Questões de Concurso Público Prefeitura de São Miguel do Guamá - PA 2016 para Professor Geografia

Foram encontradas 11 questões

Q1015950 Geografia

“Defesa Civil testa uso de drone para monitorar erosão. Órgão vem acompanhando o processo de erosão em outras orlas, como Ajuruteua, em Bragança, e Marapanim.” (Fonte: ORM News. Data: 06.05.2016). Analise as asserções relacionadas à matéria da reportagem a seguir e marque a alternativa correta:


I- O trabalho é conjunto com o município, Serviço Geológico do Brasil (CPRM ), Superintendência de Patrimônio da União (SPU), Ministério Público Federal e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e tem como objetivo, principalmente, a conscientização da população local.

II- A major acredita que a tecnologia vem para ajudar o Corpo de Bombeiros a equipar-se de forma moderna, garantindo resultados mais eficazes nas operações. 'Ao monitorarmos a erosão em Mosqueiro, por exemplo, levamos em média dois dias percorrendo toda a extensão litorânea e necessitando de vários agentes. Com o drone, em um dia, obtemos toda a informação necessária, podendo finalizar o quanto antes o relatório final', ponderou.

III- As fortes chuvas intensificaram os processos erosivos em vários municípios do Pará, aumentando o s riscos de alagamentos, enxurradas, inundações e desabamentos. Entre as ações de monitoramento da Defesa Civil, está a emissão diária de boletins climáticos, indicando a tábua de maré e a previsão do tempo, mantendo sempre em estado de alerta as defesas civis das cidades.

IV- O monitoramento da área atingida pela erosão em Mosqueiro foi feito com a ajuda de um drone. O veículo aéreo não tripulado sobrevoou a orla do distrito para captar imagens e vídeos da situação da área. O material servirá para a conclusão de um relatório sobre as condições locais. Muito usados pelo Exército, Marinha e pela força aérea americana, os drones se tornaram mais populares e mais acessíveis no sentido de que a própria população pode hoje adquirir um equipamento.

Alternativas
Q1171616 Geografia
"O momento em que estamos vivendo revela, de modo nítido, uma tendência avassaladora à capitalização total do espaço brasileiro. Nessas condições, tudo nos leva a pensar que, a médio e curto prazos, o país se encaminha para apresentar uma nova geografia através de uma profunda reorganização espacial. Se as tendências atuais se confirmarem, o espaço brasileiro estará marcado por formas de cultura industrial e capitalista."
Fonte: Adaptado de SANTOS, Milton. "Do espaço sem nação ao espaço transnacionalizado". ln: RATTINER, H. (Org.). Brasil 1990. São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 155-160.
Sobre a atividade econômica em questão e a sua relação com o espaço geográfico brasileiro, analise as alternativas a seguir e, em seguida, marque a única CORRETA.
Alternativas
Q1171617 Geografia
"Os desafios associados à construção de boas condições urbanas e de vida nas últimas décadas no país têm sido enormes, não apenas pelo baixo desenvolvimento econômico, pela presença de precariedade e pobreza e pelas grandes diferenças regionais, mas também pela velocidade das transformações ocorridas ... ".
Fonte: Eduardo Marques. Desigualdades Urbanas. ln: Le Monde Diplomatique Brasil, Abril 2016.
Dentre as transformações que o espaço urbano no Brasil tem apresentado, pode-se destacar:
Alternativas
Q1171618 Geografia
"Produzir gêneros agrícolas com baixos custos, suficientes para alimentar a população nacional e para exportar em grande quantidade, foi - e continua sendo - uma atividade que exigiu muita pesquisa demorada para a correção dos solos e para o aprimoramento de animais e plantas. Daí a importância dos institutos de pesquisas agrícolas. É lógico que a hidrografia também ajudou muito no caso do Brasil, pois temos por volta de 12% do total mundial de água potável; também a enorme disponibilidade de terras foi um fator importante. Mas as pesquisas agronômicas (de seleção e melhoramento das plantas, de correção dos solos) foram fundamentais para o avanço agrícola."
Fonte: VESENTINI, J W. Geografia: o mundo em transição: ensino médio. São Paulo: Ática, 201 O. p. 67.

Com base no texto, e nos seus conhecimentos sobre o tema que o texto aborda marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1171619 Geografia
O estado é um dos principais organizadores do espaço geográfico. Políticas e programas governamentais tem rebatimento direto dobre o território. O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que consiste em um conjunto de medidas adotadas pelo governo federal para dinamizar o crescimento econômico nacional exemplifica bem o processo em questão.
Sobre a questão em pauta, marque a seguir a única alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1171620 Geografia
Fundamentado em seus conhecimentos e na Análise dos dados da tabela seguinte sobre a população mundial, marque a única alternativa CORRETA.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1171622 Geografia
Sobre a industrialização do espaço mundial, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1171623 Geografia
"A partir dos anos 1970, o processo de urbanização alcançou novo patamar, tanto do ponto de vista quantitativo, quanto do ponto de vista qualitativo ... ".( ... ) "É a partir dos anos 1950 que se nota mais francamente uma tendência à aglomeração da população e da urbanização."
Fonte: SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. - 5. ed., 1. reimpr. - São Paulo: Edusp, 2008. p. 77.

Esse "novo patamar'' do processo de urbanização ocorreu associado a fatores como:
Alternativas
Q1171624 Geografia
Os intensos processos de urbanização e industrialização mundiais ocorridos no século XX transformaram de forma significativa o campo. De modo que, pode-se dizer: o meio rural já não é mesmo. Sobre o assunto em questão, analise as alternativas a seguir e marque a única CORRETA.
Alternativas
Q1171625 Geografia
"A cartografia é um importante conteúdo do ensino por ser uma linguagem peculiar da Geografia, por ser uma forma de representar análises e sínteses geográficas, por permitir a leitura de acontecimentos, fatos e fenômenos geográficos pela sua localização e pela explicação dessa localização, permitindo assim sua espacialização."
Fonte: CAVALCANTI, Lana de Souza Cavalcante. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002. P. 39
Sabe-se que apesar de haver grande interesse dos alunos pelos mapas, é nítido que há uma frágil leitura dos mapas por estes. O mapa mental se destaca como um recurso inovador no contexto das discussões sobre a construção da linguagem cartográfica, e sua maior contribuição se refere a:
Alternativas
Q1171628 Geografia
"A apropriação e o uso da linguagem cartográfica devem ser entendidos no contexto da construção dos conhecimentos geográficos, o que significa dizer que não se pode usá-la por si só, mas como instrumental primordial, porém, não único, para a elaboração de saberes sobre territórios, regiões, lugares e outros."
Neste sentido, marque a alternativa que não se adéqua aos objetivos da construção da linguagem cartográfica na perspectiva defendida é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: C
5: B
6: D
7: E
8: E
9: B
10: E
11: A