espontânea, independente da autoconscientização do indivíduo.
A falta de atenção ou de investimento na gestão de conflitos favorece o abuso de poder e a deterioração do clima organizacional, podendo levar à queda de produtividade e a dificuldades na retenção de talentos.
A cultura e os processos organizacionais são elementos essenciais a serem considerados no levantamento de necessidades de treinamento dos colaboradores de uma organização.
Nas avaliações de reação relativas aos cursos de capacitação, mensuram-se os conhecimentos adquiridos pelo colaborador e os efeitos por ele alcançados em termos de negócios.
Um dos objetivos da gestão do desempenho é fornecer dados que sirvam de subsídio para a tomada de decisão, a fim de auxiliar, por exemplo, nas promoções, contratações e demissões da organização.
A avalição por objetivos favorece o alinhamento entre os objetivos da organização e os dos colaboradores, promovendo o comprometimento na busca pelo aperfeiçoamento e pela melhoria contínuos.
A modalidade de trabalho home office é uma tendência de gestão de pessoas no setor público cuja aplicação deve se restringir aos trabalhadores autogerenciáveis.
No âmbito da gestão de competências, a descrição de uma competência, seja para utilização em instrumentos de avaliação, seja para uso na formulação de ações de treinamento, deve ser feita através da pormenorização dos comportamentos a serem observados.
A administração de salários de uma organização deve buscar equilíbrio interno e externo por meio do estabelecimento de salários justos e equitativos, tanto dentro da própria organização, quanto em relação aos mesmos cargos em outras empresas que atuam no mercado.