Questões de Concurso Público Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE 2019 para Médico de Atenção Básica
Foram encontradas 18 questões
( ) Apesar do aumento significativo do Aleitamento Materno, os lactentes brasileiros ainda estão sendo submetidos a práticas inapropriadas, trazendo à tona a necessidade de revisão das políticas de saúde com o intuito de melhorar a atuação profissional e a prática do aleitamento. ( ) No Brasil, já estamos alinhados com as recomendações da OMS que propõem o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, e complementado até os dois anos ou mais, assegurando uma saúde plena ( ) O Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança é área temática de atuação da Estratégia Saúde da Família, podendo ser a melhor opção para a promoção e o apoio ao aleitamento materno, já que pode oferecer o cuidado ao processo de lactação às famílias, em seus próprios domicílios, dando uma continuidade ao cuidado exercido na prática da amamentação.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
( ) Tem por característica residir em sua área de atuação, possuindo conhecimento sobre o território, suas peculiaridades e necessidades, e desenvolvem ações que vão desde a descrição das pessoas da microárea à orientação de famílias sobre o uso do sistema de saúde, ações educativas e acompanhamento de programas de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades. ( ) É um trabalhador sui generis, cuja inserção no território permite a identificação com a comunidade e a construção de uma relação de proximidade com esta, muitas vezes caracterizada por uma propensão à solidariedade, ajuda mútua e liderança comunitária. ( ) A dimensão técnica da atuação do ACS pode trazer duas expectativas acerca do seu papel: que atue como elemento de reorientação da concepção e do modelo de atenção à saúde, e como fomentador da organização da comunidade, em uma ideia de transformação social.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
I. A implantação de programas de aids em todo o território nacional se deu na primeira gestão de Lair Guerra entre 1987 e 1990. A proposta não foi facilmente aceita por muitos técnicos da dermatologia sanitária dos estados. A atuação do Programa Nacional foi reforçada com o apoio de outros setores governamentais como o Inamps. A capacitação profissional foi, desde o início, uma preocupação. II. No Brasil, os diagnósticos foram marcadamente predominantemente de casos entre mulheres, mas o aumento da infecção entre homens na década de 1990 fomentou um grande número de estudos e intervenções voltados para este grupo. III. Diagnóstico e tratamento precoces têm sido cruciais para a redução da mortalidade por aids. Entretanto, para que o diagnóstico seja realizado, que o tratamento seja iniciado de forma oportuna e que haja adesão, são necessários, além destes recursos biomédicos, suportes psicossociais que contribuam para a aceitação do diagnóstico e elaboração de formas de convívio com a infecção que permitam o desfrute da vida e a continuidade dos projetos que lhe dão sentido. A garantia de uma vida com qualidade, apesar do HIV, exige o manejo contínuo dos conflitos decorrentes do diagnóstico e das suas repercussões no cotidiano e nas decisões a serem tomadas, de modo a atender as demandas necessárias à construção do viver com HIV/aids que surgem no processo de “normalização” da vida pós-diagnóstico.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
I. Foi descoberta em 1873, pelo médico norueguês Amaneur Hansen, ao qual foi feita a homenagem ao seu descobridor, o bacilo é também chamado de bacilo de Hansen. A hanseníase teve como porta de entrada no Brasil os colonizadores, e ao longo dos tempos, a hanseníase apresentou características de uma doença com forte presença histórica e social. II. Apesar de alta detecção – 250.000 novos casos por ano – ela não é mais uma das principais causas de morbidade em países em desenvolvimento. III. Destaca-se o estigma desde tempos bíblicos e tantos outros fatores que afetam o imaginário popular no presente, em decorrência da falta de informação que por muitos anos existiu sobre o agente etiológico, os sinais, os sintomas e via de transmissão, o que também dificultou a identificação e o tratamento.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
As doenças cardiovasculares representam uma das maiores causas de mortalidade em todo o mundo. Analise as afirmativas a seguir.
I. A alta incidência da doença arterial coronária (DAC) em nosso meio está, em parte, relacionada ao fato de encontrarmos em nossa população um estilo de vida que propicia o desenvolvimento dos Fatores de Risco que, já comprovadamente, contribuem para o aumento do número de indivíduos acometidos por essa doença. Esses FR que atuam sobre o desenvolvimento da DAC podem ou não estar presentes dependendo do estilo de vida adotado pelos indivíduos.
II. O diagnóstico do infarto agudo do miocárdio é feito com base unicamente no quadro clínico.
III. Entre as doenças cardiovasculares, a de maior incidência é a DAC cujas principais manifestações clínicas são a angina pectoris, o infarto agudo do miocárdio (IAM) e a morte súbita.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
I. A resposta ruim à reintrodução da metformina atesta que a resistência à insulina, própria de indivíduos com obesidade central, é o principal mecanismo fisiopatológico da doença em casos como este. II. Aproximadamente um quarto dos pacientes com DM2 tem redução da função renal (ritmo de filtração 2 glomerular estimado inferior a 60 mL/min/1,73 m), aos quais seria contraindicado ou só de metformina. III. Os principais efeitos hipoglicemiantes da metformina são reduzir a produção hepática de glicose (gliconeogênese), de ácidos graxos e de colesterol (inibição das enzimasAcetilCoA carboxilase e HMG-CoA reductase) e estimular a captação de 1,2,7-9 glicose muscular.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Sobre o tema saúde, com base na Constituição Brasileira de 1988, leia atentamente as afirmações a seguir e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A saúde é direito de todos e dever do Estado.
( ) O sistema único de saúde será financiado com recursos do orçamento da seguridade social.
( ) A descentralização, com direção única em cada esfera de governo, é uma das diretrizes das ações e dos serviços públicos de saúde.
( ) A participação da comunidade não constitui uma das diretrizes das ações e serviços públicos de saúde.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
( ) sobre Mortalidade (SIM) tem, como documento básico, a declaração de óbito, padronizada nacionalmente e distribuída pelo Ministério da Saúde em três vias. ( ) sobre Nascidos Vivos (Sinasc) tem, como documento básico, o CPF de nascido vivo, padronizado nacionalmente e distribuído pelo Ministério da Saúde, em quatro vias. ( ) de Agravos de Notificação (Sinan) coleta, transmite e dissemina dados gerados rotineiramente pelo sistema de vigilância epidemiológica nas três esferas de governo. ( ) Hospitalares (SIH) coleta informações dos hospitais públicos e privados e tem, como documento básico, a autorização de internação hospitalar.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.