Questões de Concurso Público InoversaSul 2025 para Analista de Patrimônio
Foram encontradas 24 questões
A tipologia escolhida para a classificação de materiais pode ser flexibilizada em função da dinâmica e dos processos organizacionais.
Há forte correlação entre perdas de itens de estoque, que geram prejuízos, e erros computacionais ou humanos observados nos fluxos dos processos.
O conceito de depreciação é aplicado aos bens patrimoniais como veículos e equipamentos, para calcular sua perda de valor ao longo do tempo e refletir a condição atual desses ativos no balanço patrimonial.

Considerando os conceitos de material e patrimônio, julgue o item a seguir.
Recursos patrimoniais incluem tanto bens imóveis como materiais de uso temporário e itens consumíveis de escritório.
Os materiais permanentes que compõem o patrimônio da organização são definidos como itens de longa durabilidade e alto custo e demandam controle rigoroso nos registros patrimoniais, o que não ocorre com os materiais de consumo, por serem de menor valor.
Os bens patrimoniais móveis, como mobiliários e equipamentos de informática, devem ser identificados e registrados, para facilitar o controle de sua localização e uso.
Materiais como papel e toner para impressão são considerados bens patrimoniais, pois são registrados e controlados como parte do ativo permanente da instituição.
A baixa de um bem patrimonial ocorre apenas quando o bem é totalmente depreciado, sendo sua alienação a única condição para realizar essa ação.
A atividade de tombamento é fundamental na administração patrimonial, pois garante a identificação e o registro dos bens da organização, permitindo um controle preciso e organizado do patrimônio.
No processo de inventário patrimonial, é suficiente que a organização conte apenas os bens disponíveis no almoxarifado, pois os bens em uso não fazem parte desse levantamento.
Em uma organização que adota o método PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair), os itens mais antigos são utilizados antes dos mais novos, o que ajuda a evitar a obsolescência e a perecibilidade dos materiais em estoque.
O estoque de segurança é mantido para atender a organização durante o tempo de ressuprimento, garantindo a continuidade do abastecimento mesmo em casos de flutuações de demanda ou atrasos no fornecimento.
O sistema de reposição periódica caracteriza-se pela realização do pedido de novos itens assim que o estoque atinge o ponto de pedido, independentemente de períodos fixos para reposição.
A fundação deve instalar extintores, sinalização de emergência e rotas de evacuação no almoxarifado, para garantir a segurança dos colaboradores e dos materiais, considerando riscos de incêndio e outros incidentes.
Se a fundação optar por manter um sistema de registro automatizado para todos os itens do almoxarifado, incluindo materiais de baixo valor e de uso frequente, isso facilitará a recuperação dos itens e evitará perdas.
No uso do espaço do almoxarifado, deve-se priorizar o armazenamento de materiais mais leves e frequentemente usados em áreas de fácil acesso, enquanto materiais pesados e de menor uso devem ser armazenados em prateleiras superiores e de difícil alcance.
Para melhor aproveitamento do espaço do almoxarifado, convém armazenar alguns materiais com base na disponibilidade imediata das prateleiras, priorizando-se áreas mais acessíveis para itens de maior valor, independentemente de sua frequência de uso.
No sistema de reposição contínua, considera-se variável a demanda do item, ajustando-se o ponto de pedido de acordo com flutuações na necessidade de consumo, para evitar rupturas de estoque.
Suponha que uma empresa utilize o sistema de reposição contínua para gerenciar seus estoques e mantenha um estoque de segurança de 50 unidades de um item para cobrir possíveis atrasos no fornecimento. Considere, também, que a demanda diária por tal item seja de 20 unidades e que o tempo de ressuprimento seja de 3 dias. Nessa situação, o ponto de pedido deve ser definido em 110 unidades, pois, assim, a empresa poderá preservar o estoque de segurança.
No inventário rotativo, a equipe responsável pelo levantamento deve realizar a contagem contínua dos itens, concentrando-se nos materiais mais utilizados em todo o período fiscal, o que evita a necessidade de paralisar as atividades para um levantamento completo.