Questões de Concurso Público Prefeitura de São Benedito - CE 2025 para Auxiliar de Cuidador

Foram encontradas 60 questões

Q3206966 Não definido

Leia o texto.


Um jogo que é uma vergonha



Imagina um jogo deste jeito: o campo é de pedra bem pontuda e acontece num dia muito frio. Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção.


O time que tem tênis e camisa ganha fácil, dá aquela goleada! O outro fica, a maior parte do tempo, tomando cuidado pra não cortar os pés ou então esfregando o braço arrepiado de frio. Pra mim, a diferença da vida entre nós, que temos escola e casa e as crianças que não têm é um jogo assim. Quem não tem, perde sempre.


Não acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por causa dos outros que não têm, mas isso não quer dizer que a gente não possa fazer nada. Porque pode.


Porque, se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois times sejam iguais, para começar. Casa e escola. Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor pra escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e escola, vai sempre ficar jogando esse jogo besta.


Ganhando de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil, que não vai mais ter o gosto da vitória, vai ter só vergonha.


FONTE: Fernando Bonassi -In Vida da gente – crônicas publicadas no Suplemento Folhinha de S. Paulo.



Marque a opção que afirma corretamente a proposição do texto. 

Alternativas
Q3206967 Não definido
Leia o texto.

Pai não entende nada

- Um biquini novo? - É,pai. - Você comprou um no ano passado! - Não serve mais, pai. Eu cresci. - Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim. - Não serve, pai. - Está bem, está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior. - Maior não, pai. Menor. Aquele pai, também, não entendia nada.
FONTE: VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias da vida privada: 101 crônicas escolhidas. Porto Alegre: L&PM, 1995.

O humor dessa crônica consiste no fato de o(a)
Alternativas
Q3206968 Não definido
Assinale a alternativa que apresenta uma frase afirmativa.
Alternativas
Q3206969 Não definido
Marque a alternativa CORRETA que classifica a palavra quanto ao número de sílabas. 
Alternativas
Q3206970 Não definido
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma palavra monossílaba.
Alternativas
Q3206971 Não definido

Observe a charge.



Q6.png (353×224)

FONTE: https://www.facebook.com/institutosoudapaz/posts/10156863189687162/.



Analisando o texto, marque a opção da afirmação CORRETA.

Alternativas
Q3206972 Não definido
Leia o trecho com atenção.

"O brasileiro é um pouco indolente."

       O economista diz como a cultura social, a falta de rigor no trabalho e a precariedade na formação escolar tornam as empresas brasileiras menos profissionais
     Algumas características culturais do brasileiro atrapalham seu desempenho no trabalho. Não damos importância à pontualidade. Em outros países, isso é inadmissível. O fato de não darmos importância a detalhes de comportamento influencia a má administração. No Brasil, se alguém atrasa a entrega de um projeto, dificilmente será advertido ou punido. Em outros países, a questão da pontualidade e do cumprimento de prazos é levada muito a sério, e isso tem uma influência na produtividade. Na média, o brasileiro é um pouco indolente, não se preocupa em seguir regras e não se empenha em ser preciso. De forma geral, o brasileiro não tem um ritmo de trabalho tão alto como os americanos e os europeus.
FONTE: Disponível em: https://epoca.globo.com/vida/vida-util/carreira/noticia/ 2014/06/bpaulo-roberto-feldmannb-o-brasileiro-e-um-pouco-indolente.html

No título: “O brasileiro é um pouco indolente”, a palavra destacada pode ser substituída, por
Alternativas
Q3206973 Não definido
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
Alternativas
Q3206974 Não definido

Considerando as regras de ortografia, analise a placa a seguir.



Q9.png (360×137)

FONTE: https://incrivel.club/admiracao-fotografia/20-placas-e-cartazes-que-saoum-desafio-para-quem-le-mas-um-prato-cheio-para-o-bom-humor-1131410/



Assinale a resposta CORRETA.

Alternativas
Q3206975 Não definido
Marque a alternativa em que a letra "s" no final da palavra NÃO indica plural.
Alternativas
Q3206976 Não definido
Assinale a alternativa em que o plural do substantivo está INCORRETO.
Alternativas
Q3206977 Não definido
Marque a opção em que as sílabas de todas as palavras estão separadas corretamente.
Alternativas
Q3206978 Não definido

Observe a charge.



Q13.png (352×118)

FONTE: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fbr.pinterest



A partir da leitura do texto e da situação apresentada, marque a forma de escrita CORRETA sem prejuízo do sentido e do tempo verbal.

Alternativas
Q3206979 Não definido
Assinale a alternativa em que a palavra esteja grafada corretamente.
Alternativas
Q3206980 Não definido
Leia o trecho.

A Raposa e a Máscara

    Uma raposa conseguiu invadir a casa de um ator e começou a remexer nos seus pertences. Foi aí que encontrou uma máscara linda, repleta de ornamentos e decorações. Segurou o objeto e exclamou: "Que cabeça bonita! Pena que não tem um cérebro lá dentro”.
Fonte: https://www.culturagenial.com/fabulas-pequenas-com-moral-e-interpretacao

Qual provérbio a seguir interpreta o ensinamento da fábula.
Alternativas
Q3206981 Não definido
Assinale a alternativa em que, na palavra sublinhada, há um verbo.
Alternativas
Q3206982 Não definido
Observe a frase a seguir.

"João foi à feira comprou frutas verduras e legumes."

Assinale a opção que indica o uso CORRETO da vírgula.
Alternativas
Q3206983 Não definido
Assinale a alternativa que contém a metade do triplo de 27.
Alternativas
Q3206984 Não definido
João ganhou de seus pais 3 caixas de borracha com 10 borrachas em cada uma. Após o ano letivo, constatou-se que João doou 2 borrachas da primeira caixa e 4 da segunda caixa a seu amigo Pedro. Nesse caso, podemos afirmar que João possui, agora,
Alternativas
Q3206985 Não definido
O próximo número da sequência 5, 24, 43, 62... é
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: A
5: C
6: B
7: B
8: A
9: B
10: A
11: E
12: A
13: E
14: A
15: A
16: E
17: C
18: B
19: C
20: D