Questões de Concurso Público Prefeitura de Paraipaba - CE 2021 para Fiscal Ambiental

Foram encontradas 14 questões

Q2681902 Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre os sistemas de abastecimento e tratamento de água, analise as afirmativas a seguir.


I. Os sistemas de abastecimento de água não necessitam de licenciamento ambiental, por se tratar de uma obra de interesse coletivo.

II. O estudo e concepção de um sistema de abastecimento de água deve considerar, entre outros fatores, o de uso e ocupação do solo.

III. Independentemente de o manancial ser superficial ou subterrâneo, a estação de tratamento da água usa as mesmas etapas na potabilização da água.

IV. O cálculo da demanda média, máxima diária e horária deve ser apresentado ano a ano, por setor de abastecimento e sazonalidade.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Q2681903 Engenharia Ambiental e Sanitária

A escolha do manancial abastecedor, não depende, do seguinte aspecto:

Alternativas
Q2681904 Engenharia Ambiental e Sanitária

Analise a figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: TSUTIYA, M. T. Abastecimento de Água. 3ª Ed. São Paulo: 2006. Cap. 04 – Pag. 83.


A imagem representa a tomada de água

Alternativas
Q2681905 Engenharia Ambiental e Sanitária

Analise também essa outra


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: TSUTIYA, M. T. Abastecimento de Água. 3ª Ed. São Paulo: 2006. Cap. 06 – Pag. 165.


A figura representa uma adutora

Alternativas
Q2681906 Engenharia Ambiental e Sanitária

NÃO é uma finalidade dos reservatórios de água tratada:

Alternativas
Q2681907 Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre Redes de distribuição, enumere a Coluna B pela Coluna A.


Coluna A

I. Rede em grelhas.

II. Rede malhada em anéis.

III. Rede malhada em blocos.

IV. Rede ramificada.


Coluna B

( ) Confere maior facilidade para implantação de controle de perdas.

( ) É o mais comum na maioria das cidades, apresenta um bom funcionamento desde que tenha sido criteriosamente dimensionada.

( ) O abastecimento se faz a partir de uma tubulação tronco, alimentada por um reservatório ou através de uma estação elevatória, sendo conhecido o sentido da vazão em qualquer trecho.

( ) Os condutos principais são sensivelmente paralelos, ligam-se em uma extremidade a um outro conduto principal, que os alimenta.


Marque a opção que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2681908 Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre as tecnologias de tratamento de água para o abastecimento público, leia atentamente as afirmações a seguir e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.


( ) Na filtração em múltiplas etapas (FIME) os filtros são rápidos e descendentes.

( ) Na filtração direta descendente (FDD) o mecanismo de coagulação é o de adsorção/neutralização das cargas.

( ) Na dupla filtração (DF) os filtros são rápidos, ascendentes e descendentes.

( ) No tratamento em ciclo completo (CC), ou convencional, a mistura lenta antecede a mistura rápida.


Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2681909 Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre a qualidade da água, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2681910 Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre as impurezas e características físicas, químicas e biológicas da água, leia atentamente as afirmações a seguir e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.


( ) A cor das águas, resultante das atividades antropogênicas está associada à decomposição da matéria orgânica e da presença do ferro e do manganês.

( ) A turbidez da água é importante para a caracterização de águas de abastecimento brutas e tratadas e no controle da operação das estações de tratamento de água.

( ) Os principais constituintes da alcalinidade são: HCO3- , CO32- e os OH- .

( ) A DBO e a DQO retratam, de uma forma direta, o teor de matéria orgânica nos esgotos ou nos corpos de água.


Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2681911 Engenharia Ambiental e Sanitária

Com base na Portaria GM/MS nº 888, de 04/05/2021, que alterou o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28/09/2017, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Q2681912 Engenharia Ambiental e Sanitária

Com base na ISSO 14001, no que se refere a gestão ambiental, analise as afirmativas a seguir.


I. A base para a abordagem que sustenta um sistema de gestão ambiental é fundamentada no conceito Plan-DoCheck-Act.

II. A organização deve determinar os limites e a aplicabilidade do sistema de gestão ambiental para estabelecer o seu escopo.

III. A Alta Direção deve estabelecer, implementar e manter uma política de gestão que proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos ambientais, dentro do escopo definido em seu sistema de gestão ambiental.

IV. A organização deve determinar e ter acesso aos requisitos legais e outros requisitos relacionados a seus aspectos ambientais, mas não pode determinar como estes requisitos legais e outros requisitos aplicam-se à organização.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Q2681915 Engenharia Ambiental e Sanitária

No que ser refere aos sistemas de coleta dos esgotos sanitários, leia as alternativas a seguir e assinale a CORRETA.

Alternativas
Q2681916 Engenharia Ambiental e Sanitária

O dimensionamento de uma rede de pluviais será baseado nas seguintes etapas:


I. subdivisão da área e traçado.

II. determinação das vazões que afluem à rede de condutos.

III. dimensionamento da rede de condutos.

IV. dimensionamento das medidas de controle.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Q2681917 Engenharia Ambiental e Sanitária

No que se refere aos resíduos sólidos (RS), leia as alternativas a seguir e assinale a CORRETA.

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: E
5: A
6: C
7: D
8: B
9: D
10: E
11: A
12: C
13: A
14: E