Questões de Concurso Público Prefeitura de São João de Pirabas - PA 2016 para Assistente Social
Foram encontradas 5 questões
“Governo vai ao STF para suspender pagamento de seguro a pescadores” (Fonte: G1.com / Data: 06.01.2016). Sobre o assunto noticiado no Jornal O Globo, analise os itens seguintes e marque a alternativa correta:
I- Seguro-defeso custaria R$ 1,6 bi; governo alega 'incerteza' sobre destinatários.
II- A presidente Dilma Rousseff apresentou nesta quarta-feira (6) uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para manter suspenso por 120 dias o defeso, período em que pesca é proibida para preservara reprodução dos peixes.
III- A ação, apresentada pela Presidente Dilma, visa derrubar um decreto legislativo aprovado em dezembro pelo Congresso que anulava os efeitos de uma portaria dos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente que também suspendiam o defeso e o pagamento do seguro.
IV- Na ação, o governo alega "incerteza" em relação aos destinatários do benefício, alegando ser necessário realizar um recadastramento dos pescadores para evitar fraudes no recebimento.
“El Nino trará "impactos enormes" em 2016, alertam cientistas. Segundo previsões, efeitos do fenômeno climático deverão aumentar a fome no mundo e já são sentidos também no Brasil.” (Fonte: G1.com / Data: 02.01.2016). Analise as afirmações seguintes sobre este fenômeno noticiado e marque a alternativa correta:
I- O mais forte ciclo do fenômeno climático El Nino registrado até o momento deverá aumentar os riscos de fome e doenças para milhões de pessoas em 2016, alertam organizações humanitárias.
II- Especialistas descrevem o El Nino como um fenômeno climático que envolve o aquecimento incomum das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Suas causas ainda não são bem conhecidas.
III- Se por um lado os efeitos de El Nino serão sentidos de forma mais aguda nos países desenvolvidos, no mundo subdesenvolvido o impacto será sentido nos preços de alimentos.
IV- A combinação do aquecimento global com a intensidade do fenômeno esse ano deve fazer com que esse verão seja um dos mais quentes de todos os tempos no Brasil, com as temperaturas ultrapassando facilmente os 40°C por vários dias seguidos em locais como Rio de Janeiro, Piauí e Tocantins.