Questões de Concurso Público SANTA CASA-PA 2023 para Médico - Especialidade: Pediatria
Foram encontradas 8 questões
Sobre o crime de deixar de identificar corretamente o neonato e a parturiente, por ocasião do parto previsto no art. 229 do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta:
l - Configura crime se praticado por médico, enfermeiro ou dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante;
ll -Apena é detenção de seis meses a dois anos;
lll - Se o crime é culposo, a pena é de detenção de dois a seis meses, ou multa.
Ana e José levam seu filho Diogo para atendimento em consulta ambulatorial. Verificado que criança completa hoje 7 meses de idade. Fez uso de seio materno exclusivo até 6 meses. Pais referem que o filho é muito esperto, pois já sabe virar sozinho, senta-se com apoio, bate palmas, procura objetos fora do alcance, segue com o olhar até 180 graus. Exame físico dentro dos padrões da normalidade. Dentre os marcos do desenvolvimento relatados pelos pais, qual o menos provável para a idade do paciente?
O hipotireoidismo congênito (HC) é a principal causa evitável de deficiência mental e sua triagem, realizada no teste do pezinho, é fundamental. Sobre este assunto, marque a alternativa errada.
A causa mais comum de Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU) na infância é a infecção por Escherichia coli produtora de toxina Shiga (STEC-SHU). Crianças com STEC-SHU apresentam pródromo característico de dor abdominal e diarreia, geralmente sanguinolenta. A SHU é uma microangiopatia trombótica definida pela ocorrência simultânea de anemia hemolitica microangiopática, lesão renal aguda e:
Paciente, 20 dias de vida, nascido de parto normal em domicílio, foi levado à emergência do pronto socorro, pois mãe observou que filho "apresenta sudorese e fica cansado principalmente às mamadas". Refere também que, "parece estar um pouco roxinho". Nega febre e outras queixas. Durante o atendimento, mãe oferta seio materno e o médico observa cianose leve, taquipneia e cansaço. No exame físico, também avalia presença de sopro diastólico e sopro sistólico. Solicitado eletrocardiograma que evidencia sobrecarga biventricular. Qual o provável diagnóstico?