Questões de Concurso Público Prefeitura de Milagres - CE 2018 para Técnico Agrícola
Foram encontradas 20 questões
Entende-se por declividade de um terreno a diferença de altura entre um ponto e outro no mesmo sentido. A medida da declividade é importante, pois, a partir dela, se conhece a distância correta entre as niveladas básicas. Para se medir a declividade do terreno, assim como a marcação das chamadas niveladas básicas, vários instrumentos podem ser utilizados. Abaixo, assinale a alternativa que corresponde ao tipo de instrumento observado na ilustração:
I – Plantas com raízes semiperenes contribuem para uma boa agregação do solo.
II – As leguminosas agem no enriquecimento do solo com nitrogênio.
III - Gramíneas de pequeno porte são eficazes para o restabelecimento da bioestrutura devido à quantidade de radicelas e às excreções de ácidos poliurônicos.
Assinale a alternativa correta:
Analise as afirmações que se referem à utilização da adubação verde:
I – Pode ser utilizada em rotação de culturas, melhorando o solo para a próxima cultura a ser plantada.
II – Pode ocorrer conjuntamente (em consórcio) com o plantio da cultura, sendo que, em seguida, há o corte e a deposição do material sobre o solo visando o fornecimento de nutrientes para esta cultura.
III – Pode ser utilizada no cultivo em faixas, com leguminosas, por exemplo, onde estas são podadas periodicamente para adubar as culturas.
Assinale a alternativa correta:
Analise as afirmativas:
I – O termo “Horizonte A” refere-se ao topo do solo, geralmente entre 20 e 50 cm, sendo a camada de máxima atividade biológica e com maior existência de matéria orgânica no solo.
II – O Horizonte B está representado na profundidade de 0,5-1,5m, recebendo a matéria lixiviada como partículas de argila e íons metálicos.
III – No Horizonte C (1-1,5m de profundidade) há pouca atividade biológica.
IV – A natureza da rocha matriz não apresenta importância para a composição do solo.
Assinale a alternativa correta:
“A água é aplicada em faixas de terrenos delimitadas por diques e o terreno é alagado uniformemente, permanecendo a água tempo suficiente para infiltrar até a profundidade explorada pelas raízes”.
O método de irrigação e o tipo de cultura aos quais se refere o texto são, respectivamente:
Analise as afirmações relacionadas à hidrologia:
I – O fenômeno pelo qual a água penetra nas camadas próximas à parte superficial do terreno e se move para baixo até atingir uma camada retentora é denominada infiltração.
II – Quando uma corrente de ar úmido horizontal passa forçosamente por uma barreira natural, como uma cadeia montanhosa, ocorre as chamadas precipitações orográficas.
III – Exutório é o ponto de entrada dos cursos de água em uma bacia hidrográfica, sendo a área de captação natural das precipitações na bacia.
IV – No ciclo hidrológico há interação entre a evaporação, precipitação, condensação, escoamento superficial, infiltração e percolação da água no solo e aquíferos.
V – O regime de curso d’água (sistema de drenagem) do tipo intermitente difere do perene por conter água durante o ano todo. No regime perene o lençol freático “desce” abaixo do leito do curso d’água, secando, principalmente na época de estiagem.
Acerca das afirmações acima, assinale a
opção correta quanto à sequência (V-Verdadeiro e F- Falso):
Sobre apicultura, analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
I – A apitoxina fica numa bolsa ligada ao ferrão na abelha africanizada (Apis mellífera). O ferrão fica preso ao corpo da vítima após a “ferroada” e a toxina continua sendo injetada, devendo o ferrão ser retirado (com auxílio de faca ou canivete, nunca com os dedos) do corpo da vítima o mais rápido possível.
II – Na criação comercial de abelhas é de costume recolher os enxames e alojá-los em caixas apropriadas chamadas colmeias. Os enxames podem estar localizados dentro de ocos de árvores, pendurados em galhos, cupinzeiros ou ainda em telhados das casas.
III – São produtos das abelhas: Geleia real, cera, mel, própolis e a apitoxina.
IV – O mel é produzido pelas abelhas que colhem e transformam o néctar nas flores, que é transferido para os alvéolos dos favos, onde o mel fica pronto para o consumo. Nesse ponto, as abelhas tampam os alvéolos com uma fina camada de cera para que o mel fique protegido até que seja usado como alimento.
V - A cor, o sabor, o aroma e a consistência
do mel variam com as floradas sazonais
das plantas e com o clima, além de outros
fatores. A forma de manipulação do mel
pelo apicultor também pode alterar as suas
características.