Questões de Concurso Público FUNDAÇÃO CASA 2014 para Nutricionista
Foram encontradas 24 questões
I. Alimento preparado é toda substância ou mistura no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer outra forma adequada destinada a fornecer ao organismo humano os nutrientes necessários para sua formação, manutenção e desenvolvimento, satisfação das necessidades sensoriais e socioculturais do indivíduo.
II. Antissepsia é a operação destinada à redução de micro-organismos presentes na pele em níveis seguros.
III. Rotulagem é a inscrição, legenda, imagem ou qualquer matéria descritiva ou gráfica que seja indelével, sob forma escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento.
IV. Saneantes são substâncias ou formulações destinadas à higienização, desinfecção, desinfestação, desodorização e odorização de ambientes domiciliares, coletivos e/ou públicos, para aplicação por qualquer pessoa para fins domésticos ou entidades especializadas para fins profissionais.
É correto o que se afirma em
I. Os uniformes devem estar bem conservados e limpos, com troca diária e utilização somente nas dependências internas da empresa; os cabelos devem estar presos e totalmente protegidos; os colaboradores devem utilizar sapatos fechados, antiderrapantes, em boas condições de higiene e conservação.
II. O uso da luva descartável de borracha, látex ou plástico é permitido somente em procedimentos que envolvam calor, como cozimento e fritura.
III. É permitido o uso de máscara nasobucal em determinadas situações, como, por exemplo, o colaborador apresentar problemas de saúde, como gripe, para evitar a contaminação dos alimentos.
IV. Devem ser afixados cartazes sobre o procedimento correto da higienização das mãos em pias exclusivas para este fim, instaladas estrategicamente na linha de produção e, inclusive, nos lavatórios dos banheiros e vestiários.
V. A manipulação de alimentos prontos para o consumo que sofreram tratamento térmico ou que não serão submetidos a tratamento térmico, bem como a manipulação de frutas, legumes e verduras já higienizadas, deve ser realizada com as mãos previamente higienizadas, com o uso de utensílios de manipulação ou de luvas descartáveis. Estas devem ser trocadas e descartadas de quatro em quatro horas.
É correto o que se afirma em
( ) Os pátios e as vias de circulação ao redor das áreas de recebimento, pré-preparo, preparo, armazenamento e expedição de alimentos devem ser revestidos com piso liso ao trânsito sobre rodas, lavável, com intuito de auxiliar o acúmulo de líquidos e resíduos.
( ) Os ralos e as grelhas devem ser em número suficiente, de forma que seja possível o adequado escoamento de líquidos. Devem ser dotados de dispositivos resistentes que impeçam a passagem de pragas e vetores urbanos. Nas áreas internas, é obrigatória a instalação de ralos protegidos e sifonados, inclusive nas câmaras frias. Os ralos e grelhas devem ser ligados à rede de esgoto.
( ) As instalações devem ser organizadas de forma a facilitar a execução dos procedimentos operacionais, apresentar fluxos ordenados, contínuos, sem cruzamento de etapas e linhas do processo de produção, compreendendo desde o recebimento da matéria-prima até a expedição do produto acabado ou a distribuição para o consumo.
( ) As portas devem possuir acabamento liso, resistente, impermeável, de fácil limpeza e de cor clara. Devem estar ajustadas aos batentes e possuir fechamento automático. As portas com acesso direto ao meio externo devem ter mecanismos de proteção contra entrada de sujidades e animais sinantrópicos.
I. As matérias-primas, ingredientes e produtos alimentícios impróprios para o consumo, com prazos de validade vencidos, avariados, adulterados, fraudados, reprovados, devolvidos ou recolhidos do mercado, destinados à devolução ou descarte, devem ser mantidos organizados, em locais segregados, devidamente identificados, pelo menor tempo possível e protegidos de forma a impedir a atração, o acesso, o abrigo e proliferação de vetores e pragas urbanas.
II. Os alimentos, bebidas, embalagens e descartáveis devem estar dispostos em prateleiras de material liso, resistente e impermeável, com altura mínima de 25cm de distância do piso.
III. Os produtos que possam ser mantidos em suas embalagens originais após a abertura devem ser identificados com a data de abertura e nova data de validade.
IV. Quando houver necessidade de armazenar diferentes gêneros alimentícios em um mesmo equipamento, os alimentos prontos para o consumo devem estar dispostos nas prateleiras superiores; os semiprontos e pré-preparados, nas prateleiras do meio; e os produtos crus ou não higienizados, nas prateleiras inferiores, separados entre si e dos demais produtos.
É correto o que se afirma em
( ) Os alimentos resfriados e congelados deixados pelos consumidores nos caixas de pagamento de produtos devem ser recolhidos e armazenados nos equipamentos específicos, não excedendo o tempo máximo de 30 minutos.
( ) É permitida a comercialização de carne moída, desde que a moagem seja feita a pedido do comprador e com antecedência.
( ) Os alimentos preparados e prontos para consumo em distribuição ou espera que contenham carnes ou pescados crus devem ser expostos de forma a evitar a contaminação cruzada. Essas preparações devem ser mantidas em exposição por, no máximo, 2 horas a 5°C.
I. Várias dimensões do bem-estar e, portanto, da saúde são influenciadas pela alimentação. Além de prevenir ou causar doenças, a alimentação afeta a identidade, o sentimento de pertencimento social, o estado de humor, o prazer, a aptidão, a autonomia e várias outras dimensões centrais do estado de bem- estar das pessoas.
II. A primeira recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira é fazer dos alimentos a base de sua alimentação. Alimentos em grande variedade e predominantemente de origem vegetal formam uma base excelente para uma alimentação nutricionalmente equilibrada e saborosa. Variedade significa alimentos de todos os tipos.
III. A segunda recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira é que, desde que utilizados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos, óleos, gorduras, sal e açúcar, contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação, sem comprometer o seu valor nutricional.
IV. A regra de outro do Guia Alimentar para a População Brasileira é limitar a utilização de produtos alimentícios prontos para consumo, evitando-os ou consumindo-os, em pequenas quantidades, como parte de refeições com base em alimentos e preparações culinárias.
V. Os dez passos para uma alimentação saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira são fazer de alimentos a base da alimentação; usar óleos, gorduras, sal e açúcar com moderação; proibir o uso de produtos prontos para consumo; comer com regularidade e com atenção e em ambientes apropriados; comer sozinho; fazer compras de alimentos em locais que ofertem variedades de alimentos frescos – é proibido ir àqueles que só vendem produtos prontos para consumo; desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias; dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora e evitar redes de fast food; e ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
É correto o que se afirma em
( ) No Brasil, informações antropométricas são secundárias para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional que visa somente a avaliar e a monitorar o consumo alimentar das pessoas que frequentam as Unidades Básicas do Sistema Único de Saúde.
( ) Para escolha dos indicadores do estado nutricional a serem utilizados, é necessário definir a condição que se deseja investigar. Entre os adolescentes, a desnutrição e, principalmente, o baixo peso têm sido apresentados como as mais preocupantes inadequações nutricionais.
( ) O IMC para idade utilizado para os adolescentes é mais sensível à determinação da circunferência de cintura quando comparado a outras variáveis, como as dobras cutâneas, e permite diferenciar se o excesso de peso é proveniente de uma maior massa de gordura, massa magra, massa óssea ou água corporal.
( ) Quando os antropometristas têm baixa precisão e exatidão, desvios nutricionais podem ser subestimados ou superestimados, trazendo sérias consequências em níveis individual e populacional. Ao se subestimar tais déficits e excessos nutricionais, pode implicar intervenção precoce em indivíduos saudáveis, consequente sobrecarga nos sistemas de saúde e má utilização dos recursos de programas assistenciais.
I. O objetivo da avaliação do estado nutricional é exclusivamente a identificação dos pacientes com risco aumentado de apresentar complicações associadas ao estado nutricional para que possam receber terapia nutricional adequada.
II. A inspeção geral no exame físico proporciona muitas informações úteis, como sinais de depleção nutricional - perda de massa muscular nos músculos quadríceps e deltoide; a presença de edema em membros inferiores - região sacral e ascite, porém não a coloração de mucosas - palidez da anemia.
III. A idade deve ser estabelecida, pois tanto as medidas recomendadas quanto os padrões de referência são considerados com base nela. Outro fator que deve ser considerado é o gênero, pois existem diferenças expressivas entre o tamanho de homens e mulheres.
IV. Um modelo de questionário-padrão que investiga aspectos da história clínica e de exame físico denomina-se Avaliação Subjetiva Global (ASG). A ASG permite a classificação em três categorias: A = Bem nutrido; B = Grave e C = Gravemente desnutrido.
É correto o que se afirma em
I. Quando se trabalha com família, é fundamental incluir temas como relacionamento familiar, direitos sexuais e reprodutivos, vulnerabilidade social, educação, esporte, lazer, cultura, e falar o mínimo possível sobre as condições de habitação, situações de violência, uso de substâncias psicoativas, trabalho infanto-juvenil, dentre outros.
II. Na adolescência, a escola torna-se importante centro de ampliação da socialização, um espaço que possibilita o estabelecimento de uma ampla rede de relações interpessoais, proporcionando ao adolescente a expansão de sua identidade para além da família.
III. No trabalho com adolescentes, é importante que os seus conhecimentos, comportamentos, dificuldades e elementos de trocas sejam omitidos, porém é importante abordar suas motivações, espaços e posturas que facilitem a expressão de seus valores.
IV. Entende-se o meio social como espaço privilegiado do trabalho com adolescentes. Os espaços de inserção dos adolescentes são estratégicos e fundamentais para o trabalho no campo da saúde à medida que se valorizam os grupos de convivência e a expressividade do contingente de adolescentes no espaço da rua, além da comunidade.
É correto o que se afirma em
I. O condicionamento do atleta influencia a melhora do sistema cardiovascular envolvido na liberação de oxigênio, o aumento do número de mitocôndrias envolvidas na síntese de ATP e a capacidade do organismo de metabolizar a gordura.
II. Para exercícios de intensidade moderada, como a caminhada, a dança aeróbica, a ginástica, o ciclismo e a natação recreativa, três fontes de energia são utilizadas: metade provém do glicogênio muscular e a outra metade vem da gordura e fibras alimentares.
III. Em atividades de intensidade alta a moderada, como andar, praticadas por períodos maiores de tempo, há utilização da gordura, alimentado pela via anaeróbica. Isto só é possível porque a gordura é quebrada mais lentamente, fornecendo a energia necessária por um período mais longo, como é o caso da baixa intensidade a moderada.
IV. Quanto maior a duração do tempo de exercício, maior o gasto de gordura como fonte de energia. Porém, a gordura só poderá ser utilizada se houver a presença de proteína. Portanto, a proteína no sangue é necessária para todas as intensidades de atividade física.
É correto o que se afirma em
( ) Uma das vantagens do índice de nutrientes é considerar válida a avaliação global da dieta pela análise do consumo de nutrientes selecionados.
( ) Dentre as desvantagens do escore da variedade da dieta, pode-se considerar que o consumo de distintos alimentos não significa que foram consumidos itens representativos da totalidade dos grupos e que, analisando-se a dieta somente por meio do escore da variedade da dieta, podem ser obtidos resultados que não refletem a realidade.
( ) Uma das desvantagens do escore da variedade da dieta é a não consideração em suas análises da ingestão de gorduras (óleos, margarinas, patês/pastas), bebidas alcoólicas, refrigerantes, doces, chocolates, sódio e colesterol.
( ) O índice de alimentação saudável é considerado um instrumento de medida simples e sumária da qualidade da dieta que pode ser usado para monitorar as mudanças nos padrões de consumo e também é reconhecido como instrumento útil na educação nutricional e na melhoria da saúde.