Questões de Concurso Público InoversaSul 2025 para Analista Administrativo de Projetos
Foram encontradas 30 questões
Para a teoria da contingência, não existe estrutura organizacional única que possa ser aplicada a todas as empresas.
Na análise SWOT são levantadas duas informações externas e relevantes à organização: forças e fraquezas.
No nível de planejamento tático, definem-se quais recursos são necessários para a execução das atividades na organização.
Organização é a função da administração que diz respeito ao diagnóstico e à análise de situações atuais para o estabelecimento de resultados.
Direção é a função da administração relativa à supervisão e orientação de recursos alocados na organização, visando atingir os resultados planejados.
Na elaboração do planejamento estratégico, a organização define que objetivos quer alcançar.
A razão de ser da organização é refletida em sua missão.
A ênfase na estrutura organizacional é uma abordagem administrativa preconizada pela teoria das relações humanas, também conhecida como abordagem humanística da administração.
Em decorrência do elevado número de informações e do dispêndio de tempo necessário para análise e avaliação completa de uma situação, é recorrente que a tomada de decisão organizacional seja embasada apenas em alguns aspectos da situação, sem conhecimento do todo.
Flexibilidade e maleabilidade são requisitos para organizações que primam por uma cultura adaptativa, com vistas à inovação e à adequação às mudanças e transformações do mundo digital.
Entre as desvantagens da departamentalização orientada a projetos, destaca-se a rigidez requerida em sua estrutura organizacional para assegurar a invariabilidade do planejamento.
A descentralização e a delegação de responsabilidades implicam o repasse de ações e decisões aos talentos que compõem as equipes.
Em um adequado processo de comunicação organizacional, o fornecimento de informações é suficiente para que os propósitos sejam alcançados.
Em que pese as organizações estarem se modernizando, o controle deve preservar suas características de rigidez e austeridade em relação aos padrões estabelecidos.
O ciclo PDCA foi uma das referências para o desenvolvimento da metodologia Seis Sigma.
O ciclo PDCA apresenta perspectiva incompatível com a melhoria contínua.
O ciclo PDCA é um exemplo de ferramentas que podem ser de grande utilidade na execução do planejamento estratégico de uma organização.
A redução dos níveis hierárquicos ao limite essencial configura-se como técnica avançada para a aplicação de benchmarking.
O uso profissional e competente da metodologia conhecida por benchmarking otimiza a aprendizagem organizacional.
Para atingir melhores resultados, a realização do planejamento estratégico prescinde de ferramentas auxiliares, a exemplo de estruturas do tipo matriz.