Questões de Concurso Público InoversaSul 2025 para Analista de Projetos
Foram encontradas 33 questões
Na avaliação do custo e da duração de projetos e programas organizacionais, após o ponto de custo ótimo, o custo tende a subir devido a ineficiências e perda de produtividade.
A equidade é um critério de avaliação que busca aferir o grau em que os benefícios do projeto ou programa estão sendo distribuídos de maneira justa e compatível com as necessidades dos usuários.
A experiência dos colaboradores e as relações de trabalho constituem fatores ambientais a serem considerados no planejamento de um projeto.
Uma vantagem da estrutura analítica de projeto é mostrar as interdependências entre as entregas e os pacotes de trabalho.
No Scrumban, são utilizados limites de trabalho em progresso (WIP) para gerenciar a quantidade de trabalho que pode ser feita em cada estágio, além de realizadas revisões periódicas em estilo Scrum para aprimorar o processo.
A metodologia ágil se baseia em ciclos curtos de desenvolvimento chamados de sprints, que facilitam a adaptação rápida a mudanças.
A metodologia cascata é altamente iterativa, permitindo revisões e alterações frequentes durante todas as fases do projeto.
No método Kanban, utiliza-se um quadro visual para gerenciar o fluxo de trabalho e identificar gargalos, mas esse método não é útil para equipes que trabalham com tarefas de manutenção contínua.
No Scrum, product owner é o responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho do time scrum.
Na avaliação de desempenho estratégico em projetos, utilizam-se objetivos e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para garantir que os projetos estejam alinhados com as metas estratégicas da organização e contribuam efetivamente para o cumprimento delas.
Os domínios de desempenho são utilizados para orientar o gerenciamento de projetos, garantindo que todos os aspectos críticos para a entrega de valor sejam considerados.
A análise de riscos quantitativa é geralmente mais simples e rápida que a análise de riscos qualitativa, pois envolve menos cálculos e detalhamentos.
O principal objetivo do gerente de projetos é focar exclusivamente na mitigação de riscos financeiros, que são considerados os mais críticos para o sucesso do projeto.
No processo de planejamento de um projeto, o orçamento e o cronograma devem ser definidos antes da definição do escopo, por serem mais críticos para o sucesso inicial do projeto.
A adoção de práticas de gerenciamento de projetos alinhadas à estratégia organizacional assegura que os projetos contribuam diretamente para os objetivos estratégicos da empresa e otimizem a utilização dos recursos disponíveis.
Caso um gerente de projetos identifique um conflito de interesses potencial que possa afetar a imparcialidade de suas decisões, a conduta ética recomendada pelo guia PMBOK 7.ª edição é que ele documente o conflito e busque orientação de uma autoridade superior, antes de qualquer envolvimento adicional no projeto.
Conforme o PMBOK 7.ª edição, é imprescindível que o gerente de projetos não apenas mantenha a confidencialidade de informações sensíveis dos stakeholders, mas também adote medidas proativas para protegê-las durante todo o ciclo de vida do projeto, mesmo em contextos de alta pressão para divulgação.
É aceitável que um gerente de projetos omita informações relevantes nos relatórios do projeto se ele acreditar que isso protegerá a equipe ou a organização.
No domínio de desempenho do planejamento, o orçamento pode estar associado a um componente da EAP.
A responsabilidade pela criação da EAP é compartilhada entre a equipe do projeto e o gerente do projeto.