Questões de Concurso Público ICMBIO 2025 para Analista Administrativo
Foram encontradas 12 questões
Segundo o método XYZ de classificação de materiais, os materiais da classe Z apresentam máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos à organização.
Entre os atributos para a classificação de materiais nas organizações estão a flexibilidade, a praticidade e a restrição.
Julgue o item subsecutivo, relativos à gestão de estoques e materiais nas organizações.
O custo de aquisição dos materiais e o tempo de sua armazenagem em estoque dependem fundamentalmente da eficácia das áreas de controle de estoques, de armazenamento e de compras da organização.
O alto giro de estoques implica a pior utilização do capital, diminuindo o retorno sobre os investimentos e aumentando o valor do capital de giro.
O denominado estoque empenhado ou reservado representa a quantidade de determinado material que, com utilização sabida, permanece, por alguma razão, temporariamente guardado no almoxarifado.
O processo de compras inclui as etapas de recebimento da requisição de compras das unidades administrativas, consulta aos fornecedores, recebimento das propostas e montagem do mapa comparativo de preços.
A distribuição interna de materiais deve-se pautar pelo estabelecimento de fluxo eficiente de movimentação de materiais e pela utilização de critérios ergonômicos, a fim de se evitarem fadiga e lesões aos colaboradores.
O empilhamento é uma técnica de armazenagem de caixas ou pallets para aproveitamento do espaço horizontal, sendo os recipientes empilhados uns sobre os outros de acordo com uma distribuição equitativa de cargas.
No âmbito do recebimento de materiais, a atividade de conferência, responsável por garantir que as entradas reflitam a quantidade comprada de determinado material conforme o preço contratado e a quantidade especificada nos pedidos, deve ser priorizada em detrimento da agilidade no recebimento, para se assegurar a atenção aos detalhes.
O inventário de extinção é realizado apenas quando da extinção ou transformação de uma unidade gestora, ao passo que o inventário eventual é elaborado a qualquer tempo, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.
Ainda que se comprove que o custo de controle de determinado material adquirido como permanente seja superior ao seu benefício, prevalece a necessidade de controle desse material por meio de número patrimonial.
Para o controle de material bibliográfico de organizações públicas como o ICMBio, é permitido que o número de registro patrimonial seja aposto mediante carimbo.