Questões de Concurso Público SANTA CASA-PA 2023 para Médico - Especialidade: Cirúrgia Pediatrica
Foram encontradas 8 questões
A respeito da recente revisão dos protocolos de trauma contuso hepático e esplênico, marque a alternativa incorreta.
As Anomalias Anorretais (ARR) compreendem um espec-tro de malformações congênitas nas quais o fim do trato digestivo está localizado parcial ou totalmente fora do esfíncter anorretal. Leia as afirmativas sobre esta moléstia e assinale a alternativa correta.
I. A Anorretoplastia Sagital Posterior (ARPSP) foi, primariamente, introduzida pelo Professor Pefia, na década de 80 e, desde então, tornou-se um pilar nos reparos das AAR.
II. Apesar da maior incidência de infecção do sítio cirúrgico, as técnicas cirúrgicas em um único tempo são seguras para pacientes selecionados.
III. A classificação de Krikenberg, de 2005, foi um marco na classificação das ARR.
IV. As últimas publicações sobre o tema na literatura demonstraram haver significante prejuízo funcional a longo termo relacionado com a infecção de sítio cirúrgico, principalmente nas técnicas de um único tempo operatório.
V. AARPSP no período neonatal vem se sobressaindo, nas últimas décadas, em relação ao reparo em três tempos.
Estão corretas:
Leia as afirmativas a respeito das últimas evidências científicas publicadas sobre atresia de esôfago e assinale a alternativa correta.
I. A centralização dos casos da doença em grandes centros, propicia que a videolaparoscopia se tome o padrão ouro na cirurgia dessa doença congênita.
Il. Nos EUA, cerca de 86% dos casos de atresia de esôfago com fistula traqueoesofágica distal já são abordados por via laparoscópica, com baixa taxa de conversão.
Il. Nos EUA, cerca de 16% dos casos de atresia de esôfago com fístula traqueoesofágica distal já são abordados por via laparoscópica, com alta taxa de conversão.
IV. Metanálise ampla e recente concluiu que a inserção de dreno torácico profilático no intraoperatório dessa doença não trazem benefício ao paciente.
V. Não há evidência de maior dor no pós-operatório de neonatos portadores de dreno torácico profilático, após o reparo cirúrgico da atresia de esôfago.
Estão corretos:
No que tange à gastrosquise, assinale a alternativa correta.
Leia as afirmativas a respeito das duplicações do trato digestivo e assinale a alternativa correta.
I. Frequentemente, são assintomáticas.
II. O sítio mais comum das duplicações do intestino delgado é o íleo.
III. As duplicações esofágicas são tratadas cirurgicamente através de toracotomia esquerda ou toracoscopia.
IV. As duplicações do intestino delgado são as mais comuns, seguidas pelas de colón.
V. A presença de uma camada de musculatura lisa na parede da estrutura é essencial para ser considerada como uma duplicação do trato digestivo.
Estão corretas: