Questões de Concurso Público SANTA CASA-PA 2023 para Terapeuta Ocupacional
Foram encontradas 17 questões
A história da Terapia Ocupacional não se deu em um percurso histórico linear, mas, sim, em um processo dialeticamente construído, com conflitos e constantes transformações. Entretanto, é comum que, na literatura específica da área sobre a história da Terapia Ocupacional, encontrem-se registros numa linearidade evolucionista. Nesse sentido, considerando a história da Terapia Ocupacional, pode-se considerar que:
Ao ser inserido em uma equipe, o terapeuta ocupacional deve:
Considerando o Modelo do Processo de Terapia Ocupacional Humanista, escolha a alternativa correta.
Partindo da compreensão de saúde como um estado de ausência de doença, alguns autores de Terapia Ocupacional propõem um modelo de processo que tem como principal preocupação tratar a doença, a patologia. Esse Modelo é chamado de:
Considerando o Modelo do Processo de Terapia Ocupacional Materialista Histórico, escolha alternativa correta.
No modelo do processo de terapia ocupacional positivista, existe uma estrutura rígida de procedimentos, encadeamento de etapas distintas e logicamente ordenadas, as quais permitem conhecer a patologia apresentada pelo sujeito, suas possibilidades de prognóstico e a forma mais adequada para alcançar a meta final. Dentre as opções apresentadas a seguir, escolha a única que não faz parte dessas etapas ou procedimentos.
Em casos de atendimento a pacientes com disfunções motoras, entre os objetivos específicos, estabelecidos pelo terapeuta ocupacional para tratamento, devem estar:
I- prevenção de deformidades;
II- treino de semi-independência em Atividade de Vida Diária;
III- controle do edema;
IV- confecção de órteses e/ou adaptações;
V- prevenir analgesia.
Assinale a alternativa que contém todos os itens que devem estar entre os objetivos específicos para pacientes com disfunções neuromotoras.
Conhecer aspectos clínicos de condições neurológicas é necessário para que o Terapeuta Ocupacional possa traçar alguns princípios que influenciam no tratamento. Considerando a Paralisia Cerebral, marque a alternativa correta.
Em uma visão integral do ser humano e considerando a atuação do terapeuta ocupacional em reabilitação, ao traçar um plano terapêutico na área de reabilitação em ortopedia e traumatologia, qual o maior objetivo?
A proposta de proteção articular e conservação de energia é uma forma de intervenção terapêutica. Em relação aos princípios de proteção articular, o terapeuta ocupacional deve:
O Terapeuta Ocupacional deve compor a equipe de saúde da instituição hospitalar, podendo oferecer seus conhecimentos técnico-científicos para desenvolvimento de suas ações específicas em um trabalho multiprofissional integrado e eficiente. Considerando as especificidades da Terapia Ocupacional, em relação aos seus métodos e recursos, as atividades desenvolvidas e os objetivos terapêuticos, pode-se afirmar que:
Ao avaliar uma criança com Paralisia Cerebral, o terapeuta ocupacional deve considerar:
As possibilidades de atuação do terapeuta ocupacional com pacientes reumáticos são amplas. Em relação aos objetivos do plano de tratamento em reumatologia, marque a alternativa correta.
As Atividades de Vida Diária (AVD) são extremamente importantes para o desenvolvimento da criança e em muitas vezes exigem um padrão motor complexo, coordenação motora fina e constantes adaptações da postura. Para as crianças com desordens motoras, as famílias devem ser orientadas pelo terapeuta ocupacional a:
O brincar permite que a criança possa agir sobre o mundo, modificar o seu ambiente, desenvolvendo habilidades e aprendendo a solucionar problemas. Considerando crianças com alterações neurológicas, como a Paralisia Cerebral, em relação ao brincar:
Considerando a atuação do Terapeuta Ocupacional em Saúde Mental, ao se destacar aspectos de avaliação do usuário, entre as opções a seguir, quais condições Importantes devem ser consideradas?
Para a atuação no campo da Saúde Mental, o terapeuta ocupacional deve adotar, em seu processo de avaliação/ intervenção, a perspectiva de uma clínica ampliada e potente para superar processos meramente diagnósticos. São questões importantes referentes às demandas de avaliação em Saúde Mental: