Questões de Concurso Público SEMAS-PA 2023 para Técnico em Gestão de Meio Ambiente - Engenharia de Pesca
Foram encontradas 4 questões
Um pesquisador da área de Limnologia foi observar no microscópio uma alíquota das amostras de água dos oceanos, rios, lagos e lagoas, verificou que nelas vivem, flutuando à deriva, uma imensidão de organismos planctônicos. Esses organismos são seres constituídos por um poder limitado de locomoção, sendo transportados passivamente pelas correntes ou movimentos d'água. São extremamente importantes na cadeia trófica aquática. A classificação desses organismos é baseada em diferentes categorias relacionadas a critérios de tamanho, habitat, tempo de permanência no ambiente pelágico.
A descrição anterior apresenta as características utilizadas para a identificação dos plânctons. Em lermos Ecológicos, os organismos planctônicos podem ser classificados em:
Os animais precisam alimentar-se por alguns motivos, são eles: prover a energia necessária para permanecerem vivos e manterem os processos físicos para a contração muscular, como matéria-prima para formar e manter o metabolismo e auxilio no crescimento e reprodução. Assinale a alternativa que apresenta os três grupos principais que consistem, em sua maioria, de matéria orgânica no alimento dos animais:
Em uma aula de campo da Disciplina de Biologia Aplicada em uma praia, os alunos observaram uma diversidade de conchas na areia. Eles identificaram que aquelas conchas pertencem ao Filo Mollusca. Em relação ao revestimento corporal da concha, esta é provida de um exoesqueleto firme que protege o corpo e fornece pontos de fixação para os músculos composta por 3 camadas. São elas:
De acordo com o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, a designação de um nome de espécie necessariamente envolve a designação de um ou mais espécimes depositados em uma coleção cientifica que servirão como representantes "oficiais", os chamados "tipos". Leia as assertivas seguintes e marque a alternativa correta sobre o sistema de classificação.
I- O gênero e o epíteto especifico devem estar em latim ou palavras latinizadas e escritos de maneira diferente do texto onde estão presentes (p. ex.. Itálico, sublinhado).
II- Sempre que possível, o nome da espécie não deverá ser seguido do sobrenome da autoridade que a descreveu.
III- Quando uma espécie é realocada para um gênero distinto daquele no qual ela foi originalmente descrita, o nome da autoridade da descrição original é excluído.
IV- Quando a mesma espécie é descrita mais de uma vez, o nome apresentado na descrição original (mais antiga) não é prioritário.